fbpx

Quando se fala em SEO on-page, na maioria das vezes a associação feita é meramente com a otimização das tags, URLs, número de vezes em que a keyword foi repetida no texto, etc. Porém, o que muitas vezes não é pensado é em como incluir outras keywords relacionadas semânticamente com a keyword alvo e como ter um conteúdo relacionado de maneira ampla ao tópico ao qual pertence a sua keyword pode melhorar em larga escala as suas chances de rankear.

Desde as últimas atualizações no algoritimo, o google vem buscando cada vez mais privilegiar sites de autoridade, ou seja, sites que possuam conteúdo de qualidade e cubram todos – ou pelo menos o máximo possível – os subtópico dentro daquele nicho determinado do site.

Autoridade SEO

Por isso é extremamente importante que você busque ter conteúdo amplo, cobrindo também tópicos relacionados aos seus e se utilizando de keywords que sejam semânticamente relacionadas as suas e, pela lógica, muito provavelmente serão utilizadas sempre que se estiver falando daquele nicho ao qual a keyword pertence. Na prática, isso será feito de duas forma

 

.Analisando Keywords, frases e palavras em geral  que são utilizadas o maior número de vezes no maior número de sites que possuam o mesmo nicho e keyword alvo que o seu.

. Analisando Keywords, frases e palavras em geral  que são utilizadas com maior frequência pelas páginas que estão rankeando para a sua keyword alvo.

 

A partir do momento em que você já fez a sua keyword ressearch e já tem a sua keyword alvo, para a qual você vai tentar rankear, pode começar esse processo para determinar como será escrito o conteúdo. Isso é importante porque muitas vezes o google pode considerar a sua página menos relevante para a keyword alvo quando ela não possui palavras, outras keywords e frases que são usados por quase todos os outros sites que também tem a o mesmo nicho, incluindo em grande parte das vezes sites que já estão rankeando e que portanto recebram a “chancela” do google como sendo sites de autoridade naquele nicho.

Então você deve primeiro achar quais são as keywords e palavras mais utilizadas dentro dos primeiros 10 resultados, ou mesmo em alguns casos dentro dos primeiros 20 resultados que rankeam no google. Além disso, é importante também fazer um levantamento de quais as frases, keywords e palavras mais utilizadas no universo de sites indexados pelo google dentro do seu nicho. É claro que não precisa necessariamente ser uma varredura de todo e qualquer site indexado nessas condições, mas você deve ter uma boa amostra para poder tirar conclusões que tenham um mínimo de significado estatístico.

Vamos dizer que você esteja, por exemplo, tentando rankear para o termo “florestas tropicais”. Você então inicia essa pesquisa e descobre que o termo “florestas temperadas”, um dos quais você pensou como possível relacionado, é na verdade muito pouco popular e pouco utilizado tanto nos sites ao redor da Internet como também nos sites que estão rankeando bem no google. Então, será que você deveria utilizar essa palavra chave no seu conteúdo? Isso irá depender, como não é uma palavra comum no seu nicho, o efeito em termos de SEO será irrelevante, e muito provavelmente só valerá a pena caso seja com o objetivo de aumentar a clareza do seu texto e sua qualidade.

Por outro lado, através da mesma pesquisa, você pode descobrir que muitas das páginas que falam sobre florestas tropicais, também falam, ou pelo menos citam no texto, sobre a floresta amzônica, incluindo nesse âmbito uma boa parte das páginas que já estão rankeando. Nesse caso, seria muito útil que o seu conteúdo, o qual você almeja rankear para a pesquisa “florestas tropicais”, contenha também a palavra “Floresta Amazônica”, pois desse modo irá obter um maior grau de autoridade perante o google, pois é mais natural, já que você esta utilizando a mesma “língua” normalmente utilizada naquele nicho.

Agora chegamos ao ponto de como ter ideias de palavras e chaves que possam potencialmente ser utilizadas com frequência em um determinado nicho.

 

Faça conexões semânticas entre as suas keywords e escreva também sobre tópicos relacionados

 

              Aqui você irá fazer basicamente um brainstorm. Pense em quais podem ser os tópicos e conceitos relacionados ao seu nicho que o google pode desejar que você cubra para poder considerar o seu site como sendo um site de autoridade naquele nicho. No exemplo que demos, poderiam ser coisas como ecossistemas, biomas, chuvas, etc. Poderiam também ser marcas naturalmente associadas aquele nicho, como o National Geographic por exemplo.

A partir daí, você deve começar a colher os dados. Quais daquelas palavras chaves, frases, conceitos efetivamente são repetidos entre outros sites do seu nicho e, principalmente, quais são repetidos com maior frequência entre os sites que rankeam para a sua keyword alvo? Utilizar essas palvras no conteúdo da página que você pretende rankear pode potencializar em larga escala suas chances de rankear mais rápido para aquele termo.

 

Use esse exercício para tornar mais completa a sua Keyword Ressearch       

              Outra utilização interessante para esse método é no que diz respeito a sua keyword ressearch. Ao invés de utilizar somente o google keyword tool para suas ideias de palavras chave, o que não é o modo mais eficiente, como já falamos aqui, você pode utilizar esse mesmo processo apresentado aqui para encontrar potenciais keywords para as quais talvez também vallha a pena tentar rankear.

Obviamente, a decisão de tentar rankear também para essas outras keywords vai depender de diversos fatores, como o potencial lucrativo, a competitividade para rankear, o volume de pesquisas, etc. Entretanto, você já irá possuir um leque muito mais amplo para decidir que poderá lhe render muitas vezes keywords muito mais interessantes do que as que seriam obtidas pelo meio tradicional.

Saiba mais: SEO RJ