fbpx
+55 21 99895-5298 contato@thundermustard.com

De acordo com alguns rumores e também com diversos dados coletados por autoridades no assunto, existem fortes evidencias que algum update ocorreu no algoritmo do Google no mês de Junho agora e a consequência foi um aumento da volatilidade dos resultados com a queda de alguns sites e a subida de outros. Vamos entender melhor aqui o que pode ter acontecido.

O primeiro dado que podemos usar é o obtido pelo Glen Gabe da G-Squared Interactive, que expos esse aumento da volatilidade e as mudanças dos rankings. Ele disse que “é bem claro que o Google tenha feito um update grande agora em Junho”. As datas onde ocorreram maiores mudanças foram 1, 8, 21 e 26 de junho e sugerem que esse update pode ter começado no inicio do mês com esses tremores ao longo do restante dos dias.

Gabe sugere que o Update esteja relacionado com o Panda, ou então com algum update da qualidade do Google. Qualquer que seja o caso, o update parece estar penalizando sites com baixa ou nenhuma qualidade em geral, problemas na UE (user experience) ou sites com grande quantidade de anúncios. E o update parece estar favorecendo sites que trabalharam bem na limpeza e hoje apresentam um conteúdo de forma clara e leve.

Estes são os principais tópicos que foram encontrados na analise dos sites que sofreram penalidades ou então quedas pós esse possível update de Junho:

  • Mais anúncios do que conteúdo: Um site que tem 2/3 ads e 1/3 de conteúdo apresentou significante queda nos resultados das pesquisas.
  • Conteúdo Pobre: Um site focado em perguntas e respostas acabou perdendo grandes posições pois simplesmente focava em um conteúdo fraco, pequeno ou então irrelevante
  • Conteúdo genérico: Um site que fornece um conteúdo muito genérico sobre um tópico acabou perdendo muitas posições também. Esse site tinha conteúdo que parecia ser reescrito e por isso ja estava contido em outros sites da internet. Esse site possuía também muitos anúncios, o que definitivamente não o ajudou.
  • Problemas com indexação – Um site que também mostrou muita perda de posições nos ranking do Google foi um possuía problemas com o Robots.txt, isso pode levar o Google a não conseguir navegar pelo site corretamente e por isso pode ter sido penalizado.

Assunto interessante

Gabe em seu artigo também aborda um assunto interessante onde um site acaba subindo diversas posições depois de melhorar a experiência do usuário mobile de seu website. Para Gabe, este site dava uma péssima experiência no Desktop dos usuários, mas acabou conseguindo um boost nas posições depois de refazer o design da versão mobile do seu site

Conclusão

Não havia nenhum update relacionado com o Panda desde Março, mas agora de acordo com as evidencias e com os rumores no mundo do SEO acaba de acontecer outro update Panda no Google. Ou então, se não foi um Update Panda, pelo menos foi algum ajuste no algoritmo relacionado a qualidade dos websites e mais uma vez totalmente relacionado com a experiência do usuário.

Conheça agora os Serviços de SEO da Thunder mustard