O tom de voz da marca representa a alma do negócio. Ou seja, todo mundo tem um jeito próprio de se apresentar, seja o tom de voz, o jeito de vestir etc. Assim funciona também com as empresas. Elas possuem o tom de voz da marca ou “brand voice”.
Imagine que a sua empresa venda sandálias femininas. Quantas outras empresas também não vendem esse mesmo produto? O tom de voz da marca é o que vai diferenciar determinada empresa de sandálias femininas das suas concorrentes.
Isso envolve termos, recursos e estratégias de marketing que ajudam a representar a visão, a missão e os valores da empresa, além de torná-la mais conhecida e com autoridade no mercado, o chamado branding.
Continue a leitura e saiba tudo sobre tom de voz da marca e como defini-lo!
Para que serve o tom de voz da marca?
Como abordado na introdução, o tom de voz da marca é fundamental, pois é o canal que expressa a personalidade da marca, seu posicionamento no mercado, além de seus valores. Por exemplo, se a marca é ecológica e sustentável, ela utiliza um determinado tom de voz diferente de uma marca mais séria e empresarial.
O tom também irá nortear todas as ações de Marketing e estratégias da empresa, como conteúdo em redes sociais, imagens e anúncios na mídia, no rótulo de produtos, merchandising etc.
A importância de encontrar o tom de voz da marca
Marcas famosas como Disney, Nike, Coca-Cola possuem um tom de voz definido e único que faz com que as pessoas as identifiquem sem nenhuma dificuldade.
Isso porque a mensagem dessas empresas consegue entregar de forma clara a proposta da marca através de sua personalidade e tom de voz.
Para manter o tom de voz da marca forte, a empresa precisa manter uma consistência em seus valores e propósitos, sem mudar sua personalidade ou promover ações que contradizem a cultura da marca.
Após estabelecer esse tom, ele irá definir todos os passos da comunicação da marca, desde como se relacionar com os clientes até a uniformidade e estética do discurso.
Como começar a construir o tom de voz da sua marca?
O primeiro passo é gerar um brainstorm com os gestores, funcionários, líderes para definir qual será o tom da marca, o que irá definir seus conceitos e valores.
Lembrando que, depois da definição, todos na empresa precisarão entender esse conceito.
Um jeito criativo que ajuda a definir o tom da marca é pensar em quem ela seria se fosse uma pessoa real. Afinal, o tom se assemelha à personalidade de uma pessoa.
Por isso, muitas celebridades que fazem anúncios e representam as marcas precisam ser de acordo com os valores e propósito da organização. Inclusive, quando essa personalidade se destoa da marca, esta tende a afastar a pessoa.
3 passos simples para você definir o tom da sua marca
Confira agora 3 etapas simples para definir o tom de voz da sua marca:
Etapa 1: Analise a missão de sua empresa
A personalidade da sua marca deve refletir os valores da sua empresa. E esses valores representam a missão do negócio. Por isso, o tom da sua marca deve ir ao encontro da missão da sua empresa.
Etapa 2: Faça uma análise de todo o conteúdo da sua empresa
Todo o conteúdo presente nas redes sociais, anúncios na TV, rádio, sinalizações de lojas, vídeos, como já abordamos anteriormente, precisam estar alinhados com o tom de voz da marca. Ou seja, eles também precisam refletir seus valores e propósitos.
Veja quais as peças de comunicação mais conversam com o público-alvo e porque elas fazem tanto sucesso. Por outro lado, analise também o que pode ser aprimorado ou ajustado de acordo com o tom da marca.
Etapa 3: Pesquise o público-alvo
Se você já tem uma audiência, faça uma pesquisa para saber como ela sente a marca. Ou seja, como ela descreveria a marca se fosse uma pessoa? Peça um valor, um conceito etc.
Analise suas redes sociais, interesses e outros fatores importantes. Isso ajuda a produzir cada vez mais ações que sigam o tom da marca e que estejam alinhadas com as preferências do público-alvo do seu negócio.
Como aplicar o tom de voz da marca no Marketing digital?
Uma vez definido o tom de voz da sua marca, este precisará ser aplicado em toda a estratégia de Marketing digital da sua empresa.
Dessa forma, você irá adequar o seu produto à linguagem do seu público-alvo e persona.
Assim, toda a produção de conteúdo feita para alimentar os canais digitais da marca devem seguir esse tom de voz, a fim de seguir os valores apresentados pela empresa.
A seguir, separamos algumas dicas de como aplicar um tom de voz unificado e coerente dentro do Marketing digital:
- 1º passo: Construa a persona da sua marca (quais as suas características, idade, linguagem, objetivos, valores, classe social, etc);
- 2º passo: Identifique as redes sociais em que a empresa atua;
- 3º passo: Liste todos os tipos de conteúdo produzidos.
Os benefícios são inúmeros quando a empresa faz esse alinhamento, como:
- Desenvolvimento de conteúdo alinhados aos objetivos da empresa;
- Maior autoridade no mercado dentro daquele segmento;
- Aproximação da empresa com o seu público-alvo e persona.
Chegamos ao final deste artigo! Para continuar a aprender mais sobre como aperfeiçoar a sua estratégia digital, clique aqui e acesse nosso conteúdo sobre Inbound Marketing!