fbpx

Quando falamos em SEO, o primeiro passo a ser dado antes de iniciar uma campanha para rankear um determinado website nas primeiras posições do google é saber qual é o potencial em termos de novas vendas e novos clientes atingidos que uma determinada palavra chave pode ter. Para realizar esta tarefa, devemos nos guiar inicialmente pelo volume de pesquisas mensais que uma determinada palavra chave possui, bem como a capacidade que esse mesma palavra chave tem de gerar novos clientes.

De um modo geral, a maioria dos profissionais de marketing digital utiliza a ferramenta do google chamada google keywords tool para fazer a keyword ressearch (pesquisa de palavras-chave) necessária para uma campanha de SEO. O google keywords tool fornece a estimativa de pesquisas mensais no google para qualquer termo digitado, e sem dúvida é ainda hoje o melhor meio para se estimar o potencial de uma determinada palavra chave. Entretanto, existem uma série de detalhes, muitas vezes não percebidos, que devem ser levados em consideração para que a keyword ressearch seja feita da maneira mais eficiente possível.

É exatamente sobre esses detalhes que esse artigo irá tratar mais a fundo. Desse modo, após a leitura, você com certeza sairá com no mínimo alguns insights sobre como fazer uma pesquisa de palavras chaves mais interessante para o seu nicho de mercado.

 

SEO

Segredo 1 – Média de pesquisas mensais fortemente arredondadas

Quando você realiza uma pesquisa de um determinado termo no google keyword planner, serão retornados números relativos a quantidade de pesquisas mensais mês a mês, além da média mensal de pesquisas, que é o número em que muitas pessoas vão se basear para poder estimar a quantidade de tráfego que podem gerar para o seu site caso cheguem as primeiras posições do google.

Essa metodologia pode fornecer uma boa ideia da quantidade de visitantes interessados que você será capaz de gerar com o ranking, entretanto ela precisa ser aperfeiçoada para que possa ser o mais próxima da realidade possível. Para tanto, é necessário considerar como exatamente o google chega aos números de pesquisa que são fornecidos.

Os números fornecidos pelo google não são uma média exatamente, pois sofrem um arredondamento que muitas vezes é bastante significativo, podendo chegar a volumes que variam em 20 a 30% para mais ou para menos. Isso ocorre porque a média a que a ferramenta se refere não é uma simples média aritmética, o que ocorre devido ao modo como o google conta e divulga o número de pesquisas mensais para um certo termo.

Cada volume específico de pesquisas (digamos, hipoteticamente, 13.200 buscas mensais) é sempre encaixado dentro de um determinado intervalo de volume de buscas. Digamos, hipoteticamente, que no exemplo anterior esse intervalo seja de 12000-15000 pesquisas mensais. Nesse caso o google iria encaixar o volume de 13.200 pesquisas mensais nesse intervalo e retornar como volume de buscas para quem pesquisa 12.000 buscas mensais (pois 13.200 esta mais próximo de 12.000 do que de 15.000). Assim haveriam quase 1.200 pesquisas reais que não seriam consideradas, mas que certamente possuem um grande potencial para gerar novos clientes.

Os números aqui utilizados são fictícios, mas ilustram bem o ponto de que na maior parte das vezes você não pode se basear 100% no volume de pesquisas divulgados no google keywords tool. Esse tipo de problema se torna bem menor quando falamos de palavras chave com um volume de pesquisas mensais mais baixo, e, concomitantemente, vai se tornando cada vez mais significativo à medida em que o volume de pesquisas mensais para um determinado termo vai aumentando. No caso de palavras chave com buscas na casa dos 200.000 ou mais, a diferença entre o volume divulgado e o volume real de buscas efetivamente realizado pode chegar a casa do 30.000 a 50.000 pesquisas mensais de diferença.

 

Segredo 2 – Palavras chave escondidas

Outro fator limitante do google keywords tool é que nem sempre as palavras chave indicadas, no campo “palavras chave recomendadas” são realmente as melhores para uma campanha naquele nicho. Muitas vezes são deixados de lado os termos com maior volume de pesquisas e com alto potencial de geração de clientes. Ainda não se sabe ao certo porque isso ocorre mas possivelmente a razão é porque a keywords tool esta organizada para fornecer palavras vagamente relacionadas a pesquisa inicial.

Segundo estatísticas recentes, após a análise de centenas de recomendações dada pelo google em diversas pesquisas na keyword tool, apenas 35% das keywords recomendadas estavam entre as mais procuradas pelos usuários do buscador. Isso significa que uma pesquisa de palavras chave baseada quase que inteiramente no google keywords tool vai deixar de aproveitar uma imensa fatia do tráfego que poderia gerar.

Há um jeito de tentar diminuir esse efeito se utilizarmos palavras o mais genéricas possível dentro do nicho naquele momento. Ainda assim, entretanto, será necessária a criatividade para pensar em potenciais palavras com alto volume de buscas mensais que podem gerar resultados mais expressivos para uma futura campanha de SEO.

 

Segredo 3 – Inconsistências nas combinações de Keywords

Você já reparou que muitas vezes quando você faz uma pesquisa no google aparece uma mensagem com os dizeres “você quis dizer:”? Pois é, o problema disso quando o assunto é pesquisa de novas palavras chave é que é adicionado um fator de aleatoriedade para se chegar ao volume real de buscas de um determinado termo que acaba por complicar, e muito, todo o processo.

O problema aqui é que muitas vezes o google adiciona o número de pesquisas do “termo errado” ao número de pesquisas dos “termos certos”, aos quais aqueles são redirecionados. Entretanto, em outros casos, não haverá essa adição, tornando um pouco imprevísível o número efetivo de buscas para um determinado termo. Assim, muitas palavras chave com bom potencial podem aparecer com um baixo volume de pesquisas mensais na keyword tool, quando, na verdade o que ocorre é que o google não esta contando o número de usuários que são redirecionados aquela keyword por mês.

Aqui, novamente, é importante destacar o papel da criatividade e experiência de quem faz pesquisa de palavra chave para conseguir escolher as palavras chaves mais apropriadas para cada campanha de SEO.

 

Conclusão

                  O Google keywords tool sem dúvida alguma é uma excelente ferramenta para qualquer um que pretenda melhorar o SEO do seu site. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados e levar em consideração a forma como a ferramenta opera para garantir o máximo de eficiência na sua pesquisa de palavras chave. O operador da ferramenta é, em última análise, quem vai determinar a qualidade do resultado.