fbpx

Algumas pessoas ainda se lembram bem do programa “Qual é a Música” do SBT de Silvio Santos. E para quem gostava desse programa ou então para quem gosta de procurar musicas no Google, saiba que agora o algoritmo de busca vai começar a responder suas pesquisas com letras musicais e assim como no programa ele vai adivinhar qual a música você quer aprender e então mostrar o melhor resultado.

pablo

Google, o novo Pablo de qual é a musica…

Mais uma melhora visando a experiência do usuário que já esta muito acostumada a procurar no google pelas letras de suas musicas favoritas e normalmente encontrar resultados do Vagalume.

Só que agora as coisas começam a mudar e a vida do site mais conhecido de letras esta correndo um certo risco. Isto é porque possivelmente em um futuro próximo quando você procurar por uma letra musical, o google mostre esta letra diretamente no seu resultado, sem você precisar entrar em outro website. Ela vai acabar aparecendo imediatamente.

O começo disso é possível graças a um acordo com a empresa que em Toronto chamada LyricFind. A parceria entre as duas empresas também começa a criar novas receitas para os artistas. Mesmo que os termos do acordo ainda não tenham sido anunciados, o CEO e co-fundados da LyricFind Darryl Ballantyne fez uma citação de que vai ser uma receita extremamente significante que pode resultar em escritores e compositores ganhando milhões.

O pagamento aos artistas é feito em impressões. Royalties são ganhos sempre que a letra da musica aparecer nos resultados do Google. Então, quanto mais a musica for pesquisada e aparecer, melhor será o resultado para o artista.

Screen Shot 2016-07-05 at 1.44.46 PMO impacto é negativo apenas para os sites de letras de musicas que vão acabar perdendo muito de seu trafego orgânico. Mas isso seria uma coisa necessariamente ruim? A maior parte desses sites ganha dinheiro com propaganda mesmo não tendo permissão para copiar a letra musical contida no site. Isso faz com que o artista acabe não recebendo nada quando sua letra foi vista ou reproduzida…

A mudança ainda pode demorar para chegar no Google.com.br, mas com certeza sites como o Vagalume e outros que mostram letras de musicas precisam começar a ficar de olhos abertos para planejar possíveis estratégias. A tendência é clara e podemos ter certeza que com uma noticia dessa a experiência do usuário vai acabar melhorando e sites que acabam ganhando dinheiro com anúncios “chato” e sem pagar royalties para os artistas vão acabar sofrendo se estes acabarem não inovando e entregando mais valor para seu usuário com outra atividade do que só mostrando letras das musicas.

Outra novidade que vem junto com essa parceria é que toda musica que for mostrada nos resultado agora vai possuir um link para ser comprada no Google Play, podendo gerar ainda mais receita para os artistas e para o próprio Google. O mercado da música continua mostrando que pode se inovar e esse caso de relação ganha-ganha-ganha (google/usuário/artistas) mostra como ainda podemos encontrar espaços na internet.

THUNDER MUSTARD – SEO Marketing