fbpx

Você sabe o que é gestão de tráfego? Para descobrir isso, é preciso primeiro saber o que é tráfego.

Basicamente, é a quantidade de pessoas que acessam o seu site ou rede social. Quanto maiores os acessos, maior é o tráfego. Com isso, mais pessoas podem te encontrar na internet.

Portanto, é uma das funções primordiais para quem trabalha com esses meios. A partir do tráfego, é possível fazer o monitoramento da concorrência, produzir novos conteúdos, estabelecer novas estratégias de marketing, etc.

A seguir, iremos abordar o que é gestão de tráfego, como ela funciona e porquê essa ferramenta é muito importante para as empresas. Continue acompanhando a leitura!

O que é gestão de tráfego?

Gestão de tráfego é a coleta de dados e informações essenciais com base no perfil de quem acessa seu site, blog ou suas redes sociais. 

Ao saber exatamente qual é o público do seu negócio e quem são as pessoas que mais acessam suas mídias sociais, é possível criar os conteúdos mais direcionados, melhorando o relacionamento e consequentemente atraindo mais leads qualificados. 

Atualmente, existem no mercado os gestores de tráfego, que são profissionais qualificados que auxiliam empresas e pessoas a melhorarem o seu engajamento no meio virtual.

Como atrair visitantes qualificados? 

O visitante qualificado se interessa mais pelo conteúdo oferecido e tem uma possibilidade maior de baixar um material, assinar uma newsletter ou fechar uma venda, por exemplo. 

Ele pode inclusive compartilhar o material em suas redes sociais por achar seu conteúdo relevante. 

Uma forma de atrair visitantes é através do SEO para tráfego orgânico ou através do tráfego pago, estratégia que pode ser feita por links patrocinados. No tráfego orgânico, há uma certa espera de resultados. Já no tráfego pago, o resultado costuma ser mais ágil. 

Existem algumas ferramentas que são utilizadas para gerar tráfego pago, como o Facebook Ads, o Instagram Ads, o Bing Ads e o Twitter Ads.

Tipos de tráfego

Existem diferentes tipos de tráfego. Mas afinal, como saber qual usar? A resposta é simples: utilize as suas métricas! No meio digital, todas as ações estratégicas precisam ser traçadas por meio de dados.  

A partir dessa análise, é possível perceber se as ações atuais precisam ser mantidas ou modificadas. 

Confira abaixo quais são os diferentes tipos de tráfego: 

1. Tráfego orgânico 

Esse tipo de tráfego é gerado sem a necessidade de pagar por impulsionamento em anúncios ou comprar lista de e-mails. 

Uma das grandes maneiras de gerar tráfego orgânico para o site é por meio do SEO (Search Engine Optimization) e com o Marketing de Conteúdo. Ambas são estratégias excelentes, mas que podem levar tempo para apresentar resultados. 

 2. Tráfego pago

O tráfego pago é gerado a partir de cliques em anúncios (links patrocinados). Ele é utilizado para conquistar mais leads com agilidade. Esses links patrocinados podem ser segmentados também de acordo com as informações fornecidas ao gerenciador de anúncios. 

Os anúncios utilizam palavras-chave específicas que foram pesquisadas para atrair o público segmentado. O pagamento só acontece se o visitante clicar no anúncio. 

Por ser um investimento alto, as empresas que ainda estão começando podem utilizar essa estratégia em alguma ação pontual, como divulgar alguma promoção, lançamento ou acelerar as vendas.

Os anúncios podem aparecer em diferentes locais, como na rede de pesquisa, na rede de display (website, página de notícias e blogs), anúncios do YouTube e de aplicativos.   

O ideal é que a empresa invista tanto em tráfego orgânico quanto no tráfego pago. Assim, ela aproveita os benefícios das duas estratégias juntas. 

3. Tráfego direto

Nesse tipo de tráfego, não há intermediário. O usuário clica direto na barra de busca (browser) o endereço do site. Ou seja, o usuário não chega ao seu site através de outro site.

A ação é feita por aqueles que já conhecem a empresa. Para chegar a esse nível, é necessário ter um público fidelizado. A dica aqui é investir altamente no branding do seu negócio.

4. Tráfego social

Como o nome já dá a entender, o tráfego social é aquele gerado a partir das redes sociais. Ou seja, são as pessoas que chegam em seu site por meio das mídias sociais.

Geralmente, esse tipo de tráfego funciona por meio da divulgação do link do seu site no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube ou outras redes. Esses links são valiosos para o algoritmo dos mecanismos de buscas.

5. Tráfego de referência

Já no tráfego de referência, a origem dos usuários são os links em outros blogs, ou sites de referência, estratégia chamada de guest post (backlinks). Essa é uma métrica importante no Marketing Digital

É uma estratégia rica para gerar autoridade para o site, pois o Google reconhece que o seu conteúdo tem valor e que o seu site é referência em um determinado tema.  

6. Tráfego de email marketing

O tráfego oriundo do e-mail marketing continua sendo a maneira mais eficiente e direta para alcançar leads que se interessam por conteúdo de qualidade. 

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais estratégias de inbound marketing. É utilizada por muitas empresas para aumentar o tráfego no blog ou site, por exemplo. 

Para aumentar o tráfego por meio do e-mail marketing, deve-se explorar o RSS para que os usuários recebam atualizações, promover os artigos em boletins, incluir botões sociais em seus e-mails para que os leitores possam compartilhar o conteúdo em seu perfil e oferecer conteúdo de qualidade para download gratuito.

Como fazer gestão de tráfego? 

É recomendado que a gestão de tráfego seja feita somente por um profissional especializado de uma agência de marketing digital

Um gestor de tráfego é responsável por coletar dados dos usuários e das plataformas mais usadas por elas para gerar insights e novas estratégias de marketing digital. 

Além disso, ele deve subir campanhas no Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads e outras plataformas, analisar os relatórios e oferecer feedbacks com análises que relatam se estratégia está dando certo ou não. 

Confira abaixo algumas dicas para fazer uma gestão de tráfego eficiente: 

Escolha o tipo de tráfego 

O primeiro passo é definir qual tipo de tráfego você irá utilizar. Isso deve ser feito de acordo com a sua persona e estratégia de marketing. 

Se você não tem muito dinheiro para investir no momento, que tal optar pelo tráfego orgânico? 

Se optar por ele, você pode criar artigos e conteúdos de qualidade para que o seu lead se interesse mais pelo seu conteúdo e decida passar para um próximo passo no funil de vendas. 

Decida qual será a plataforma de divulgação 

Existem diferentes plataformas para a divulgação da sua página, seu site, blog ou rede social.

Nessa etapa, você precisa decidir qual delas será usada para apresentar o seu negócio ou produto na rede. Com essa escolha, você irá saber onde investir seu tempo para gerar tráfego qualificado. 

Crie a sua persona 

Para atingir o verdadeiro público interessado em seu conteúdo, é preciso saber quem ele é. É aqui que entra a persona: uma representação fictícia do cliente ideal da sua empresa ou negócio. 

Para criar essa persona, você deve coletar informações das pessoas que costumam acessar o seu conteúdo, site e redes sociais. (Ex.: idade, gênero, desejos, interesses, dores, etc.).

Produza conteúdo relevante 

Seu público só irá continuar a te seguir se você oferecer algo de valor em troca. Isso inclui oferecer um conteúdo de qualidade. 

Por isso, para uma gestão de tráfego eficiente, produza textos autorais, interessantes e criativos. Busque também fazer legendas e imagens atrativas. 

O conteúdo precisa entregar informação útil e relevante para o usuário. Isso irá fazer com que ele permaneça no site e tenha vontade de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. 

Ferramentas para gestão de tráfego

Todo gestor de tráfego pago deve conhecer diferentes ferramentas e suas especificidades para alcançar melhores resultados para a empresa. 

A seguir abordaremos três ferramentas utilizadas em tráfego pago:

Google Ads

O Google Ads (antigo Google AdWords) é a plataforma de anúncios do Google que permite criar anúncios em textos, vídeos e gráficos para potenciais clientes da sua região, do seu estado ou do seu país.

O Google Ads tem a vantagem de criar métricas precisas e com alcance ilimitado, que permitem analisar o número de pessoas que visualizaram seu anúncio e até mesmo estudar o perfil do cliente que mais tem a ver com a sua campanha.

Facebook Ads

O Facebook Ads é uma ferramenta paga que permite a criação de campanhas e estratégias em diferentes formatos na rede social.  

Apesar do foco ser criar anúncios dentro do próprio Facebook, muitos usuários conseguem enviar tráfego para o seu site. 

Esses anúncios são direcionados ao público-alvo devido à coleta de informações sobre seu perfil, localização e dados demográficos.

A dinâmica é simples: depois da criação do anúncio, você define um orçamento. A seguir, você deve oferecer um lance para cada clique recebido ou para mil impressões da sua campanha.

Instagram Ads

O Instagram Ads é uma ferramenta do Instagram que permite veicular anúncios no Feed e nos Stories.

Ao criar anúncios, a empresa consegue atrair visibilidade e reconhecimento para a sua marca. Os anúncios que geram mais engajamento são os de vídeos, fotos e imagens em carrossel.

A ferramenta pode ser utilizada com diferentes objetivos, como fazer com que o usuário compre um produto, baixe um aplicativo ou apenas veja um vídeo do seu produto ou serviço. 

Quais são os benefícios da gestão de tráfego?

A gestão de tráfego é o ponto de partida para iniciar qualquer projeto no marketing digital, seja ele nas redes sociais, no site, blog ou e-commerce. 

Como vimos, esse tráfego pode ser feito de diferentes formas, separadas ou juntas, de acordo com a sua estratégia e persona. 

O objetivo principal será sempre garantir que esse tráfego alcance uma audiência ideal para comprar o seu serviço ou produto.

Veja abaixo alguns benefícios de uma gestão de tráfego bem executada:

Autoridade de marca 

Quando a sua empresa aparece entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca, isso faz com que a empresa tenha um reconhecimento maior no mercado e se torne autoridade em determinado assunto. 

Aumento do ROI (Retorno sobre o investimento)

Quando  o marketing da empresa aposta em diferentes tipos de tráfego (orgânico e pago), ele consegue obter as vantagens das diferentes estratégias: agilidade nos resultados do tráfego pago e técnicas de SEO na estratégia orgânica. Essa combinação aumenta o retorno sobre o investimento, pois é possível manter o caixa do seu negócio com um bom fluxo.

Foco na venda

A gestão de tráfego gera maior visibilidade de suas campanhas, permitindo assim um aumento da divulgação de seus produtos e serviços. 

Conteúdo direcionado 

O tráfego orgânico é uma excelente estratégia de Inbound Marketing, pois permite alimentar o topo do funil com conteúdo direcionado e de qualidade.

A produção desse conteúdo relevante para o seu público é a melhor forma de aumentar o tráfego do seu site e, muitas vezes, colocá-lo na primeira página do Google. 

Pesquisas demonstram que empresas que aplicam a estratégia de marketing de conteúdo tem em média 2,2 vezes mais visitantes em seus sites do que as que não aplicam.

A importância de contratar uma agência de marketing digital 

Se você chegou até aqui, você tem bastante interesse em contratar um gestor de tráfego. Para isso, você precisa entrar em contato com uma agência de marketing digital que tenha experiência nesse tipo de serviço. 

Os benefícios de contratar uma agência digital são inúmeros, como profissionais e serviços especializados em um só local, melhor custo-benefício, acesso a diferentes tecnologias e estratégias eficazes. 

Todos os cases de sucesso das agências passam por um processo minucioso, desde o planejamento até a execução. Cada etapa é baseada em testes, criando assim uma estratégia mais direcionada ao objetivo do cliente. 

A Thunder Mustard é uma agência de marketing digital que pode te ajudar a realizar uma gestão de tráfego eficiente. Especializada em performance, a agência já atendeu mais de 150 clientes em serviços como: SEO, Google Ads, Facebook Ads, criação de sites, gerenciamento de redes sociais e estratégias de Inbound Marketing. 

Agora que você já sabe os benefícios de contratar uma agência digital, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a alcançar um tráfego qualificado para a sua página!