fbpx

A popularidade dos E-commerces continua crescendo no mundo todo assim como a busca orgânica, já que 44% das compras online começam com alguma pesquisa. E como o trafego orgânico é tão importante assim imaginamos que cada e-commerce deve estar seguramente investindo para que o seu SEO seja o mais efetivo possível. Só que este nem sempre é o caso.

As estatísticas mostram que o SEO é apenas o quinto em termos de importância no marketing digital dos e-commerces. Mas isso só acontece pois em muitos casos ele esta sendo feito de alguma maneira errada e canais mais comuns como o mídias sociais acabam sendo mais importantes.

Aqui estão os erros mais comuns de SEO que são cometidos em e-commerces em todo o mundo.

  1. Esquecer da sua audiência na Pesquisa por palavras-chave

Esse é um erro que qualquer profissional que trabalha com buscadores pode cometer.

Quando procuram pelas palavras-chave, muitos e-commerces gastam muito tempo focando em keywords relevantes para seus produtos e acabam esquecendo o foco dessas palavras para a audiência que esta realmente procurando.

Fazer um brainstorm de palavras-chave deve se basear unicamente nas questões que sua audiência tenha na hora de fazer uma busca. Essas são normalmente palavras que ficam na chamada “cauda longa” e que na verdade são até mais fáceis de conseguir fazer um SEO eficiente pela sua baixa competição.

Exemplos de palavras-chave de cauda longa:

  • Taco de golfe para canhotos
  • Tenis para jogar golfe da nike

Depois de conseguir as suas, foque nelas nas paginas de seus produtos ou crie blog posts relevantes como parte da sua estratégia de marketing de conteúdo.

  1. Spamar seu próprio conteúdo

Algumas mudanças no algoritmo do Google fizeram com que diversas táticas que chamávamos de keyword-stuffing ficarem obsoletas e até com potencial de atrapalhar seu SEO.

Se você é um vendedor de e-commerce que coloca as palavras-chave de forma não natural em seus meta tags, urls, e descrição dos produtos essa é uma prática que pode atrapalhar seu site de verdade.

Ao mesmo tempo essa é uma prática ruim para a experiência do usuário que tanto falamos ao longo de nossos posts aqui na Thunder Mustard. Mesmo que você tenha conseguido um SEO bom colocando centenas de palavras-chave repetidas, você ainda precisa converter seu usuário e por isso, um conteúdo spamado com certeza pode atrapalhar, causando uma alta taxa de bounce, por exemplo.

  1. Muito conteúdo duplicado

O Google diz abertamente que indexar e mostrar paginas com informações diferentes é uma de suas prioridades. E por isso eles continuam fazendo esforços para identificar conteúdos duplicados que estão pela internet

Existem algumas razões que podem fazer com que seu website tenha algum conteúdo duplicado, mas mesmo assim ele pode criar problemas para o seu SEO.

Então, se você possui um e-commerce e precisa fazer a descrição dos seus produtos, não de chance para o Google pensar que você copiou de algum outro lugar.

Neste outro post eu explico como evitar o conteúdo duplicado entre as próprias páginas do site e quais as consequências negativas para tais práticas mal feitas neste caso.

  1. Falta de reviews de produtos

Conseguir converter bem também faz parte da estratégia de SEO, o que é muito mais do que somente conseguir o trafego.

Uma das maneiras mais eficazes de reter o usuário na sua página é com o review do produtos feito por diferentes pessoas, e a Amazon é um grande exemplo. Saiba que 61% dos consumidores vão olhar esses reviews antes de comprar e eles definitivamente vao conduzir ele para a compra.

Para o SEO reviews são ainda melhores pois servem também como conteúdo novo para as paginas, que o Google gosta bastante.

  1. Não otimizar as URLs

Esse é um dos grandes erros cometidos pela maioria dos e-commerces e é um dos que vejo com maior frequência. Um e-commerce com muitas páginas normalmente opta por uma url não descritiva como esta:

  • com/produto/343556869

Quando na verdade deveria ser assim:

  • com/produto/taco-de-gofe-para-criancas
  1. Não falar a língua dos motores de busca

Quando o robô do Google chega no seu site ele vai ler todo o conteúdo em HTML. Isso é o porque de que até suas imagens precisam ter um pouco de HTML (no caso, Tags ALT) associadas para que o Google consiga saber do que se trata.

Tenha certeza de utilizar alt tags de forma naturais para não cair no mesmo erro de spamar o conteúdo. Não deixe uma imagem otimizada para uma palavra-chave a não ser que ela realmente tenha a ver com a palavra.

Você pode usar varias coisas para deixar seu site bonito (como usar o Flash), mas lembre-se sempre de que o Google não sabe ver essas coisas. Se você usar muito coisas que simplesmente o Google não entende, seu SEO pode estar prejudicado.

  1. Ter um site lento

Outro problema de SEO que vem com artifícios muito mirabolantes dentro do site é a sua velocidade lenta. Muitos elementos gráficos bonitos e animados podem fazer com que seu site fique muito lento para o usuário, o que afeta os seus rankings nas pesquisas.

Isso é ruim também para a experiência do usuário, considerando que 40% dos visitantes vão abandonar o site se ele demorar mais de 3 segundos para carregar. Resultando novamente em um bounce maior e uma perda no SEO.

Veja aqui este artigo que te ajuda a melhorar a velocidade da sua página.

  1. Esquecer dos Links internos

Criar uma estrutura de links internos natural e que permita uma navegação favorável no seu site não só permite que o usuário tenha uma experiência boa como também ajuda muito o robô do google para identificar todo seu site sem ficar perdido. Não esqueça também de usar textos ancoras relevantes nestes links para avisar tanto o usuário como o motor de busca para onde ele esta indo!

THUNDER MUSTARD – CONSULTORIA SEO