+55 21 3079-7050 contato@thundermustard.com

O que o crescimento nos diz sobre o futuro do SEO e do marketing digital?

A receita de publicidade do Facebook disparou para US $ 6,2 bilhões em seu último resultado divulgado, um surpreendente aumento de 63% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a empresa reportou há alguns dias uma receita total Q2 2016 Facebook atingiu US$ 6,44 bilhões. Mobile foi a maior condutor de receita de publicidade do Facebook, respondendo por cerca de 84% dos US$ 6,2 bilhões. No ano passado, os anúncios móveis responderam por 76% de sua receita publicitária. Mas até aí nenhuma novidade, afinal claramente as plataformas móveis estão tendo mais importância no marketing digital devido à utilização cada vez mais intensa.

Conjuntamente, o Facebook anunciou que agora tem 1,7 bilhão de usuários ativos mensais, um aumento superior a 15% sobre o ano passado. O número de usuários ativos mensais móveis atingiu 1,57 bilhões, um aumento de 20% ano a ano.

agencia seo

O número de usuários ativos diariamente também cresceu para 1,13 bilhão, um aumento de 17%. Já o número de usuários ativos diários móveis atingiu 1,03 bilhões de dólares, 22 por cento superior ao do ano passado.
Facebook também está fazendo mais receita por usuário do que em qualquer momento de sua história. Em todo o mundo no Q2, Facebook arrecadou US $ 3,82 por usuário por meio da publicidade, um aumento de 38 por cento sobre o Q2 de 2015; em os EUA e no Canadá, esse montante foi de US $ 13,74.

Ao final da apresentação o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, chamou este trimestre de apenas um “bom trimestre.” Sim, realmente foi. Só que na verdade, foi também o melhor trimestre do Facebook em toda sua história. Zuckerberg também disse que está satisfeito com o progresso do Facebook com os vídeos. No entanto, a rede social não forneceu números específicos sobre a receita com o serviço de streaming de vídeos.

Ao apresentar os lucro do Facebook o COO, Sheryl Sandberg, disse que a demanda anunciante está aumentando de todos os lados, especialmente no marketing das marcas e no seu branding. Isto é, em comparação gritante com apenas um dia antes, quando o Twitter relatou uma demanda de publicidade fraca, graças ao Facebook e crescentes redes sociais como Snapchat (que agora tem 150 milhões de usuários ativos por dia) e Instagram (que agora tem 500 milhões de usuários).

Mas que conclusões podemos tirar disso tudo e o que isso tem relação com o SEO?

Bem, muito se fala a respeito do futuro do SEO… Na verdade, sobre o futuro do buscador Google. Até que ponto sua relevância vai continuar a existir? Será que os aplicativos vão substituir a forma e o comportamento do usuário a ponto de tirar a relevância do maior buscador do mundo? A Thunder Mustard, agência SEO de referência no Rio de Janeiro, acredita que o avanço do Facebook não influencia muito nessa história e o motivo é simples: os anúncios que aparecem para as pessoas no Facebook não foram solicitados pela pessoa da mesma forma que são “solicitados” quando o usuário realiza uma busca no navegador. São duas formas de marketing digital diferentes e não necessariamente concorrentes, muito pelo contrário… São extremamente complementares.

Quanto ao que vai acontecer com o buscador da Google, nós não sabemos exatamente, mas uma coisa é certa… O Google perder sua relevância é algo que ainda vai demorar pra acontecer… Se acontecer…

 

Avalie!