fbpx
+55 21 99895-5298 contato@thundermustard.com

ALÉM DO SEO: MELHORES HORÁRIOS PARA POSTS EM REDES SOCIAIS

As mídias sociais (ou redes sociais) já se tornaram uma parte significativa da vida de todos nós nos dias atuais. Até aí nenhuma novidade para você, a não ser que tenha chegado de marte essa semana. Essas mídias sociais já tomaram uma dimensão enorme e, por consequência, estão significativamente presentes no dia-a-dia e nos hábitos ou costumes das pessoas, ainda mais com o constante crescimento do uso de tablets e smartphones como forma de comunicação e entretenimento rotineiro. Além das muitas pessoas passam praticamente que o dia inteiro checando atualizações, comentários, curtidas em fotos e afins, há quem não faça isso o tempo todo, mesmo assim ainda faz com frequência significativa (mesmo que não chegue a ser diária).

agencia-seo-rj-melhores-horarios

Quem usa uma rede social quer atingir as pessoas e gosta da atenção e quando suas colocações são bem vistas e admiradas. E quando falo disso não me refiro apenas às marcas. Porém, existem alguns momentos onde o uso das redes é mais constante e você tem mais chance de ser visto e de receber interações em suas postagens. Para uma boa estratégia de marketing digital, complementar ao trabalho de uma agência de SEO e aos links patrocinados, é fundamental conhecer os melhores horários de postagem nas redes sociais (todas elas). Assim se garante um maior alcance do seu conteúdo e/ou da sua empresa ou marca.

Confira o seguinte indicativo com os horários em cada rede social, publicado na Revista do SEO.

1. Twitter

O Twitter tem um horário de pico específico das 12h às 18 horas, de segunda a quinta-feira. Em geral, pessoas usam durante ou depois o período de almoço e curtem ler os tweets e links certos postados nessa rede social. E nesse universo, menos é mais: tweets curtos, com menos de 100 caracteres, geram mais engajamento que os maiores.

2. Facebook

A rede social mais popular do planeta tem suas peculiaridades quando o assunto é o público. O horário de pico de audiência no Facebook é das 13h às 15 horas, em dias de semana. Na realidade, vai ocorrendo um aumento gradual a partir das 9h da manhã, chegando ao topo às 15 horas. Seguir esse horário vai te garantir mais visualizações e, conseqüentemente, mais engajamento.

3. LinkedIn

Essa rede social é marcada pela sua forte relação com o âmbito profissional e, não à toa, seu pico acontece fora do horário comercial. Antes ou depois dele há bastante acesso, mas o principal é realmente após as 17h ou 18 horas, de terça à quinta-feira, dias da semana que recebem mais acessos de pessoas de negócios.

4. Instagram

A rede social das fotos e vídeos está se popularizando cada vez mais. Os horários de maior interação entre usuários variam entre os dias úteis e finais de semana. De segunda à sexta, a hora certa para postar é entre 17h e 18 horas. Já no sábado e domingo, onde ocorre um pico ainda maior, o tiro certeiro é das 13h às 18h. Use os filtros e hashtags que mais geram impacto e pegue seu público de jeito.

5. Tumblr

O horário de pico é de 19h às 22 horas, especialmente às segundas e terças-feiras, bem como aos domingos. Essa plataforma é ótima para criação de conteúdo institucional ou promocional e se esse é seu caso, essas são as horas ideais para você.

6. Pinterest

Os picos são em dias úteis, em dois horários, das 14h às 16 horas e das 20h às 23h. O tráfego é ainda maior no final de semana e o crescimento é progressivo a partir das 12 horas. As estatísticas mostram que fotos que não contém rostos humanos têm mais chances de serem compartilhadas.

Essa é a grande sacada para atingir um bom público em suas mídias sociais. Estratégias de engajamento existem aos rodos, mas devemos sempre nos lembrar de coisas mais simples, como o comportamento humano! Se você quer popularizar, formar opinião ou atingir muitos com o que posta e criar mais conexões entre sua marca (ou sua figura) e os seus leitores ou o seu público, seguir os “horários de rush” das redes sociais é interessante, sem contar que faz TODO o sentido. Porém, devemos lembrar sempre que este também é o momento de concorrência mais acirrada, pois é quando todo mundo está online e, então, seu post pode acabar se escondendo no meio das muitas publicações e atualizações (sobretudo no Facebook). Por isso mantenha a qualidade do conteúdo e preocupe-se mais com os hábitos do seu público-alvo do que com os horários em si. Experimente sempre, veja a diferença nos resultados e faça as devidas adaptações.

Muito mais que o simples SEO
5 (100%) 1 vote