fbpx
+55 21 ‭2239-6528 contato@thundermustard.com

As técnicas de SEO (Search Optimization Engine, ou otimização para os mecanismos de busca, em português) devem estar sempre atualizadas e em constante adaptação para acompanhar as mudanças dos algoritmos do Google. Afinal, eles estão sempre mudando e não é vantajoso utilizar as mesmas estratégias todo ano em seu site. Conforme cada atualização, é necessário estudar as novas métricas e reavaliar toda a sua estratégia. A próxima atualização será no mês de maio e você precisa estar atento às dicas de SEO para 2021.

Se você não adaptar o seu site, poderá sofrer alguns prejuízos. O principal é a queda no ranqueamento. Em algumas situações mais críticas, seu site pode ser penalizado, o que pode te trazer muita “dor de cabeça”. Por isso, fique por dentro das atualizações e coloque em prática as técnicas necessárias. 

Neste artigo, você irá conferir a importância dessas práticas e as 5 dicas mais importantes de SEO para 2021. Continue acompanhando a leitura!

A importância do SEO para o seu site

Não há dúvidas de que ter o seu conteúdo no topo dos rankings é fundamental se você deseja ter um bom alcance orgânico em seu site. É por meio disso que você irá conseguir atrair e converter possíveis clientes. Pesquisas apontam que cerca de 70% a 80% dos usuários são atraídos exclusivamente com os resultados orgânicos e 28% dessas buscas acabam resultando em uma compra. 

Os anúncios pagos são importantes, mas o alcance orgânico também tem um papel poderoso em atrair novos clientes e usuários. Para isso, é imprescindível fazer um bom uso das técnicas de SEO. Elas irão te ajudar a fazer com que os seus conteúdos cheguem nas primeiras posições do Google.

Como abordamos na introdução, os algoritmos não são os mesmos para sempre. Isso ocorre porque o Google tenta cada vez mais oferecer conteúdos relevantes, além de priorizar a experiência do usuário. É por isso que ele está constantemente atualizando seus parâmetros e métricas.

Mas vale lembrar que além de pensar nos algoritmos, você também precisa identificar a sua persona, sempre analisando as preferências e comportamentos do seu público. São muitos os fatores que contribuem para um bom SEO, como backlinks, compartilhamentos em redes sociais, uso correto de palavras-chave, entre muitos outros. Todas as estratégias se baseiam em algo essencial: a qualidade da experiência que você oferece ao público do seu site. Isso é o que fará você manter um bom posicionamento.

Se você deseja alcançar resultados positivos em sua estratégia de marketing digital, esteja ligado nas mudanças deste ano. Para te ajudar nesta tarefa, listamos no próximo tópico as 5 dicas mais importantes de SEO para 2021. Continue a leitura!

As 5 dicas mais importantes de SEO para 2021

Confira agora dicas fundamentais para manter um bom SEO em sua página e continuar nas primeiras posições do Google durante o ano de 2021:

1. Otimize o seu site para Core Web Vitals

O Google irá passar por uma grande atualização em 2021 e os novos critérios adicionados para o ranqueamento de páginas são conhecidos como Core Web Vitals, ou métricas vitais da web. Eles irão medir como os usuários experimentam a velocidade, capacidade de resposta e estabilidade visual de uma página. Portanto, a sua pontuação nessas métricas irá influenciar em sua posição nos rankings. Conheça abaixo as novas métricas:

  • Largest Contentful Paint (LCP): mensura o tempo em que o conteúdo da página leva para ser carregado. O tempo deve ser de no máximo 2,5 segundos;
  • First Input Delay (FID): mensura a interação e o tempo de resposta da página com as interações do usuário. O tempo deve ser de até 100 milissegundos;
  • Cumulative Layout Shift (CLS): mensura o quanto há de estabilidade nos elementos visuais durante o carregamento da página. O tempo deve ser de até 0,1.

Essas novas diretrizes passarão a valer em maio de 2021. Por isso, você ainda tem tempo de adaptar o seu site e continuar se mantendo nas primeiras posições das buscas. Caso você ainda não esteja lá, busque uma agência especialista em SEO para te ajudar com as novas métricas. 

2. Dobre o uso dos links externos

Em suas últimas atualizações de algoritmos, o Google tem mostrado o quanto eles priorizam a autoridade de um site. As páginas que se encontram nas primeiras posições certamente costumam fazer um bom uso de link building. Os links externos são extremamente importantes, pois os algoritmos consideram relevantes um conteúdo quando ele direciona para outros conteúdos confiáveis e de qualidade. 

Quando outras páginas direcionam para o seu site, isso é visto como algo melhor ainda. Afinal, significa que você provavelmente é uma referência e que deve estar nas primeiras posições da SERP. Para entender esta métrica, basta pensar: o Google irá confiar mais quando o seu site fala sobre si mesmo ou quando outros sites falam sobre ele? É claro que como está sendo dito por outra página, isso terá mais peso na avaliação do buscador e trará resultados mais positivos.

Portanto, continue focando nesta prática e busque sempre conseguir links de sites, principalmente os autorizados. Para conseguir esses links, você pode utilizar algumas estratégias, como os guests posts. Basicamente, são artigos de convidados em seu site. Outro redator irá escrever um post em seu blog. Com isso, costuma existir uma troca entre os blogs das marcas, onde cada uma escreve um artigo para ser publicado no blog do outro. Por exemplo, você pode convidar um especialista para escrever um artigo que possui um tema de um nicho mais específico. 

3. Produza mais conteúdo e expanda o seu site

Você pode ter links, conteúdos e técnicas de SEO melhores que os seus concorrentes, mas se ele tiver muitas páginas em seu site e uma boa estratégia de links internos, ele provavelmente ganhará boas posições no ranqueamento. Isso porque se você tem um grande site focado em um tópico específico, o Google começa a te considerar como autoridade no assunto e identifica os seus conteúdos como relevantes.

Portanto, a dica é: crie sites maiores. Faça um bom mapeamento do site, com categorias bem divididas que facilitam a vida do usuário. Além disso, tenha uma boa estratégia de linkagem interna entre as páginas. 

Não podemos esquecer de algo crucial: continue produzindo muito conteúdo relevante. Afinal, não adianta ter um site grande sem conteúdos que sejam realmente de valor.

4. Foque nas métricas de experiência do usuário

Quando um usuário clica em sua página e sai imediatamente dela, isso irá aumentar a taxa de rejeição do seu site. Afinal, demonstra que ele não gostou do que viu, não ficou satisfeito ou simplesmente não encontrou o que procurava. Com isso, ele irá retornar à página do Google para encontrar outro conteúdo que atenda melhor as suas expectativas. 

Vale lembrar que o Google está atento às disputas em relação a tantas outras plataformas que também têm oferecido conteúdo de alto valor. Por isso, cada vez mais ele irá priorizar uma excelente experiência do usuário para manter o público interessado. Portanto, use as palavras-chave corretas, trabalhe na taxa de rejeição e faça com que os seus conteúdos realmente sejam respostas para o que está sendo pesquisado. Outra dica importante é: seja ágil. Se você não oferecer a resposta para o usuário o mais rápido possível, outra página irá fazer isso, garantindo as primeiras posições.

5. Retrate o seu site como autoridade

É muito importante que você fale do seu site como uma autoridade e uma marca real. Não seja apenas mais um site pequeno no meio de outros milhões de sites. Trate a sua página como um verdadeiro negócio. Mesmo que esse não seja o seu intuito principal, isso é um dos fatores que fará com que o Google considere a sua página relevante. Alguns pontos importantes são:

  • Construir uma área “Sobre” em seu site, falando sobre a marca e apresentando o time que dirige o negócio;
  • Disponibilizar diversas formas de contato, como emails, telefone, endereço e outros meios para que possam se comunicar com a marca;
  • Utilize as outras redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, etc.) e coloque elas em seu site para serem acessadas.

Chegamos ao fim das dicas e a conclusão é que você precisa entender as tendências de SEO para melhorar a sua estratégia digital no ano de 2021. Apesar dos algoritmos estarem em constante evolução e de termos focado aqui nas dicas importantes para esse ano, ainda existem algumas diretrizes importantes que não saem de moda e são sempre válidas para o seu site: conquista de backlinks, práticas de SEO on page, além dos conteúdos relevantes, que já tem sido abordado aqui com frequência. Você pode se aprofundar um pouco mais nessas práticas nesse outro artigo. 

Agora é só colocar em prática todas as dicas aqui citadas! Basta procurar ajuda de especialistas que podem te auxiliar com todas essas técnicas. Conheça nosso serviço de SEO completo, clique aqui e descubra como podemos ajudar o seu negócio a ficar nas primeiras posições do Google.