fbpx
+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Se você não sabe ainda, o novo jogo Pokemon Go já é febre em diversos lugares do mundo como os Estados Unidos e esta gerando uma expectativa gigantesca aqui no Brasil. Veja aqui 7 lições de marketing que podemos tirar com o lançamento do jogo para nossos próprios negócios e empresas.

Primeiro alguns dados do jogo recém lançado em apenas alguns países que vão deixar você de queixo caído: Mais de 60% daqueles  que baixaram o app nos Estados Unidos usam o app diariamente e cerca de 3% de toda a população Android do país são usuários ativos do aplicativo. A média de usuários por dia já passou o Tinder e logo vai passar o app do twitter. Esse burburinho causado em tão pouco tempo aumentou o valor de mercado da Nintendo em cerca de 7.5 bilhões de dólares graças ao jogo.

Veja o trailer oficial de Pokemon Go:

Agora, como esse nicho de jogos mobile pode causar um impacto tao grande como esse em tão pouco tempo? A maior parte dessa pergunta pode ser explicada por alguns princípios de marketing e todos podem ajudar a a própria promoção da sua empresa e de seus produtos também:

1 – Um Marca forte pode vender quase qualquer coisa

Pokemon Go é basicamente um jogo de realidade virtual montado em cima de um sistema que praticamente existe ha mais de 4 anos, chamado Ingress. Você já ouviu falar do Ingress? Possivelmente porque ele nunca conseguiu tanto sucesso assim. Pokemon por outro lado é uma marca que foi construída ao longo dos últimos 20 anos. O design, a qualidade, e sua essência como jogo e serie de anime se tornou tão forte que a sua presença chega atingir múltiplas gerações de fãs pokemon. O jogo em si é bom, mas sem a marca ele nunca teria decolado.

2 – Timing é realmente importante

Pokemon Go foi lançado lá fora exatamente depois do inicio do verão, quando as crianças estão fora das escolas e pessoas estão procurando uma desculpa para sair de casa e andar por ai. Você imagina se o jogo fosse lançado no meio do inverno com alguma nevasca em boa parte dos Estados Unidos? A data não é coincidência e além disso representa o aniversario de 20 anos da marca, o que pode significar bastante emocionalmente para os adultos que compraram o primeiro jogo 20 anos atrás.

3 -Prova social é tudo hoje em dia

Graças a nossa conectividade nos dias atuais estamos em um mundo com redes sociais integradas e a prova social é tudo que queremos na era moderna. Não compramos nada que alguém não tenha avaliado primeiro, não percebemos um negócios a não ser que alguém tenha comentado conosco. Com pokemon go a prova social é 100% visível, veja essa imagem do central park lotada de pessoas se divertindo com o jogo e fica praticamente impossível não querer se envolver também.

Screen Shot 2016-07-12 at 8.37.36 PM

4 – A identidade leva a lealdade

Existem diversos fatores de identidade que fazem o Pokemon Go tão viciante e todos levam a sentimentos de pertencer a algo grande e consequentemente a lealdade da marca. O primeiro deles é a nostalgia, pessoas de 20 e poucos anos cresceram vendo e jogando Pokemon e essa é uma maneira deles lembrarem os sentimentos da década de 90. Quando joguei o primeiro jogo da serie com 8 anos e agora mesmo com 26 já consegui jogar um pouco do jogo novo e estou ansioso para que lance aqui no Brasil. O segundo sentimento é a lealdade que o jogo cria, já que no inicio dele você precisa escolher entre 3 equipes e isso acaba sendo uma grande ideia de deixar as pessoas mais envolvidas e investirem mais tempo no jogo.

5 – Você não precisa de uma tonelada de ads para sua campanha

Quantos anúncios você viu para o lançamento de Pokemon Go até agora? Provavelmente nenhum… Compare com um filme blockbuster como Guerra Civil, que gastou muito em propaganda para que fossemos ao cinema. Pokemon Go não precisou investir muito em anúncios, já que ou o responsável pelo marketing já sabia do sucesso que ele teria devido a fatores virais ou eles não esperavam que o aplicativo fosse um sucesso tão grande assim mesmo. Minha ideia é a de que não é necessário gastar muito para fazer uma campanha efetiva de marketing, apenas você precisa estar conectado com as pessoas da maneira certa.

6 – É fundamental presentear investimento continuo

Se você quiser aumentar a lealdade do seu consumidor, você precisa presenteá-lo por continuar investindo tempo no seu produto. Em Pokemon Go, os jogadores ganham bônus e incentivos toda vez que sobem de nível, conseguem um ginásio ou então capturam um pokemon ou até mesmo andam no jogo. A vontade de achar um pokemon raro ou então ganhar batalhas difíceis é o suficiente para fazer com que eles continuem querendo mais, mesmo que essas sejam partes menos ativas do jogo. Existem recompensas para o jogador que dedicar seu tempo e é isso que faz com que o jogador continue jogando.

 7 – Baixas curvas de aprendizado conseguem um maior numero de adoções

Outro componente do jogo Pokemon Go é a baixa curva de aprendizado. Mesmo não tendo um tutorial ou instruções claras é muito fácil pegar o básico do jogo. Você pode ir a fundo e pesquisar os mecanismos do jogo, mas basicamente tudo que você precisa para se divertir é sair andando por ai e ficar alerta para vibrações do seu celular, que podem indicar que um pokemon apareceu. Sites, plataformas de e-commerce, aplicativos e produtos bons são aqueles que são fáceis de utilizar e que deixam o usuário envolvido. Essa é uma lição que podemos tirar de mídias sociais como Instagram e o Snapchat, por exemplo.

Conclusão

Coloque essas lições na sua própria empresa e você inevitavelmente vai conseguir aumentar tanto o numero de clientes como também sua retenção. Lembre-se de ter um bom produto, mas também de construir uma boa marca e sempre considerar a experiência do usuário com as recompensas no tempo certo e também com a facilidade no geral para o seu cliente.

Veja mais em: Seo Marketing

O Marketing de Pokemon Go
5 (100%) 2 votes