fbpx

Em meio a infinidade de empresas presentes no meio digital, criar uma estratégia de SEO é indispensável para se manter no topo de buscas do Google. Porém, é preciso se diferenciar com um conteúdo relevante. Também é necessário saber como continuar criativo em uma estratégia de SEO de conteúdo.

Essa estratégia precisa antes de tudo ser autoral, autêntica, criativa e otimizada para os mecanismos de busca. Ela precisa responder à dúvida do usuário e até mesmo surpreendê-lo com uma informação além do esperado. 

Uma boa estratégia de SEO precisa seguir alguns passos para dar certo: 

  • Ter um objetivo claro; 
  • Dividir esse objetivo em metas e tarefas a serem executadas;
  • Fazer um plano estratégico de SEO;
  • Acompanhar os resultados com as métricas de SEO e KPIs relacionados aos objetivos;
  • Avaliar sempre a performance do tráfego orgânico para melhorar processos e resultados, aprimorando o que deu certo e eliminando o que não deu certo.

A seguir, vamos abordar sobre o que é SEO, suas principais etapas, ferramentas e como se manter criativo durante a criação de estratégias. Continue acompanhando a leitura!

O que é uma estratégia de SEO?

Uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) bem feita é a essência do marketing de conteúdo e se baseia no conjunto de técnicas que ajudam a otimizar o conteúdo para a busca orgânica do Google. 

Apesar de haver pontos em comum, as estratégias de SEO costumam variar conforme o objetivo do negócio. Porém, independente do objetivo, toda estratégia de SEO deve seguir uma lógica que envolve: 

  • Traçar um objetivo bem definido;
  • Planejar e executar as tarefas; 
  • Mensurar e analisar os resultados.

Etapas de uma estratégia de SEO

O SEO é utilizado para alcançar um objetivo determinado, o que não significa ficar apenas na primeira posição do Google. 

O importante é realizar as otimizações para alcançar o objetivo do cliente, que pode ser ter mais acesso no site, conseguir aumentar o número de leads, aumentar as vendas, gerar mais engajamento, etc. 

Para isso, a estratégia de SEO segue uma série de etapas que vão desde analisar o mercado, verificar quem são os concorrentes e chegar até a mensuração dos resultados. 

Confira a seguir cada uma delas: 

Analise o mercado

Antes de começar a criar uma estratégia de SEO, você deve analisar o mercado relativo ao seu negócio. 

Portanto, antes de implementar uma estratégia de SEO, você precisa saber todas as informações que possam ser úteis para facilitar a elaboração da sua estratégia. E primeiro de tudo, procure responder às seguintes questões: 

  • Quem é sua persona?
  • Como ela costuma comprar?
  • Quais canais utiliza?
  • Quais os dados demográficos?
  • Como é o  processo comercial envolvido?

Analise a concorrência

Nesse estágio, é necessário acompanhar algumas métricas de SEO e indicadores importantes que mostrem como anda a concorrência e o que ela tem feito.

Por exemplo, procure analisar o CTR médio do seu mercado, se os sites analisados possuem blog e se sim, quantos por cento do tráfego orgânico têm origem a partir dele, etc. 

Crie metas de SEO

Para obter bons resultados no SEO, você precisa definir metas. Se você tiver objetivos claros, será fácil ter metas bem definidas. Incluir prazos nesses objetivos também costuma ter um efeito produtivo.

Entretanto, nem sempre é simples pensar dessa forma, pois muitas vezes as metas são grandiosas e não conseguimos alcançá-las. 

Por isso, muitas empresas trabalham com pequenos OKRs (Objectives and Key Results) que tornam a meta mais realista, como os abaixo:  

  • Aumentar o tráfego orgânico do meu site em 40% nos próximos 7 meses;
  • Melhorar  a conversão do meu canal orgânico nos próximos 5 meses.

Faça um bom planejamento de SEO

Dentro de uma empresa, o ato de planejar precisa envolver todos os setores que irão participar da estratégia. 

Dessa forma, o conhecimento sobre SEO não pode ficar restrito apenas aos profissionais de Marketing Digital. Outros setores também precisam ter entendimento dessa estratégia, como o designer e o setor de programação, por exemplo. 

Caso não haja um alinhamento com a equipe toda que esteja envolvida, os resultados podem demorar mais para aparecer.

Ferramentas importantes para SEO 

Para fazer uma boa estratégia de SEO, o analista de SEO pode contar com a ajuda de ferramentas essenciais que ajudam a otimizar o processo. Conheça algumas a seguir: 

Google Planilhas

Essa ferramenta é ótima para criar planilhas e organizar dados e informações. 

Por ser gratuita, é uma ótima opção para facilitar todo o processo de SEO na sua empresa. Com ela, pode-se criar gráficos, utilizar fórmulas, compartilhar com Excel, entre outras funcionalidades.

SEMrush

Já essa ferramenta de marketing digital  é  líder no mercado devido a sua qualidade em oferecer diversas funcionalidades. Além de gerenciar o SEO, você pode cuidar das mídias sociais, publicidades, pesquisas e obter relatórios completos. 

Em relação ao SEO, essa ferramenta permite: 

  • Pesquisar palavra-chave;
  • Fazer pesquisa orgânica;
  • Construir Link Building;
  • Fazer monitoramento de rankings;
  • Fazer auditoria de sites;
  • Obter insights sobre tráfego orgânico.

Keyword Hero

Ao contrário das outras, essa plataforma tem o diferencial de se integrar com o Google Analytics e o Google Search Console.

Essa ferramenta permite não apenas pesquisar palavras-chave, mas também analisar diversas métricas que mostram muito sobre o comportamento da persona. 

São elas: taxa de rejeição, taxa de conversões, duração das sessões, etc. E tem outras facilidades, como apresentar a atualização da SERP, ajudar na segmentação e no branding. 

Google Search Console

O Google Search Console é voltado para a análise do seu site, ajudando-o a se destacar nos resultados de pesquisa orgânica.

Ela avalia o desempenho do site nos motores de busca e informa os pontos a serem melhorados a fim de aumentar o ranqueamento. Entre esses pontos, podemos citar a verificação da URL, avaliar o tráfego e a qualidade do seu conteúdo, entre outras funcionalidades que contribuem para a análise de SEO. 

SEO Review Tools

O SEO Review Tools é uma ótima opção que oferece diversas funcionalidades e é bem prática de usar. Com ela, você poderá analisar:

  • Técnicas de SEO;
  • Autoridade do seu site;
  • Qualidade do conteúdo;
  • Redes Sociais;
  • Monitoramento da concorrência.

Google Data Studio

Essa ferramenta online e fácil de usar permite criar e compartilhar dados que ficam armazenados na nuvem. O analista de SEO pode gerar relatórios e gráficos a partir dos dados coletados. 

Esta ferramenta permite conexão ágil com diferentes fontes de informações sem precisar entender de programação.

Como continuar criativo em uma estratégia de SEO de conteúdo? Veja 6 dicas! 

Existem maneiras de manter o conteúdo criativo e, ao mesmo tempo, atualizado para os mecanismos de busca. Dessa forma, separamos 6 dicas que irão lhe ajudar a manter a criatividade sem deixar de pensar no tráfego orgânico:

1. Conte com a ajuda de especialistas para estimular a criatividade 

Se você tiver que escrever algum texto mais técnico, procure um especialista no tema para ajudar. 

Ouça o que ele tem a dizer e faça um rascunho. Depois transcreva com suas próprias palavras. 

Portanto, aproveite a oportunidade de pedir ajuda dentro da sua própria empresa. Se você tem que escrever um tema sobre TI, que tal entrevistar o desenvolvedor? 

Depois tente alinhar esse conteúdo com a palavra-chave, para que o texto fique o mais natural possível. 

Para o texto ranquear nos mecanismos de busca, você precisa de disciplina para criar uma estratégia com planejamento, boa execução e análise. 

2. Entreviste líderes em vários setores 

Ao trabalhar dentro de uma empresa, você pode aproveitar o conhecimento de diferentes líderes de setores variados e construir textos super interessantes, criativos e atrativos. 

Se você trabalha em uma empresa de marketing, pode aproveitar e entrevistar o líder de RH para falar sobre motivação no trabalho, felicidade na carreira e outros temas que também podem interessar ao seu público- alvo. 

Uma psicóloga pode falar sobre felicidade no emprego, um consultor de liderança pode falar sobre como a psicologia pode ajudar no desempenho do funcionário no local de trabalho e assim por diante.  

O mais interessante desses textos é que terão grande embasamento teórico e dicas exclusivas feitas por profissionais da área. 

Não há dúvidas de que a sua área tem líderes com muitas bagagens e que podem proporcionar bons conteúdos. Se você for um profissional de marketing dentro de uma empresa de e-commerce, por exemplo, pode entrevistar um consultor para dar 5 dicas de tendências para o setor. 

Pesquisas comprovam que artigos com feedbacks e dicas de especialistas costumam ter uma vantagem competitiva nas SERPs. Principalmente por oferecer conteúdo de qualidade, bastante informativo e didático. 

É sempre importante pensar em como a experiência do especialista que será entrevistado pode se alinhar aos interesses do seu público. A partir daí, tenha ideias para as palavras-chave de cauda longa. 

3. Crie uma conexão humanizada

Muitas vezes, os redatores e profissionais de marketing têm a tarefa de escrever sobre temas bem difíceis e a princípio difíceis de gerar engajamento. 

Dessa forma, como apresentar essa informação de uma forma criativa e ainda por cima baseada nas palavras-chave?

Os escritores precisam entender que sempre é possível encontrar uma conexão mais humana, por mais que o tema seja muito técnico. 

E a maneira mais fácil de se conectar com o leitor é gerando empatia. Então faça a pergunta: “por que o leitor pesquisaria por esse tema?”

Qualquer pessoa ao procurar um tema está procurando esse assunto dentro de um contexto maior. Ou seja, toda palavra-chave é parte de uma estratégia de marketing e de negócios mais ampla. Como criador de conteúdo, é fundamental que o redator use esses novos recursos para contar histórias mais criativas sobre o tópico em questão.

Ao escrever um tema, é preciso saber como ele pode ter impacto no mundo real e como é possível engajar o público-alvo. 

4. Utilize novos elementos

Se você está lidando com um conteúdo cuja temática é densa ou pouco atrativa, você deve abusar da criatividade adicionando elementos como podcasts, vídeos do YouTube, imagens ou gráficos. São elementos preciosos para gerar tráfego de imagens por meio das SERPs ou para ajudar na indexação do Google, que prefere imagens ou vídeo.

Existem várias formas de postagem com elementos gratuitos que permitem deixar o conteúdo mais fácil de ler e de indexar. 

Além disso, para o profissional que deseja aumentar as suas habilidades, essa é uma chance de investir em outros aspectos além da escrita.

5. Crie conteúdos diferentes de outros dos resultados de pesquisa

Lembre-se: nem todas as postagens precisam concordar com o que já aparece nas SERPS. Por exemplo, você pode escrever um determinado tema sob um viés diferenciado. 

Essa criatividade irá ajudar os conteúdos a subirem na hierarquia das SERPs, ao mesmo tempo que fornece conteúdos novos e interessantes para o seu público.

6. Interaja com seus leitores na vida real sempre que possível

Segundo relato de um profissional de marketing, após conversar com uma cliente, ele descobriu suas reais dificuldades para realizar uma estratégia de marketing efetiva. 

Logo depois da conversa, esse profissional teve uma grande facilidade em escrever um texto criativo e informativo. O tema era “Como as ferramentas gratuitas de mídias sociais podem realmente ajudar a vida real de leitores”, como a daquela leitora com a qual ele tinha conversado.

Portanto, o que queremos dizer é que é super importante você ter um feedback sobre a qualidade do seu conteúdo e buscar entender as reais necessidades dos clientes. Mas como? Faça enquetes ao final de um conteúdo. Crie um typeform. Promova um bate-papo no twitter. Envie uma pesquisa por e-mail marketing. Utilize outras estratégias para saber a opinião do seu leitor.

Chegamos ao final deste artigo! Como abordado, há muitas maneiras de criar um conteúdo criativo e informativo alinhado com uma estratégia de SEO eficaz. Procure inovar, conhecer e interagir com o seu público-alvo, entender as dores de sua persona e usar ferramentas que auxiliem na busca de estratégias mais eficazes. 

E claro, procure sempre continuar criativo nas suas estratégias de SEO de conteúdo!

Se você deseja contratar um especialista SEO para a produção de um conteúdo otimizado e criativo, entre em contato conosco e conheça mais das nossas estratégias!