fbpx
+55 21 99895-5298 contato@thundermustard.com

Se existe uma “tática de SEO” que temos visto funcionar de forma consistente ao longo de 2015, é a ideia de enxugar o conteúdo de baixo desempenho fora do índice do Google.

Às vezes isso é derivado de táticas desatualizadas de SEO, tais como o embaralhamento de artigos, ou questões técnicas, tais como os resultados de pesquisa interna indexáveis ou de navegação facetada rastreável. Outras vezes, existem milhares de produtos com pouco ou nenhum conteúdo, ou até descrições de produtos fornecidas pelo fabricante e que, consequentemente, estão em diversos outros lugares (não é conteúdo único ou relevante). É por isso que é importante fazer distinções entre essa poda diretamente do site (ou seja, remover e excluir completamente) e poda do índice do Google (por exemplo, um “Robots Noindex” meta tag).

A fim de encontrar essas oportunidades, antes de tudo você deve realizar uma auditoria de conteúdo. Este não será um guia de como fazer para fazer auditorias conteúdo, então se você deseja aprender a fazer isso, consulte outros artigos aqui no Blog a respeito.

 

Por que você deve considerar a poda de seu eCommerce?

Existem dois estudos de casos específicos abaixo, que fazem um bom trabalho de responder a esta pergunta. Mas, se você não se importa, permita-me chamar a atenção usando alguns paralelos:

A poda é algo que ocorre o tempo todo na natureza em uma variedade de maneiras, desde membros mortos e folhas de outono que caem até o processo de desenvolvimento de nossos cérebros adolescentes. Sem poda, os sistemas tendem a ficar inchados e disfuncionais ou insatisfatórios. É por isso que se você não tomar as medidas para manter o seu inventário de conteúdo indexável podando-o, o Google vai fazer isso por você – às vezes a um grande custo para o tráfego geral e consequentemente para a receita do site.

 

A poda cerebral (a lógica da utilidade)

Até mesmo o cérebro humano se poda. Essa plasticidade é uma das razões que nos levaram a dominar o planeta. Nós somos adaptáveis. Nossos cérebros constroem novas conexões quando precisamos, e “podam” o resto (não utilizado) como o passar do tempo. Esta é provavelmente a origem biológica da frase “Use-o ou perca-o”. Quando se trata de células nervosas que fazem e perdem conexões com base em quantas vezes eles são acessados, essa expressão descreve perfeitamente a situação.

SEO - RIO DE JANEIRO

Em momentos diferentes em nossas vidas (6 meses a 2 anos de idade) precisamos absorver o máximo de informação possível. Mas na maioria das vezes temos de nos concentrar no que é importante para cada um de nós e deixar certas coisas, como andar de skate ou 80% do que aprendemos na escola que ficam pelo caminho. Você não pode manter ampliação para sempre. Em algum ponto é preciso haver um escalonamento para baixo.

AGENCIA-SEO

Em termos de conteúdo eCommerce, “usá-lo” se aplica a seus visitantes. Se os usuários não estão visitando, ligando, compartilhando ou comprando seu produto, você pode considerar “perdê-los”.

A poda de árvores (Remover para melhorar outros)

Não diferente de remoção de conteúdo de peso morto de seu site, poda de árvores envolvem a cuidadosa seleção de membros para remoção com a finalidade de melhorar a circulação de ar (rastreamento) e consolidação de luz e nutrientes (métricas on-page) nos ramos mais importantes (páginas em si).

AGENCIA-SEO-RJ

Durante séculos, as pessoas têm removido ramos virados para dentro, cruzados, quebrados, doentes, não desejados, etc. Sempre a fim de melhorar a saúde dos galhos importantes – ou pelo menos limitar o seu impacto sobre a saúde da árvore.

Agora que você pegou o espírito, voltaremos na semana que vem com a parte dois deste artigo, mostrando na prática como proceder com isso e a razão pela qual devemos podar o conteúdo “insalubre” de nosso site de eCommerce, bem como uma Agência de SEO no Rio de Janeiro pode te ajudar com isso, mesmo estando em qualquer lugar do Brasil.

 

Até a semana que vem!