+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

É importante pensar nessas frentes de atuação de maneira separada quando falamos de marketing de conteúdo porque cada uma delas tem um objetivo e um tipo de escrita diferente, ou seja, se você tentar usar um mesmo título e conteúdo para todos esses lugares sem fazer uma análise crítica e distinta desses canais, a probabilidade de que você não consiga alcançar a sua meta em relação a conversões é muito alta.

Antes de mais nada, é fundamental e necessário entender mais ou menos como funciona cada uma dessas frentes. Em termos de SEO, o propósito é se classificar bem nos motores de busca para ganhar uma alta taxa de cliques e conseguir alcançar e atrair a maior quantidade de visitantes possível provenientes dos resultados das pesquisas feitas por eles nos buscadores.

Porém, as mídias sociais funcionam de uma maneira bastante diferente. O objetivo passa a ser outro: aumentar o engajamento do usuário com a sua marca. Mesmo que o visitante não leia todo o seu conteúdo, o propósito é fazer com que ele compartilhe, comente, retwite e curta o que você está produzindo.

Já em relação ao site, o objetivo é direcionar os visitantes certos, que vão acessar o conteúdo de maneira recorrente e possivelmente vão virar conversão para o seu negócio. Por isso, é importante ser claro e honesto, procurando de todas as formas entregar o que é prometido para manter uma reputação da sua marca no mercado e a satisfação desses usuários pois dessa maneira você cria uma relação de confiança com ele.

Principais conflitos entre as propostas

Sabendo disso, você já deve imaginar que um conteúdo produzido apenas com foco em SEO não vai ter tanta relevância nas mídias sociais porque o tipo de linguagem é diferente.

As palavras-chave são um bom exemplo disso. Enquanto que em uma estratégia de SEO elas são fundamentais, para um conteúdo focado em mídias sociais elas acabam sendo muito densas e desinteressantes, o que atrapalha o seu desempenho e os seus resultados em termos de engajamento com o visitando que usa as mídias sociais como canal de interação com a sua marca.

Em termos de mídias sociais, é muito mais interessante criar um mistério em torno do conteúdo sem entregar logo de cara o ponto principal do texto. Porém, se pensarmos no site, essa estratégia não vai funcionar porque você precisa ser direto com o seu visitante para que ele saiba exatamente o que esperar da sua página.

E como resolvemos esses conflitos?

Separamos alguns passos para que você possa seguir a fim de solucionar esse tipo de problema em relação aos títulos e conteúdo dos seus posts. Confira a seguir:

Primeiro passo – determine quem é seu público principal, suas metas e a prioridade de cada um desses canais para o seu perfil de negócios.

Segundo passo – quando os elementos não conflitarem entre si, priorize a otimização para o canal mais exigente.

Terceiro passo – crie primeiro o título mais simples e objetivo.

Quarto passo – depois, crie um título dentro do que é utilizado para as mídias sociais, sem levar outro aspecto em consideração.

Quinto passo – junte os dois passos anteriores e adicione alguma palavra-chave crítica. Unificando as três frentes da maneira certa, priorizando o seu objetivo principal, você vai conseguir criar um título eficiente para os três canais.

Portanto, esse processo de escrever títulos (e conteúdo) para atender a essas várias prioridades diferentes, às vezes conflitantes, é totalmente possível com quase tudo o que você vai fazer para SEO, para mídias sociais e para a experiência do usuário ao visitar o seu site e social e para os visitantes do seu site.

Utilize isso a seu favor para conseguir alcançar melhores resultados em todos os canais de comunicação nos quais você atua.

Saiba como fazer títulos e conteúdo funcionais para SEO, mídias sociais e para o seu site
Avalie agora