+55 21 3079-7050 [email protected]

Você já deve ter parado para pensar na quantidade de conteúdo que já produziu para seu site, blog ou redes sociais e ainda no que ainda irá publicar. E, com certeza, já utilizou a estratégia de compartilhar seus próprios conteúdos, seja para renovar algum tema ou aumentar a exposição de determinado assunto. É importante que você saiba que recompartilhar o conteúdo já compartilhado não é ruim e, cada vez mais, faz parte de uma estratégia fundamental de atuação nas redes sociais. De início, podemos ressaltar que, além de ter sempre alguém que ainda não viu seu conteúdo, é muito importante construir uma base sólida de temas e que identifique sua marca/negócio.

Um dos maiores equívocos sobre o recompartilhamento é rotulá-lo como tática de spam, mas isso não é verdade, desde que esteja compartilhando de maneira responsável e saiba o que está fazendo. Falaremos adiante, de maneira detalhada, sobre como utilizar esse tipo de estratégia e ressaltamos que não é algo tão simples ou que qualquer usuário consiga fazer sem os devidos conhecimentos.

Também precisamos te contar que compartilhar de novo é bom para SEO. Isso ocorre porque, obviamente, quanto maior for o envolvimento com uma postagem, melhor o seu blog ou site aparecem para os motores de busca.

O compartilhamento responsável é uma parte importante da estratégia geral de marketing de conteúdo. Enquanto você mantiver o conteúdo atualizado, criar novos posts de qualidade regularmente, e falar com seus fãs, onde e quando eles estiverem mais ativos, as chances são de que não se deparem com a mesma postagem duas vezes. Os dados mostram que você obterá mais cliques, mais tráfego e melhores resultados de SEO.

Como o compartilhamento de compartilhamento repercute em SEO

As grandes marcas são, provavelmente, os maiores remanescentes produtores de conteúdo. O BuzzFeed é um exemplo perfeito do valor da repetição de atualizações de conteúdo, até porque não necessariamente o site precisava usar esta estratégia. Então, por que fazem? Porque obtém resultado. O compartilhamento social por si só já tem um impacto sobre SEO, mas o engajamento social é o “x” da questão. Desenvolver conteúdo de qualidade vale muito a pena, desde que você consiga engajamento sobre ele. Você aumenta suas chances de engajamento com seu conteúdo se você simplesmente aumentar a exposição dele. Isso é o que o recompartilhamento de conteúdo faz, e de maneira incrível.

marketing de conteúdo

SEOSem realizar qualquer tipo de ajustes nos conteúdos em si, o BuzzFeed fez cada uma dessas postagens  em redes sociais acima duplicar de valor. Isso pode ter ocorrido porque as pessoas que viram estas postagens na primeira vez em que foram compartilhadas não sejam as mesmas que as viram quando foram compartilhadas novamente. Porém, simplesmente compartilhar postagens sociais não é a única maneira de engajar mais seu conteúdo. Vamos falar mais detalhadamente como pequenas e grandes empresas compartilham de maneira correta e destacar algumas das melhores estratégias de conteúdo com economia de tempo que você pode implementar para a sua marca.

Passo 1: Comece na fonte: Dê um novo visual aos posts antigos

recompartilhar Para ter uma medida relativa: três meses equivalem a um ano passado na internet e o intervalo de cinco anos é basicamente outra era da internet. Porém, alguns tipos de conteúdo não perdem seu valor e audiência. Baseado nisso, podemos afirmar que escrever postagens para blog com o objetivo de torná-las “sustentáveis” ao máximo é uma das estratégias de marketing de conteúdo mais inteligentes e com maior economia de tempo. Não é necessário fazer grandes mudanças na postagem original. Com um uma revisão na forma, atualização de links ou imagens e adição de algum conteúdo mais oportuno com o tempo presente você já consegue realizar essa espécie de recauchutagem. Este processo certamente irá demandar menos tempo do que produzir um novo post do zero, e certamente será possível compartilhar e chegar ao alcance de milhares de pessoas que não tinham consumido esse conteúdo da primeira vez que foi postado. Há vários exemplos constatados sobre isso. Portanto, verifique suas métricas! Veja as postagens atemporais que tiveram melhores resultados ao longo do tempo. Quais delas obtiveram excelente tráfego orgânico? Faça uma lista, avalie os conteúdos para dar início ao processo de atualização.

Passo 2: Encontre o “ponto-chave” de compartilhamento social ao reembalar seu conteúdo

recompartilhar Alguns estudos apontam que muitos usuários de mídias sociais compartilham postagens sem mesmo clicar e ler o conteúdo em questão. Mas nem tudo está perdido ou foi feito à toa – você só precisa fazer testes até encontrar o ponto-chave, ou ponto doce, como dizem alguns profissionais, e que leva as pessoas a ler e compartilhar conteúdos. Como dissemos anteriormente, umas das maneiras de fazer isso é reembalando o conteúdo já produzido. A chamada reembalagem é melhor quando se reformula o conteúdo trazendo um novo foco.

Trabalhar posts consagrados como “best of” oferece uma folga na criação de conteúdo, enquanto ainda fornece toneladas de valor para seus fãs e leitores. Se você traz pessoas até seu site, um post do tipo “best of” incentiva os leitores a permanecerem mais tempo enquanto clicam em links em diferentes artigos que você selecionou e podem se envolver com conteúdos que talvez nunca tenham pensado em procurar separadamente.

Passo 3: Alcançando e testando diferentes públicos

recompartilhar

“E se a mesma pessoa reconhecer algo que eu já publiquei no passado? Não quero incomodar meus seguidores!”

A maioria das pessoas não veem as postagens em redes sociais em um primeiro momento. Isso não significa que você deve ser repetitivo. Provavelmente você tem mais de um tipo de leitor ou cliente e, por isso, é importante variar seu conteúdo e também variar a maneira com que vai compartilhá-lo nas redes sociais. Muitas empresas criam diferentes postagens com o mesmo foco, mas com um formato diferente com objetivo de atingir e entender os diferentes públicos. Você pode reembalar adicionando uma frase de efeito ou destacando uma estatística diferente que chame a atenção das pessoas. Pode ser tão fácil como alterar as descrições de suas postagens ou apenas usar imagens diferentes. Há tanto para testar e experimentar – todos usando a mesma publicação.

Passo 4: Automatizar, automatizar e.…automatizar

Lembre-se, seus melhores posts são apenas tão bons quanto o engajamento que recebem. Esse fato, no entanto, não significa que você precise compartilhá-los manualmente nas redes sociais dia após dia. A automatização de todo o processo de compartilhamento de conteúdo atemporal economiza toneladas de tempo, mantendo a personalidade da sua marca intacta. Ele também vai te liberar para ter interações em tempo real com seus fãs, debater novas ideias ou simplesmente salvar tempo. Porém, automação de mídia social não é um substituto para a criação consistente de novos e bons conteúdos, mas pode dar aos conteúdos “sustentáveis” existentes uma oportunidade ainda melhor para brilhar. Saiba mais sobre automatização em marketing.

Recompartilhar: Conheça 4 estratégias para renovar conteúdos que beneficiam SEO  
5 (100%) 2 votes