fbpx
+55 21 99895-5298 contato@thundermustard.com

SEO, ou search engine optimization é um conceito muito importante para um dono de blog de receitas ou comidas entender. Muitas pessoas sabem um conceito básico e estão tentando colocar ideias em prática, mas é difícil encontrar dicas e ideias realmente relevantes que ajudem o crescimento do trafego orgânico do site. Hoje vou colocar aqui uma dica muito importante que pode funcionar especificamente para blogs de comida, apesar que o conceito possa também ser usado para outros tipos de blogs.

Esse gráfico abaixo mostra um blog de comidas depois de adotar essa ideia por volta de agosto de 2013. Desde então seu tráfego orgânico vem crescendo.

Organic_Search_Traffic

O efeito direto de alguma mudança de estratégia de SEO é difícil mensurar, mas tenho certeza que se você aplicar essa dica o resultado vai vir, mesmo que em médio ou longo prazo.

Ponto de partida

Primeiro quero deixar meu ponto de que a grande maioria dos donos de blog podem estar olhando para algo como um problema como na verdade esta de cara com uma oportunidade. Isso parece estranho, mas vou explicar melhor.

Todos sabem que na indústria da música, com a chegada do Napster, as gravadoras de CDs começaram a ficar loucas pois “as pessoas estão ilegalmente baixando as musicas para os dispositivos digitais delas” e com essa visão, no foco na parte ilegal elas travaram uma disputa judicial e uma tentativa forçada de manter os CDs para o público e não viram uma tendência aparentemente óbvia.

Quam consegui enxergar o seguinte: “as pessoas estão ilegalmente baixando as musicas para os dispositivos digitais delas” conseguiu aproveitar e ganhar muito dinheiro.

Como isso é aplicado no blog de comida e receitas

Eu vejo com frequência que donos de blogs de comida ficam frustrados pois outras pessoas estao usando suas fotos ou receitas sem suas permissões. Esse sentimento é muito parecido com o que as grandes gravadoras começaram a sentir quando os usuários passaram a parar de comprar CDs e pode ser resumido em raiva, frustração e vontade de vingança.

Mas, assim como na indústria da música, podemos tentar ver oportunidade nessa tendência?

Veja bem a diferença de “as pessoas estão compartilhando minhas fotos e receitas sem a minha permissão” de “as pessoas estão compartilhando minhas fotos e receitas sem a minha permissão”

O compartilhamento é uma das coisas mais valiosas que a internet pode proporcionar, mas mesmo assim muitos blogs vão continuar tentando proibir outros sites de copiar e compartilhar a receita deles.

No final das contas, você pode acabar perdendo um tempo tentando fazer com que o outro site retire o seu conteúdo ou então perder mais tempo ainda entrando com um processo legal contra o dono do outro site…

O desafio agora, depois de mudar o foco para a segunda frase é ver como conseguir se beneficiar desses compartilhamentos para ajudar o seu blog! Vamos então ao SEO.

A dica de SEO para seu blog de comida

A dica que eu tenho é que você aproveite esses compartilhamentos naturais existentes para melhorar os fatores que chamamos de Off-page do seu site. Esses fatores, além de todos aqueles On-page que você tem a capacidade de mudar no seu site, podem impactar muito a aparição do seu blog nos resultados de pesquisa.

O principal fator de um SEO Off-page hoje ainda é o linkbuilding, ou a criação de links que apontam para seu site e demonstram uma credibilidade para o Google poder colocar seu site nas primeiras posições.

A estratégia principal é que, se uma pessoa pegou uma foto do seu blog, pelo menos aproveita para que ela possa apontar um link para seu blog. Assim você começa a aumentar sua confiança aos olhos do Google.

Segundo a Moz, você pode conseguir os links de 3 maneiras diferentes:

  1. Links naturais – Pessoas naturalmente linkando para o seu blog
  2. Linkbuilding por comunicação – Pedir links para pessoas que tenham outros sites.
  3. Criação de links – Não editoriais – Postar em forums, livros de visitas e outros sites que aceitem comentários é uma forma de construir uma quantidade maior de links, que mesmo com menor impacto pode ajudar no ranking do seu site.

Para quem tem um blog de comida que as pessoas estão “roubando” conteúdo, você fica entre o 1 e o 2, já que as pessoas estão falando sobre um conteúdo seu, mas você precisa pedir para elas colocarem um link para o site.

Como descobrir blog que estão compartilhando suas fotos

A maneira mais fácil é fazer um busca no Google por imagem. Você pode utilizar sua imagem para ver se alguém já compartilhou ela alguma vez e descobrir quem é que esta pegando seu conteúdo! Veja no vídeo:

Em alguns segundos você consegue uma lista de sites que podem estar usando a sua imagem, e existem maneiras de facilitar isso. Você pode usar a Extensão do Search by image do Chrome ou o Add-on do Search by image do Firefox.

Pedindo os links

Agora que você possui uma lista dos sites que estão usando seu conteúdo é hora de pedir os links que seu blog tanto merece. Algumas dicas:

  • Seja amigável
  • De um exemplo – faça uma carta como esta:

“Olá,

Eu notei que você compartilhou uma imagem do [Nome do seu Blog] no seu site [endereço do site]. Ficamos muito contentes que você gostou da foto. No entanto, nós não autorizamos a republicação de fotos sem um envio de link de volta para o post original.

Nós pedimos apenas 2 links pelo crédito como fonte da imagem:

  • Um link para a página inicial do [Nome do seu blog]
  • Um link para o post [post que foi copiada a imagem]

Muito obrigado…”

Se o site não tiver um formulário de contato ou você estiver com dificuldade de conseguir encontrar um e-mail para enviar, procure no http://whois.net ou em mídias sociais como no Facebook. Em casos extremos você pode entrar em contato com o site de hospedagem para avisar uma violação ou então abrir um chamado educadamente no DMCA requests.

Conclusão

Negócios online gastam muito dinheiro tentando fazer com que outros sites mandem links para a página principal ou alguma que queria aparecer nos rankings de pesquisa e com um blog de comida não é diferente e pode ser feito de maneira até mais simples. Por fim, tente aproveitar essa oportunidade de melhorar o SEO do seu site e troque a ideia de tentar segurar as informações, isso pode acabar dando um trabalho sem retorno na internet.

Boa sorte e espero que aproveite para incrementar o SEO do seu blog de comida!

Veja mais em SEO Rio de Janeiro