+55 21 3079-7050 [email protected]

Como sempre, as SERPs (Search Engine Results Page) do Google continuam a ganhar novos recursos gradualmente e, desta vez, quem ganhou um “upgrade” (se é que podemos chamar assim) foram os vídeos em destaque nos resultados das pesquisas.

O Google já começou a exibir as pré-visualizações de vídeo em resultados de pesquisa. A reprodução automática de visualizações de vídeo está atualmente disponível apenas em desktops e em aplicações no ambiente Android. Eles serão veículados para os usuários aos poucos durante as próximas semanas. Mas o recurso multimídia já adotado pelo Facebook, Twitter e outros pode em breve ser uma característica dos resultados de pesquisa do Google para todos os usuários, como normalmente acontece com qualquer introdução de recursos deste tipo.

Estes não são os mesmos vídeos de reprodução automática que foram objeto de muita crítica no mês passado. Eles vão aparecer no lugar de imagens estáticas que geralmente seriam exibidas quando um carrossel de vídeo for exibido no topo de uma página de resultados de pesquisa.

Em um esforço para ser amigável com os usuários dependentes de franquias de dados, as visualizações de vídeo serão apenas reproduzidas quando o dispositivo utilizado estiver conectado ao Wi-Fi. Se você quiser ativar esse recurso nas redes móveis, você também poderá configurar no menu de setup do aplicativo Google Search ou do Google Chrome. Do mesmo modo, você também pode excluir esse recurso no mesmo menu de configurações.

Novo preview SERPs do GoogleVeja como ficaram os previews animados.

Por que as SERPs estão sempre mudando?

Essas mudanças fazem parte, na verdade, de um processo de evolução constante das SERPs. Aos poucos são implementadas mudanças como uma espécie de “teste” onde são postas a prova todos os prós e contras de algo diferente ao que o usuário (quem realiza uma pesquisa) já estava habituado.

Diferentes também são as intenções quando isso é feito. Quando as mudanças são realizadas, por exemplo, nos anúncios de rede de pesquisa do Google AdWords, em geral, a intenção é o aumento do CTR nestes anúncios. Consequentemente são mais cliques, o que é algo bom tanto para os anunciantes quanto para o Google, afinal uma maior receita é gerada.

Uma mudança em previews de vídeo, como neste caso, pode significar muita coisa… Desde um melhor direcionamento ao YouTube (um produto que também é do Google) até uma simples melhoria estética, afinal os previews animados além de úteis para o usuário saber no que está clicando também tornam a experiência de navegação mais rica e agradável aos olhos.

E você, o que você já reparou que mudou no último ano? Deixe seu comentário 😉

Novo preview de vídeos nas SERPs do Google
5 (100%) 1 vote