fbpx

Se existe uma coisa constante no mundo do marketing digital, essa coisa se chama: mudança. O universo virtual é muito fluido e por isso tudo se modifica com muita rapidez. Assim que o marketing começa a mostrar alguns sinais de envelhecimento, surge um respingo da fonte da juventude ou alguma poção antienvelhecimento secreta e um novo ciclo começa.

O que está mudando?

O funil do marketing já não é mais tão relevante e o conteúdo perdeu espaço enquanto agente para outra figura: o consumidor. As empresas estão entendendo que não basta criar um conteúdo legal e esperar que um milagre aconteça. A opinião do consumidor, que hoje em dia especialmente pela importância das redes sociais nas nossas vidas, é muito relevante e pode favorecer ou acabar com um produto.

O cliente é o espectro mais importante e ele está cercado por três ações: encantar, atrair e engajar. Por isso, é preciso focar em tornar a experiência do usuário a melhor possível para que ele não só goste de fazer negócios com você, como também te recomende para as pessoas que conhece e te avalie bem nas suas mídias sociais.

Por isso, as empresas estão investindo em chatbots que ajudam os clientes em tempo integral todos os dias, procuram oferecer mais opções tanto de produtos quanto de canais de atendimento e plataformas de venda, e há um esforço de toda a equipe em reter esse cliente uma vez que ele é conquistado, ou seja, nos dias de hoje, as marcas inteligentes contam com uma equipe dedicada, focada em avaliações e recomendações positivas.

Quem oferece a melhor experiência para o usuário acaba vencendo essa corrida que é a conquista de novos clientes (e manutenção dos antigos, é claro) e que acaba fazendo dos próprios consumidores, divulgadores dos produtos da sua marcar.

Outra ferramenta bastante interessante nesse sentido e que é velha conhecida de quem trabalha com internet é o vídeo. Criar conteúdo que não gere nenhum atrito e seja fluido é algo essencial, e o vídeo é uma excelente maneira de fazer isso de maneira bem dinâmica e criativa.

Você pode utilizar o vídeo de diversas formas, como, por exemplo, na introdução da sua página, nas perguntas frequentes (que ficam muito mais didáticas se respondidas em vídeo), e na sua landing page.

Os chatboots também são armas bastante poderosas para quem quer se destacar frente aos concorrentes. A grande verdade é que o consumidor quer resolver os problemas, dúvidas e até mesmo interagir da maneira mais fácil possível, e os chatboots simplificaram consideravelmente essa comunicação, até porque é muito mais prática mandar uma mensagem na página da marca do que esperar um contato por e-mail.

Essas são algumas das novas realidades do marketing de conteúdo, então leve tudo isso em consideração quando o assunto for inbound marketing e conte com a nossa agência de inbound para pensar nas formas de implementar essas estratégias na sua empresa e fazer com que ela continue crescendo e se mantendo competitiva no mercado!

As novas realidades do Inbound Marketing
Avalie agora