fbpx
+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Marketing de conteúdo e inbound marketing não são estratégias separadas do SEO. Na verdade, o marketing de conteúdo tornou-se parte integrante do SEO de hoje pois ele oferece alcance mais amplo e eficaz para visibilidade online e ROI real.

Por isso, as empresas simplesmente não podem ignorar o panorama geral do marketing de conteúdo e do inbound marketing, com o SEO como parte do todo, se desejam uma presença online verdadeiramente eficaz atualmente.

É claro que você deve otimizar seu conteúdo para o Google se quiser que o Google o encontre, mas isso não se trata apenas de palavras-chave – ou de SEO como um conceito único. Para todos os profissionais de marketing, o marketing de conteúdo deve ser o foco de seu investimento para exposição online pois é ele que proporcionará resultados reais.

E já que o SEO, na verdade, é uma parte desse todo, é preciso entender por qual motivo isso acontece e é sobre isso que vamos falar no post de hoje aqui do blog da Thunder Mustard!

Como começar?

A melhor maneira de começar a descobrir como o SEO é uma parte integrante do quebra-cabeça geral do marketing de conteúdo e do inbound marketing é realmente observar as definições dessas três coisas.

O inbound marketing diz respeito à criação e compartilhamento de conteúdo com o mundo. Ao criar conteúdo especificamente projetado para atrair clientes ideais, essa estratégia de marketing consegue trazer e manter pessoas realmente interessadas no seu negócio, gerando um tráfego extremamente qualificado para a sua marca.

Já o SEO significa “search engine optimization” ou “otimização para motores de busca”, em português. É o processo de obter tráfego dos resultados de pesquisa livres e orgânicas nos mecanismos de busca.

Por fim, o marketing de conteúdo é uma abordagem bem semelhante ao inbound marketing, mas talvez um pouco mais direcionada. O objetivo é a criação de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido e que venha a gerar um retorno sobre investimento para a marca.

Dessa maneira, podemos perceber que o inbound e o marketing de conteúdo são praticamente sinônimos. Eles incluem a abordagem de criar o melhor conteúdo sob medida para o seu público, de forma consistente, enquanto que o SEO é basicamente o processo de obter tráfego do Google, e nos dias de hoje, não da mais para contar apenas com o SEO nas suas estratégias de marketing.

Melhore o seu conteúdo para o Google e outras plataformas

Com o surgimento de mais plataformas sociais, tipos de conteúdo e canais e o crescimento de plataformas sociais existentes, você não pode se dar ao luxo de esquecer sua presença lá. Além disso, com o passar do tempo, o Google foi ficando cada vez mais inteligente em relação a análise da originalidade e da qualidade dos conteúdos que ele entrega como resultados das pesquisas feitas pelos usuários.

Hoje, eles usam pessoas reais para avaliar sites. Suas diretrizes de qualidade de avaliador de pesquisa, um documento de 145 páginas explicando o que seus revisores humanos procuram nos sites que o Google posteriormente classifica bem, foram lançadas em novembro de 2015.

Portanto, o jogo de algoritmos não é mais o caminho a ser percorrido atualmente se o seu objetivo é crescer na internet. O que importa mesmo é a criação de conteúdo real e relevante.

Como o Google analisa o conteúdo da perspectiva do usuário hoje, não há como errar se você seguir esta diretriz para criar um conteúdo excelente: escreva conteúdo interessante sobre o qual os leitores de destino estarão mais interessados. O Google também apreciará isso.

Logo, a criação de conteúdo, de blogs a páginas da Web e vídeos, deve ser centrada no que seu público quer e precisa se você quiser se sair bem nas SERPs. E se a utilidade, engajamento e fator de qualidade estiverem realmente presentes, o Google também irá apreciar o seu conteúdo.

Contudo, otimizar seu conteúdo com suas melhores palavras-chave, descobrir e pesquisar quais palavras-chave oferecem as melhores oportunidades e publicar conteúdo bem otimizado para os motores de busca ainda é do seu interesse.

Isso acontece porque o Google certamente aprecia sites que publicam conteúdo de fácil leitura e otimizado corretamente, uma vez que assim ele economiza tempo de rastreamento e o site é exibido de forma eficaz, pronto para ser classificado imediatamente.

Práticas de SEO fundamentais para a criação de um bom conteúdo

Realize pesquisas de palavras-chave

Ferramentas como o SEMrush e o KWFinder são muito valiosas se você quiser encontrar suas melhores oportunidades de palavras-chave, tanto para uma poderosa pesquisa global de palavras-chave quanto para uma pesquisa dentro de um nicho de mercado específico, como o objetivo de encontrar suas palavras-chave de cauda longa.

Depois de ter as ferramentas, é hora de selecionar as melhores palavras-chave para o seu negócio. Procure por números de baixa concorrência, uma presença no CPC e relevância na própria palavra-chave para o que você oferece como serviço ou produto.

Além disso, pense em cauda longa em termos de palavras-chave. Elas geralmente são mais relevantes e podem atrair mais visitantes com intenção de compra. Depois, avalie as métricas de quantidade de tráfego.

Se você tem uma palavra-chave de alto tráfego, mas que não é relevante o suficiente, ou tem muito pouca oportunidade com isso em uma alta concorrência, provavelmente você não está indo a lugar nenhum com esse termo. Por isso, é melhor que 140 pessoas visitem você por mês, em vez de 5.000, se a palavra-chave com 140 pesquisas for de pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço, pois será muito mais fácil fechar uma venda com alguém que já possui interesse na sua marca.

Otimize cada parte do seu conteúdo para os motores de busca

Cada parte do seu conteúdo precisa estar otimizada para o Google, desde o meta title até a URL da página. Não force a barra com as palavras-chave, seja criativo, utilize esses termos de forma natural e que façam sentido para o leitor que está acessando o seu conteúdo.

Lembre-se que o objetivo é tornar o conteúdo atrativo e interessante para o leitor, e uma vez que você consegue fazer isso de forma otimizada para os motores de busca também, o Google passa a olhar a sua página com muito mais carinho.

Portanto, vale a pena pensar em contratar uma agência de inbound marketing e SEO, como a Thunder Mustard, para cuidar disso tudo e te deixar despreocupado em relação à produção de conteúdo de qualidade vinculado a sua marca na internet. Entre em contato com a gente e solicite um estudo para a sua empresa. 

O seu SEO precisa de inbound e marketing de conteúdo
Avalie agora