fbpx
+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Muita gente acha que para um post ganhar relevância dentro dos motores de busca, ele precisa ter um determinado tamanho, ou que para o blog começar a gerar resultados em SEO para o site, ele precisa ter uma frequência X de postagens.

Porém, essa regra não é assim tão exata pois outros vários fatores acabam interferindo nisso, além do tamanho e da frequência dos posts. O grande problema é que muitos sites acabam utilizando esses parâmetros como verdades absolutas, como se a produção de conteúdo fosse uma receita de bolo a ser seguida e isso não só está errado, como acaba enganando o cliente que quer ter resultado com essa estratégia, obviamente.

É claro que essas variáveis influenciam na análise feita pelos motores de busca, mas elas não são os únicos critérios a serem avaliados por eles. Por isso, é importante que toda vez que você se deparar com algum gráfico que leve apenas esses fatores em consideração, você saiba que aquela informação não é tão precisa assim.

O que avaliar?

Sempre que você se deparar com um gráfico nesses padrões, faça as seguintes perguntas:

  • Para qual conjunto de palavras-chave isso se aplica?
  • As palavras-chave que me interessam têm resultados semelhantes ao gráfico que eu estou observando?

Essas perguntas são importantes porque elas vão servir como um direcionamento para que você analise essas informações com criticidade e, ao invés de confiar cegamente nesses dados, você vai saber que é mais inteligente analisar as suas palavras-chave com base nos resultados das pesquisas para ver o que realmente está funcionando ou não dentro da sua estratégia de produção de conteúdo.

Assim, você vai conseguir criar textos mais curtos em extensão, porém mais ricos em conteúdo e isso é muito bem avaliado pelos motores de busca porque para o usuário um conteúdo mais objetivo e útil tem muito mais valor do que um post gigantesco e que não agrega absolutamente nada em termos de informação.

Também é importante ressaltar o bom senso de quem escreve em relação ao tema abordado. Se for necessário produzir um artigo maior para dar conta de responder todas as perguntas do usuário, não há nenhum problema em fazê-lo. O que nós alertamos nesse post é sobre usar esse critério como regra para toda estratégia de marketing de conteúdo sem avaliar outras questões tão relevantes quanto.

E qual a importância da frequência das publicações?

Para além do tamanho dos posts, também é normal vermos muitas pessoas com dúvidas em relação a frequência das publicações. Alguns acham que existe um número exato, outros acham que quanto mais você publicar, mais chances você tem de crescer, mas da mesma forma que acontece no tamanho do texto, esse não é o único critério que interfere no sucesso de uma ação de marketing de conteúdo.

Dentro dessa perspectiva, vale a pena ficar de olho nos seguintes pontos:

  • Quem está no conjunto de sites analisados?
  • Eles são semelhantes a mim?
  • Eles visam um público semelhante?
  • Eles estão no meu setor atual?
  • Qual é a qualidade relativa do conteúdo?
  • Quão experientes e direcionados são os esforços para ganhar tráfego?
  • Temos certeza de que todos os 11 posts foram tão bons quanto o post que essa pessoa criou? Porque se não, estou comparando maçãs e laranjas.
  • Qual a qualidade do tráfego?
  • Qual é o valor do tráfego?

Por que esses pontos são importantes?

A frequência bruta não é o único fator a ser levado em consideração pois a qualidade do tráfego atraído faz toda a diferença para o seu objetivo final – a conversão – que pode ser uma captação de lide, uma venda, um formulário de contato ou qualquer outra coisa, e a regularidade com a qual você vai publicar os seus posts está diretamente relacionada com o seu objetivo pois a consistência é quase sempre mais importante do que a frequência bruta, especialmente se você está tentando criar uma audiência consistente e uma base de assinantes.

Portanto, o foco deve ser não na quantidade de publicações, mas na consistência delas para que os seus visitantes e clientes se acostumem com o seu cronograma e isso crie não só um hábito neles, como também desperte uma curiosidade em relação ao que você vai produzir.

Definir estratégias de SEO relacionadas a marketing de conteúdo é uma tarefa bastante complexa e que requer a dedicação e o empenho de profissionais qualificados de uma agência de inbound marketing para que o seu negócio tenha os melhores resultados possíveis, então não caia nesse papo de que basta apenas produzir um conteúdo gigantesco que os seus objetivos serão alcançados porque isso não vai funcionar.

O tamanho do post e a frequência de postagem “perfeitos” realmente fazem diferença em SEO?
Avalie agora