+55 21 2239-6528 [email protected]

Se você nunca ouviu esse termo antes, você deve estar se perguntando: o que significa coworking?

Bom, de maneira bem objetiva, Coworking é um tipo de trabalho no qual diversas pessoas de diversas áreas diferentes dividem o mesmo ambiente, que geralmente é local que oferece toda a estrutura e recursos necessários para que outras empresas e profissionais trabalhem e desenvolvam seu negócios e projetos coabitando o mesmo lugar, com fins comerciais ou não, ou seja, o espaço coworking é uma nova maneira de pensar o ambiente de trabalho como conhecemos tradicionalmente.

Dentre os recursos e estrutura que os escritórios de coworking costumam oferecer, podemos destacar: internet de alta velocidade, salas de reunião, localização de destaque, segurança, recepcionista bilíngue, lanchonete ou copa (que oferece água e café à vontade), ambiente sofisticado e design corporativo, lounge, banheiros, entre outras coisas, além da manutenção desses serviços.

Por conta dessa proposta de ser um grande escritório compartilhado, os coworkings são também locais de muito networking entre profissionais e empresas das mais variadas áreas de atuação, que valorizam essa troca de experiências para aumentar suas redes de contatos e torna-las cada vez mais fortes.

Coworking: como funciona?

Normalmente, os Coworkings oferecem diferentes tipos de planos, que podem ser baseados nas horas de utilização ou podem ser fixos, cobrados mensalmente pela quantidade de pessoas. Isso faz com que o custo de um espaço coworking seja bastante inferior ao aluguel de um escritório, por exemplo, uma vez que você vai contar com toda a estrutura de manutenção, limpeza e outros serviços já incluída no valor do pacote.

Por essa razão, os Coworkings têm sido a alternativa mais viável para pequenas empresas ou profissionais autônomos terem um espaço altamente estruturado e bem localizado para receber clientes (ou potenciais clientes), fazer reuniões e levarem uma rotina de trabalho mais dinâmica por um preço bem mais acessível em um local inspirador e repleto de gente criativa, focada e inovadora.

Além disso, especialmente para quem está começando um negócio, ter um espaço comercial com essas vantagens ajuda na construção da credibilidade do seu negócio perante os seus clientes e até mesmo perante a concorrência do seu setor.

Entretanto, não só as pequenas empresas e os profissionais independentes que veem nos Coworkings uma grande oportunidade. Empresas de grande porte também estão mudando a maneira de enxergar como um ambiente de trabalho pode ser para conseguir extrair o que há de melhor, em termos de produtividade, de cada profissional.

Esse aumento na procura por mais espaços colaborativos compartilhados fez com que esse mercado crescesse bastante nos últimos anos. De acordo com o Censo Coworking Brasil 2018, existem 1194 espaços de coworking conhecidos no nosso país. Em 2017, esse número era de 810, ou seja, tivemos um aumento de 48% no surgimento de novos coworkings em apenas 1 ano.

Coworkings no Brasil

Ainda de acordo com o Censo Coworking Brasil 2018, as empresas de coworking (das menores até as gigantes do cenário mundial) estão presentem em 26 estados e 169 municípios brasileiros. Por isso, é possível encontrar coworkings dos mais variados perfis e tamanhos para escolher qual a melhor alternativa para você ou para a sua empresa.

As pequenas empresas que estão aparecendo com essa procura focam em oferecer uma estrutura compartilhada para empreendimentos menores, muitas vezes locais e que também estão começando, enquanto que as grandes empresas desse mercado focam em oferecer serviços cada vez mais exclusivos e consolidar a sua marca de maneira ampla e padronizada, como é o caso da gigante americana WeWork.

Conheça mais sobre o WeWork

O WeWork é uma empresa americana fundada no ano de 2010, sediada em Nova York, que fornece espaços de trabalho compartilhados (coworkings) e serviços para empreendedores, freelancers, startups, pequenas e grandes empresas. Atualmente, a WeWork está presente em 23 países, incluindo o Brasil, e conta com mais de cinco mil funcionários espalhados ao redor do mundo.

Nesses oito anos de existência, o WeWork conseguiu redefinir com maestria a experiência de trabalho para os profissionais que utilizam do espaço e dos recursos desse coworking, que é padronizado em todos os lugares onde está presente e conta com equipes de especialistas em design, construção, arquitetura e operações para criar esses ambientes focados no aumento da produtividade, estímulo a inovação e incentivo a colaboração, sendo assim o local apropriado para qualquer tipo de trabalho e empresa.

Planos

O WeWork oferece planos e pacotes que atendem todos os tipos de empresas, desde hot desks para apenas um funcionário (ou freelancer) e escritórios privativos para startups e pequenas empresas até projetos personalizados de um edifício inteiro para grandes empresas.

Esses planos são fornecidos de maneira mensal para que o profissional ou a empresa tenha flexibilidade de migrar de plano ou de escritório quando quiser, sem perder a estabilidade que o WeWork oferece. Além disso, quem faz parte do WeWork pode utilizar os espaços do coworking em qualquer lugar do mundo, o que garante ainda mais flexibilidade e conforto para o profissional poder trabalhar com a mesma estrutura do seu escritório original e o acesso aos edifícios do WeWork é garantido 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Serviços incluídos

Os coworkings em geral são conhecidos por fornecerem inúmeros serviços que facilitam a vida das pessoas que utilizam daquele espaço para trabalhar, mas o WeWork vai além do básico. Confira os serviços que você encontra em qualquer WeWork do mundo:

  • Internet superrápida
  • Impressoras empresariais
  • Áreas comuns únicas
  • Bicicletário
  • Cafés especiais
  • Serviço de Recepção
  • Cabines telefônicas privadas
  • Administradores da Comunidade
  • Limpeza diária
  • Craft on Draft
  • Água saborizada
  • Materiais de escritório
  • Eventos sociais e profissionais
  • Serviço postal e de manuseio de encomendas

Alguns dos edifícios do WeWork são pet friendly, ou seja, você pode levar seu animal de estimação para o trabalho. No WeWork, as pessoas são realmente valorizadas e o ambiente é feito para que elas consigam trabalhar e produzir da maneira mais agradável possível e é essa preocupação com as pessoas que faz do WeWork um dos maiores e melhores coworkings do mundo! Repense a sua maneira de trabalhar e escolha o WeWork para mudar essa perspectiva.

Saiba tudo sobre Coworking para você ou sua empresa
5 (100%) 3 votes