fbpx
+55 21 99895-5298 contato@thundermustard.com

O ambiente virtual e a importância dele no dia a dia das pessoas mudou e, consequentemente, isso também mudou para as marcas que querem se tornar mais “sociais”. Há pouco tempo, bastava ter uma rede social e programar algumas postagens para que as empresas pudessem ser consideradas atuantes nesse meio, mas hoje em dia isso é bem diferente.

A nova tecnologia catapultou as empresas para o próximo nível de engajamento de mídia social, fornecendo insights sobre os montes de dados sendo produzidos nas mídias sociais a cada minuto, e por isso as ferramentas de monitoramento de mídia social hoje podem ajudá-lo, mas como?

Com esses dados, entre outras coisas, você pode:

  • Conhecer o seu público e entender as dores e necessidades dele para soluciona-las com o seu produto;
  • Monitorar as menções feitas à sua marca nas redes sociais (e na internet, de maneira geral) e criar ações e estratégias com base nisso;
  • Identificar e fazer contato com influenciadores importantes e que tenham a ver com a sua marca para utiliza-los na hora de se comunicar com o seu público-alvo;
  • Encontrar clientes em potencial e segmentar o que eles estão procurando;
  • Monitorar seus concorrentes para identificar oportunidades de mercado que eles não estão aproveitando.
  • Gerenciar melhor as crises e as relações públicas.

Estes são apenas alguns exemplos de como você pode ser criativo com os dados que as ferramentas de mídia social podem oferecer. Dentre essas ferramentas, falaremos um pouco sobre algumas que consideramos bastante importantes e eficientes no fornecimento de dados para a marca poder utilizar em prol de melhorar suas ações na internet.

Awario

Essa ferramenta é bem popular de mídia social para indivíduos e empresas. Conta com recursos básicos e abrange as principais plataformas de mídia social, incluindo editores de notícias e blogs. Dentre seus recursos, podemos destacar: análise e relatórios precisos, prospecção potente de vendas e leads.

O recurso Leads é uma ferramenta realmente única; ajuda você a identificar leads potenciais nas mídias sociais quando as pessoas estão pedindo recomendações, por exemplo. Ele também permite que você acompanhe os concorrentes e seus públicos para ver quem pode estar insatisfeito com eles de alguma forma, para que você possa continuar de onde a concorrêcia parou.

Além disso, o Awario oferece análises avançadas para cada projeto que você configura. No painel e nos relatórios, você pode acompanhar aspectos como o crescimento no número de menções, alcance, menções por país, língua e fonte, sentimento e principais influenciadores, ou seja, você tem uma ferramenta que atende as necessidades básicas de qualquer marca que quer atuar na internet de maneira eficiente.

Talkwalker

O Talkwalker é a plataforma ideal para grandes marcas e agências, sendo uma ótima opção se você não estiver procurando por um feed diário de menções, mas se estiver interessado nas análises e tendências por trás das conversas em seu setor, pois a sua análise social é seu recurso mais poderoso.

Desde o acompanhamento do desempenho da campanha até o benchmarking competitivo, a análise do Talkwalker acompanha o conteúdo on-line, social, impresso e até de TV e rádio em 187 idiomas, voltando dois anos em dados históricos. Seus três principais recursos são: insights demográficos criteriosos, identificação de temas de conteúdo e a cobertura expansiva da mídia social.

O recurso de demografia do Talkwalker apresenta dados sobre seu público-alvo por idade, ocupação, interesses e muito mais. Já a identificação de temas permite que você descubra visualmente os temas populares, como hashtags, emoticons, informações demográficas, opinião e assim por diante, enquanto que a cobertura de mídia social é extremamente abrangente porque inclui as principais plataformas e sites de nicho como Flickr, Foursquare, Soundcloud Twitch, Pinterest e outros sites de mídia social locais.

Brandwatch

O Brandwatch é uma poderosa plataforma analítica de escuta social que é ideal para analistas de marketing de grandes marcas e agências. Entre alguns recursos interessantes que a Brandwatch oferece, podemos citar: insights profundos do público, Analytics poderoso e uma bela visualização de dados.

O primeiro recurso possivelmente é o mais poderoso dessa lista. De maneira resumida, ele permite encontrar e analisar os públicos mais importantes para sua marca. Você pode identificá-los pesquisando informações demográficas, interesses, localização, ocupação e muito mais. Além disso, você pode usar esses dados para descobrir como seu público se compara ao de seus concorrentes para descobrir oportunidades de um marketing mais direcionado.

O Analytics também é outro ponto forte do Brandwatch. Ele monitora tudo, desde sites de redes sociais até sites de revisão, de maneira personalizada, caso a empresa queira. Os dados são em tempo real, embora você também possa analisar as tendências ano a ano. Você tem acesso a mais de 50 filtros para cortar e dividir as informações, mas também pode criar suas próprias regras para segmentar dados e até personalizar os algoritmos de sentimento.

Essas ferramentas são muito importantes quando falamos de gerenciamento de redes sociais e da reputação da sua marca no ambiente virtual, então vale muito a pena investir em alguma delas para que você possa ter acesso a essas informações precisas e de qualidade para direcionar melhor o posicionamento da sua marca na internet.