+55 21 2239-6528 [email protected]

O marketing de conteúdo é uma parte extremamente importante do SEO e ele é composto por algumas estratégias. Uma delas é a autoridade e é sobre ela que falaremos nesse post. De maneira geral, a autoridade exerce um poder extremamente forte sobre todas as pessoas nos mais variados assuntos, principalmente quando envolve dinheiro. Isso é normal, pois todo mundo tende a confiar mais em quem demonstra ter autoridade sobre o que está falando do que em quem não consegue passar isso.

Quando trazemos esse conceito para o universo do marketing digital, ele se mostra ainda mais verdadeiro, pois se analisarmos o comportamento das pessoas em relação a isso, veremos que os sites e as páginas mais acessados são os que demonstram ter autoridade e por isso são usados como referência dentro daquele nicho. Porém, ter autoridade não acontece do dia para a noite, pois conforme mencionado, ela é uma estratégia e toda estratégia precisa ser pensada e construída.

Construindo autoridade online

Alguns passos precisam ser seguidos para isso ser alcançado, mas primeiramente falaremos do que é ser visto como uma autoridade na internet. Na internet, e em qualquer outro campo, o que as pessoas dizem sobre você é mais importante do que você diz sobre si mesmo. É claro que para as pessoas começarem a te usar como referência em um determinado assunto, você precisa ter um conteúdo que demonstre o motivo disso, mas de nada adianta ter um conteúdo bom se as pessoas (principalmente pessoas importantes) não falarem dele.

Dessa forma, as pessoas vão começar a ver o seu site como importante, levando o Google a ter a mesma percepção. Isso acontece porque as pessoas linkam para a sua página e o Google segue esse link para indexar e ranquear a página referente. Quanto maior a frequência de pessoas linkando para a sua página, mais bem avaliada ela será pelo Google, subindo de posições dentro desse motor de busca e aparecendo para outras como uma autoridade.

Como se tornar uma autoridade em uma área

Você já sabe que o conteúdo da sua página precisa mostrar a sua autoridade, mas como alcançar isso? Bom, a dica que a gente dá para que você consiga se tornar uma autoridade dentro do nicho que você quer competir é aprender o máximo que você pode sobre ele e compartilhar o máximo possível sobre o que você for aprendendo. Não importa se você não é um PHD naquele assunto, pois o principal é que as pessoas te vejam como uma referência nele. Para isso acontecer, as regras abaixo devem ser seguidas:

Tenha um fator diferencial

Para se tornar uma autoridade, a sua página precisa ter um diferencial que justifique isso. E quando falamos de conteúdo, é extremamente importante que ele seja único, criativo e autêntico. Priorizar isso é fundamental para que as pessoas continuem acessando a sua página e para que o Google também a veja como relevante, pois esses aspectos são tecnicamente analisados pelos robôs desse motor de busca, além do comportamento dos seus usuários.

Faça as pessoas confiarem no seu negócio

Cative o seu cliente. Lembre-se que o objetivo final é converter aquele usuário em cliente, então você precisa encontrar maneiras de cativa-lo para fazer com que ele confie no seu discurso. Procure meios de fazer com que esse usuário se sinta à vontade ao acessar a sua página e não seja bombardeado de anúncios de venda, que podem leva-lo a se sentir vendido. Para isso, você pode construir conteúdos em vídeo, em forma de tutorial, que vão trazer algo de novo para esse usuário, mostrando que fazer negócio com você vai ser ótimo para ele.

Essa estratégia é muito útil no que diz respeito a geração de tráfego para a sua página, além de construir a confiança, que é extremamente importante para que o seu negócio traga um retorno positivo para você.

Elabore um conteúdo fundamental de qualidade

O conteúdo fundamental (em inglês, chamado de cornerstone content) é o conteúdo da página que é destinado a explicar para os usuários tudo o que eles precisam saber sobre o seu site, como usá-lo e por qual razão negociar com você é algo bom para ele. Porém, para conseguir atrair tráfego, é extremamente importante que esse conteúdo seja novo, atualizado, criativo e irreverente, além de estratégico para o seu negócio.

Tenha títulos criativos

uma imagem sobre criatividadeConstruir autoridade na internet requer que você consiga constantemente atrair a atenção dos usuários, e o que mais chama a atenção das pessoas quando falamos de conteúdo escrito? O título, é claro!  É o título que vai atrair o usuário para que ele continue lendo o que você tem a dizer, ou seja, o acesso ao seu site depende muito do título que você dá para um determinado conteúdo, então é fundamental pensar na importância do título do seu conteúdo para o tráfego que você quer gerar na sua página.

Além disso, também é importante que você crie artifícios dentro do texto que façam com que o usuário permaneça engajado com o conteúdo. Esse “gancho” pode ser qualquer coisa que você ache que vai conseguir surtir tal efeito, desde analogias que tenham a ver com o assunto, até referências histórias e ícones da cultura pop, ou seja, qualquer coisa que intrigue o seu público ao acessar a sua página e o leve a pensar que vale a pena divulga-la para o resto do mundo.

Faça amigos influentes

A internet é uma rede de pessoas conectadas e dentro dessa rede há pessoas extremamente importantes e influentes em diversos nichos e áreas que são vistas como referências para muitas outras, então ter alguém assim falando sobre o seu produto ou mencionando a sua página ajudam na construção da autoridade dela, pois o que falam de você é mais importante do que o que você mesmo fala. Dois meios muito bons para a divulgação do seu produto através de pessoas influentes são o Twitter e o Facebook, pois são redes sociais que contam com seguidores que interagem diretamente com o conteúdo postado, ou seja, se essas pessoas divulgarem o seu produto em suas redes sociais, por exemplo, a tendência é que os seguidores dela passem a te ver como uma autoridade, consolidando ainda mais a sua marca no mercado.

Não deixe de investir em SEOuma imagem sobre SEO

Como explicamos no post anterior, marketing de conteúdo e SEO são coisas se complementam e devem trabalhar em conjunto se você quiser ter um site de qualidade, com autoridade e que chegue até o seu público-alvo. Então, é claro que além de pensar todas essas etapas do marketing de conteúdo, é necessário utilizar as estratégias de SEO na sua página para que ela também seja amigável para os robôs dos motores de busca e assim consiga ranquear bem dentro deles.

No caso do Google, que é o motor de busca mais relevante, ele fornece orientações em termos de SEO que ele espera que as páginas sigam para ranquear melhor dentro dele, então de fato o SEO precisa estar presente no seu site para que você seja relevante para o Google.

Construa uma URL amigável para os motores de busca

Ter uma URL amigável também é um fator bem importante para o seu sucesso dentro dos motores de busca, pois se a URL da sua página for mal construída, você ainda vai perder cliques para outros sites que construíram o seu link de forma amigável para o motor de busca onde você quer aparecer, independentemente de você ter seguido todos os outros passos da melhor maneira possível, então nunca esqueça de que esse fator também é crucial para que você consiga ranquear melhor.

O design da página também é importante

Assim como em outras áreas da vida, a aparência importa, e isso não é diferente para uma página na internet, então não seja descuidado com o design do seu site, pois isso também ajuda na construção da autoridade. Nunca esqueça que você precisa oferecer a melhor experiência possível para o usuário, e fatores como um layout clean, intuitivo, com alternância nas cores e um carregamento rápido do conteúdo ajudam bastante nisso. Vale ressaltar que hoje em dia o design precisa ter a capacidade de se ajustar aos mais diversos dispositivos, desde o computador até o celular, então tudo precisa ser adaptável para esses outros aparelhos, além de ser intuitivo para o usuário.

Um panorama geral

Esses são os fatores essenciais para que você construa autoridade na internet e consiga convencer o usuário de que você é relevante para o que ele procura, mas como você deve ter percebido ao longo desse artigo, por mais que a gente tente separar as estratégias de marketing de conteúdo das estratégias de SEO, elas se entrelaçam e são fundamentais tanto para a construção da autoridade do site, quanto para o posicionamento dele nos motores de busca.

 

Uma estratégia de marketing de conteúdo que funciona
Avalie agora