fbpx

Como você já deve ter notado, hoje iremos falar sobre On-page SEO. Mais precisamente, iremos falar sobre os 8 passos a serem seguidos se você deseja obter os melhores resultados possíveis.

 

  1. Atenda ao objetivo do usuário

 

Sempre que alguém realiza uma busca no google, há uma intenção por trás dessa busca. Quanto mais você for capaz de atender a essa intenção de maneira eficiente, maiores serão suas chances de chegar ao topo das SERPs e se manter lá. Nem sempre isso pode ser uma tarefa tão direta para ser concretizada, pois a intenção inicial do usuário pode ser diferente do seu objetivo final.

Por exemplo, se alguém pesquisa “o que vestir em um casamento”, sua intenção inicial muito provavelmente é apenas entrar em contato com diversas opções de roupas para usar em casamento, seja essa pessoa o noivo, a noiva, um convidado homem ou convidada mulher. Seu objetivo final, entretanto, pode ser comprar efetivamente um vestido ou um terno.

Nesse caso, um site no nicho de casamentos que visasse rankear para keywords como essa deve buscar atender aos dois tipos de intenções, tanto a inicial quanto a final. Assim, um site de ecommerce, por exemplo, que possuísse para venda as roupas em questão, obteria melhores resultados nos rankings se fosse capaz de apresentar uma página específica com as diversas opções para vestir – respondendo a intenção inicial do usuário do google – e posteriormente linkando para a página na qual o usuário poderia satisfazer seu objetivo final, comprar – ou não – o tipo de roupa que decidiu ser melhor para a ocasião.

Seo on page em 8 passos

  1. Velocidade de carregamento da página

 

Um dos meios mais fáceis de melhorar a experiência dos usuários do seu site é simplesmente melhorar a velocidade de carregamento das páginas, facilitando uma navegação tranquila e sem gerar irritação. Como se sabe, a qualidade da experiência do usuário é um fator bastante importante para rankear no google.

Uma velocidade de carregamento ruim se reflete, principalmente, em uma alta taxa de abandono da página, ou bounce rate. Que ocorre sempre que um novo visitante desiste de navegar pelo seu site e volta para a página anterior apenas alguns segundos após entrar. Um alto Bounce rate é o tipo de coisa que faz o seu site cair várias posições nos rankings em um curto espaço de tempo, portanto, é algo importante de ser controlado.

Além disso, a velocidade de carregamento é um dos fatores de rankeamento e, apesar de não ter uma importância tão grande como outros fatores, é sempre importante maximizar tudo o que for possível para otimizar ssua chance de rankear.

 

  1. Crie confiança e engajamento através da sua marca

 

Ainda no ponto de melhorar a experiência do usuário, precisamos falar sobre criação de confiança e engajamento através da sua marca. Isso é importante não só do ponto de vista do SEO do seu site, mas também do ponto de vista do Branding, pois nada te fará crescer tão rápido do que ir conseguir formar uma base cada vez maior de usuários frequentes que efetivamente interagem com a marca.

Isso tem a ver com coisas como ter um site que seja responsivo para aparelhos de celular, o que garante uma navegação simplificada para o número cada vez maior de pessoas que usa a internet mais através do celular do que pelo computador. Porém, há também uma série de outras coisas com as quais você deve se preocupar como, por exemplo, possuir um visual que transmita confiança ao seu visitante mesmo que seja a sua primeira vez no site – através das imagens utilizadas, das cores que você escolheu, da estrutura do site, etc. ; Possuir uma navegação fácil e intuitiva; possuir elementos de validação externa da sua marca como testimônios, referências, citações, etc.

 

  1. Evite utilizar qualquer coisa que possa incentivar os usuários a continuar no seu site

 

É importante que você evite utilizar elementos que possam distrair os seus visitantes ou que, de alguma forma, façam com que eles não desejem mais te visitar no futuro.  O melhor exemplo de elemento desse tipo são aquelas popups irritantes que simplesmente surgem no meio da tela do nada em algum site pedindo seu email em troca de algum suposto bônus ou algo do tipo.

Esse tipo de elemento invasivo, que atrapalha o usuário e impede ele de consumir o seu conteúdo de maneira confortável possui dezenas de efeitos negativos para o seu site e para a sua marca. Seu bounce rate aumenta drasticamente, usuários que estão visitando o site pela primeira vez o fecham e decidem nunca mais voltar, e, de um modo geral, a sua marca online fica menos bem vista por se utilizar desses métodos invasivos.

Você pode até conseguir alguns emails para realizar um email marketing posteriormente ou seja lá o que você estiver tentando obter com isso, entretanto, no longo prazo esse tipo de coisa apenas servirá para impedir o crescimento da sua marca e do seu site.

 

(continua)

 

Veja mais: Consultoria SEO