+55 21 3079-7050 [email protected]

Uma das tarefas mais importantes para quem trabalha com Search Engines é conseguir planejar suas palavras-chave. Fazer esse planejamento é exatamente entender o comportamento das pessoas que usam o Google e utilizar ao máximo deste comportamento a seu favor parta conseguir definir seu público alvo definindo para quais palavras-chave você quer aparecer.

Compreender que podemos tirar vantagens dos buscadores como o Google já que podemos aparecer para nosso potencial cliente no timing perfeito é extremamente inteligente. Mas só saber isso não é suficiente já que a maioria das buscas não são de usuários tão dispostos a converter.

O que é o Keyword Planner do Google?

É a ferramenta disponível pelo Google dentro do Google AdWords que não só mostra o histórico do volume de pesquisas para cada keyword como também mostra sugestões. Ele foi criado para que o usuário do AdWords possa fazer exatamente esse planejamento de keywords em suas campanhas. Porém, nada impede de utiliza-lo em sua estratégia SEO.

Desbloqueie todas as funcionalidades

Assim que você fizer sua conta no AdWords você já pode acessar o seu planejador de palavras-chave através das ferramentas. O problema é que quando você começar a utiliza-lo ele não vai te mostrar todas as informações de forma precisa…. A informação mais relevante, que é o volume de pesquisas estará com uma estimativa como vista na seguinte imagem:

Para conseguir acessar o conteúdo premium você precisa começar a pagar e ativar uma campanha. A dica aqui é começar com uma campanha de 1 real/dia e esperar até aparecer assim:

Agora sabemos que a busca pela palavra “exemplo” no Google, no Brasil possui cerca de 33.100 pesquisas mensais! Muito mais interessante do que um intervalo entre 10 mil e 100 mil que não é nem um pouco preciso.

Esta medida foi feita exatamente para estimular o uso de AdWords (Maior receita do Google…)

Obs: Algumas pessoas ja estão com o novo painel do AdWords, então o acesso para o Keyword planner é assim:

 

Configurações Básicas do keyword planner

Antes de sair procurando pelas keywords vale a pena entender o que configurar e como funciona. Saiba que você poderá mudar essas configurações depois e vou apenas focar no básico, mas necessário para fazer um planejamento bem feito:

  1. Insira aqui as keywords que você tem em mente separadas por virgula. Pode começar com apenas uma que você tem mente. Por exemplo: Se você vende flores digite “floricultura”.
  2. Na segmentação é importante colocar os locais que você atende, cuidado que eles não são excludentes. Então se você colocar Brasil + Rio de Janeiro, ele vai considerar o Brasil. Um erro muito comum é adicionar uma localidade e esquecer de tirar a outra.
  3. O filtro de palavras-chave é pouco utilizado, mas se você tiver alguma restrição como volume mensal mínimo pode ser útil.
  4. Neste é importante entender que se você deixar como está ele irá mostrar recomendações de palavras-chave gerais porém com uma certa relevancia. Você pode e deve aumentar as restrições como, por exemplo, trocando de “mostrar ideias amplamente relacionadas” por “Mostrar somente ideias intimamente relacionadas a meus termos de pesquisa

Painel do Keyword Planner

Na primeira imagem podemos ver que o painel na esquerda é o mesmo do setup inicial e é aqui que podemos alterar alguma mudança.

Vemos que a keyword “exemplo” que tinha mais de 30 mil pesquisas no Brasil todo possui 2.900 no Estado do Rio de Janeiro. E aqui passando o mouse no icone do gráfico podemos ver o histórico de pesquisa dos últimos 12 meses.

Um pouco abaixo podemos ver a sugestão de palavras-chave e o mais legal é pode depois baixar para poder gerenciar em um Excel.

Em uma planilha é que podemos ter uma ideia melhor e assim conseguir filtrar as keywords que são interessantes para nosso negócio.

Exemplo de planejamento

Aqui vou simular uma empresa que  fazer serviços de ar-condicionado na cidade do Rio de Janeiro.

1. Como comecei

2. Resultado inicial

3. Planilhando

Depois de baixar para o excel temos o seguinte resultado:

Vale a pena mostrar que a columa do “Ad Group” ´diferencia se foi uma “seed keyword” que é aquela ou aquelas que foi seu input inicial ou “keyword ideias” que é o grupo de sugestões do Google.

Aqui ele acabou identificando muitos produtos de ar condicionado. É normal para você fazer um planejamento bem feito que você faça mais de uma busca até refinando as palavras-chave que você precisa. é comum também que palavras-chave que você pesquisa não retornem volume de pesquisa. Isso quer dizer que a expressão é pouquíssima procurada e por isso não foi identificada uma média mensal que o Google utiliza um mínimo de 10.

4. Resultado

Neste ponto você vai precisar de um pouco de conhecimento em Excel para formatar a planilha da sua forma, criar os filtros e as regras que você julgue interessante, mas no final você pode acabar com um resultado como este

Aqui separamos somente 16 palavras-chave que representam mais de 4.000 pessoas no Rio de Janeiro procurando por serviços de ar-condicionado. Dentre mais de 700 palavras-chave que uma campanha de AdWords poderia estar focando se configurada de maneira automática podemos agora não só focar nossa campanha de AdWords quase como um snipper, como também focar nossos esforços de SEO onde realmente importa.

A primeira coluna é a palavra-chave exata, a segunda sua média mensal, a terceira é um score de competição definido pelo Google e a ultima coluna é o preço sugerido pelo clique, que se está caro provavelmente é porque ele ja da retorno para quem está pagando.

 

Como usar o planejador de palavras chaves do Google?
5 (100%) 4 votes