fbpx
+55 21 ‭99331-2259 contato@thundermustard.com

Muitas pessoas tem blog ou site em wordpress e gostariam de saber como fazer o SEO para elas. Uma das ferramentas mais comuns e usadas no mundo do SEO é o Yoast SEO. Ela esta longe que ser o suficiente para se fazer um SEO completo, mas é perfeita para atender algumas necessidades básicas e evitar que alguém que não saiba programação fique perdido com códigos complexos.

A maior vantagem dele é que é gratuito, apesar de algumas funcionalidades só apareceram no Premium, tudo que vou ensinar aqui pode ser encontrado na versão free. O Yoast vai deixar diversos comandos simples para você como controlar as meta descrições, títulos, escolher as palavras-chave, gerenciar o sitemap e muito mais. Vem comigo para conhecer mais.

  • Download e instalação do Yoast SEO
    • Configurações importantes do plugin
  • Ajustando
    • Geral
    • Títulos e Metas
    • Social
    • XML Sitemap
    • Avançado
    • Search Console
    • Ferramentas
  • Usando o Plugin
    • Geral
    • Analise de Pagina
    • Avançado
    • Social
    • Publicação
  • Extensões pagas (Premium)

 

Donwload do Yoast

2

Primeiro você precisa na área de Plugins adicionar um novo plugin e procure por “Yoast SEO” e depois de instalar e ativar aparecerá uma área de nova no seu menu esquerda e lá podemos começar a fazer o setup do Yoast.

Ajustando

Como o plugin esta em inglês, vou informar as opções que você precisa selecionar da maneira que vai aparecer para vocês. Primeiro clique em “General” para começar a configurar o geral do seu plugin novo.

Aqui você pode voltar a configuração padrão quando quiser clicando em “Restore Default Settings”

4

Em “Your Info” você vai colocar o nome do seu site ou se tiver um nome alternativo também pode colocar na segunda opção. Aqui você pode também dizer ao Google se você é uma pessoa ou então uma empresa, se for a segunda opção você vai poder adicionar a logo da sua empresa, por exemplo.

5

Em Webmaster Tools, aqui é onde você deve colocar as informações para conectar o site com ferramentas como o Search Console, Alexa, Bing Webmaster Tools e o Yandex Webmaster Tools. O processo básico é pegar o código de verificação na ferramenta desejada e simplesmente colocar aqui no plugin e salvar.

6

Titulos e Metas

Agora na parte de “Titles & Metas” você pode mudar algumas configurações de como seu site vai aparecer nas SERPs.

Na parte General, você pode mudar como seus títulos vão aparecer, como por exemplo “Seu Site | Nome da Página” ou “Seu site – Nome da página”

8

Em Post Types, você pode setar o template básico para os títulos e meta descrições. Assim, se você não especificar uma maneira dos seus posts aparecerem na própria página do post, eles vão aparecer com essas configurações padrões.

010

Em Meta Robots, coloque a “noindex, follow” apenas se tiver algo que você queira que não apareça no Google.

011

Em Taxonomies, considere apenas se seu site for algo como um blog que tem diversas categorias e tags para organizar seus posts. Voce pode usar essa parte para setar as descrições e os títulos destas variações.

 

Mídias Sociais

É muito importante para o SEO deixar suas redes sociais conectadas de verdade com seu site e o yoast faz um excelente trabalho com isso. O plugin é autoexplicativo e define o espaço para você deixar a URL do seu facebook, twitter, instagram, linkedin, myspac, pinterest, youtube e Google+.

Em cada aba de algumas mídias sociais mais especificas você pode especificar um admin para sua página então você pode, por exemplo, pegar os dados do Facebook que vai te passar as informações de quantas vezes algo do seu site é compartilhado, ou curtido. Isso também funciona para as abas de Twitter, Pinterest e Google+

XML Sitemaps

Uma das maiores dificuldades dos leigos é conseguir construir um bom sitemap e o yoast faz isso automaticamente para você. Mas tome cuidado para nao ter outro plugin que crie sitemaps pois estes podem entrar em conflito.

016

Avançado

Na parte “Advanced” a primeira aba é de “Breadcrumbs” o que significa migalhas de pão. Aqui se você deixar isso ativado, seus visitantes vao ver seu site dessa forma no google. Exemplo: Nome do site > Blog > Titulo do Post. Essa é uma maneira melhor do que ver nomedosite.com/blog/titulodopost

Para mais informações, veja este artigo do Yoast explicando bem sobre Breadcrumbs

 

Permalinks

Ou então chamados de Links Permanentes, aqui você pode limpar a estrutura de URL. Assim eles podem ficar mais amigáveis para os motores de busca. No próprio plugin explica bem como fazer isso.

018

 

Usando o Yoast SEO

Depois de deixar todo o Yoast pronto, ou pelo menos as principais configurações que separei aqui é hora de usar para ver como esta seu SEO.

Em “All posts” ou “All pages” o Yoast SEO vai dar um resumo com bolinhas coloridas de como ele esta classificando o SEO de cada página ou post. Verde ele considera bom, amarelo médio e vermelho ruim. Nao precisa se basear fielmente nestas características, mas eles podem ajudar a identificar alguns erros que antes passavam despercebidos.

Geral

Aqui em “General” é onde é possível, para cada pagina ou post você escrever o títulos e a meta descrição e ainda especificar a palavra-chave que você esta focando. Assim o plugin pode analisar o conteúdo da página e te dar algumas sugestões de mudança para que o a página fique otimizada.

Page Analysis

É basicamente onde ele coloca o resultado da análise que ele fez de acordo com a palavra-chave que você definiu em “General” é um feedback bom, mas que nao é 100% preciso.

Avançado

Aqui você pode mudar as configurações para meta robots ou sitemaps ou então deixar um redirecionamento 301 ativo. Fique atento para essas siglas:

NO ODP – para os motores de busca de usar outras descrições.

NO YDIR – para os motores de busca de usar descrições de site do Yahoo! Directories

NO Archive – Para os motores de busca de usar snippet ou conteúdo nas SERPs.

 

Extensões Premium

Yoast SEO Premium ajuda o site que precisa redirecionar um grande numero de URLs. O Vídeo SEO ajuda a mostrar para os motores de busca informações que ajudam a indexar o seu vídeo e as informações dele. O SEO News ajuda um site que foca em conteúdo novo com frequência, ele ajuda a otimizar seu site e conseguir aparecer no resultado do Google News. O Local SEO ajuda o seu site a aparecer para resultados geográficos e informações importantes do seu negócio para os motores de busca.

Thunder Mustard: Sua Consultoria SEO