+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Escrever conteúdo otimizado para SEO com base na pirâmide invertida pode ser uma estratégia bastante eficiente para o seu site converter mais usuários. Dentro desse tipo de estrutura, o conteúdo do texto segue a ordem: título – lide (informações gerais) –informações específicas, e nós vamos te explicar como isso funciona na prática para trazer mais tráfego e conversões para o seu negócio.

Comece pelo título

Pensar em um título impactante para o conteúdo que você está prestes a produzir é o primeiro passo para iniciar esse processo. É preciso usar o título do texto para chamar a atenção do leitor rapidamente e despertar nele a curiosidade de clicar no link para conferir o restante do conteúdo, e sem um título que cause essa reação no usuário, essa tarefa fica muito mais difícil de ser realizada.

Vale ressaltar que o título precisa fazer sentido e estar coerente com o texto a ser apresentado pois se o usuário fica interessado em saber mais sobre o tema que está no título, ele visita o seu site de fato esperando encontrar mais informações sobre o que o atraiu para a sua página. Depois disso, é hora de trazer os dados gerais sobre o tema a ser discorrido.

Lide: como fazer?

No jornalismo, o lide é a primeira parte de uma notícia e serve para fornecer ao leitor as informações básicas sobre o conteúdo. Geralmente, esses dados são apresentados no primeiro parágrafo do texto com informações a respeito da ação, do agente, o tempo, o lugar, o modo e o motivo que levou ao acontecimento relatado.

Trazendo isso para o texto de marketing otimizado para motores de busca, que é bem diferente de uma notícia, nessa parte da produção você vai discorrer sobre as informações gerais do tema que você quer falar para continuar prendendo a atenção dele em relação ao assunto.

A título de curiosidade, o propósito do lide nos dois tipos de escrita é o mesmo: introduzir o leito no texto e captar a atenção e a curiosidade dele sobre o tema. Porém, a diferença é que no marketing, esse lide é não-factual e requer o uso de outros recursos para chamar a atenção do leitor, enquanto que no lide jornalístico, que é noticioso, normalmente isso se dá pelo interesse da pessoa de querer saber da notícia.

Os detalhes do assunto

O final da pirâmide diz respeito às informações mais aprofundadas sobre o tema abordado. Essa estrutura funciona muito bem porque na parte anterior você consegue situar o leitor quanto aos dados mais gerais do tema, garantindo uma base para que ele continue acompanhando o seu raciocínio mesmo quando ele fica mais específico e continue tendo interesse no texto.

Assim, a técnica da pirâmide invertida consegue atrair visitantes a partir de uma perspectiva mais abrangente para apresentar a ele assuntos específicos sobre algum tema que é do interesse dele e está relacionado ao negócio em questão e isso, se feito em conjunto com outras técnicas de SEO para marketing de conteúdo que nós já abordamos aqui no blog da Thunder Mustard (clique aqui para ler), tem um poder de conversão extremamente interessante.

Use essa técnica para criar um conteúdo mais rico

Produzindo um texto nesse formato, você vai conseguir fazer um conteúdo bem mais denso e que de fato vai agregar valor para o usuário e, consequentemente, fará o seu site conseguir melhores posições no Google porque o conteúdo de qualidade, junto com outros fatores de SEO, é extremamente relevante para isso.

Para conferir mais dicas sobre como o marketing de conteúdo pode melhorar as conversões e fazer o seu negócio crescer na internet, fique sempre ligado nos posts aqui do blog da Thunder Mustard!

Conheça a técnica da pirâmide invertida e veja como ela atua na produção de conteúdo
Avalie agora