fbpx

A pagina de um produto em um e-commerce deve ser feita com cuidado pois ela deve reter a atenção do seu publico e transforma-los em compradores recorrentes. Somente colocar imagens do produto e descrições detalhadas pode não ser suficiente para conseguir uma taxa de conversão boa e por isso vou discutir aqui diversos elementos que fazem uma página deste tipo ficar cativante para o visitante.

URL do produto

Começo já citando umas das coisas mais importantes, tanto para o SEO como para a atração da pagina, este fator acaba sendo negligenciado por muitos e-commerces que encontro.

Deixar de otimizar a URL dos produtos é extremamente ruim para o SEO pois deixa a página confusa para os motores de busca e demonstra menos relevância que seus concorrentes como também pode atrapalhar muito o CTR (taxa de clique). Lembrando que existem milhares de escolhas quando o assunto é venda de produtos na internet, então imagine qual link você escolheria se fosse um comprador:

imagem1

Uma URL deve indicar claramente para onde o usuário esta indo e também ser relevante para a pesquisa chave que você esta querendo que a página apareça nas buscas orgânicas.

Título do Produto

Mesmo sabendo que seu titulo precisa estar otimizado para os motores de busca, tenha sempre cuidado em deixar ele interessante para o usuário, pois isso irá afetar também diretamente o CTR. Pense que aqui também precisamos deixar a mensagem clara para o usuário, algo confuso pode atrair pessoas erradas ou então afugentar um possível consumidor.

Lembre-se que o titulo deve conter o que você quer passar em até 65 caracteres.

Imagens

A parte das imagens do produto é extremamente importante em um e-commerce. Quanto mais nítida e clara é a imagem ou as imagens do seu produto mais confiança você vai passar.

O interesse do usuário é maior para um produto que ele pode ver mais os detalhes e isso depende da qualidade da sua foto. Ele precisa ter certeza já que vai colocar uma quantia em dinheiro por algo que ele não viu pessoalmente ainda. Por isso considere o seguinte:

O tamanho da imagem

imagem2Quando eu digo uma imagem de alta resolução, isso não significa necessariamente só a qualidade da foto, mas também o seu tamanho. Já que a imagem precisa ser de um tamanho de fácil visualização e que caiba junto com a descrição do produto.

Normalmente ou a imagem é muito pequena, ou então muito grande (nestes casos ela acaba não cabendo na página). Então mesmo uma imagem de alta qualidade pode acabar influenciando negativamente na experiência do usuário, fazendo com que ele vá embora.

A dica aqui é padronizar o tamanho de todas as imagens antes de fazer o upload e garantir que elas possuem uma boa resolução.

Alguns sites proporcionam o recurso de passar o mouse em cima e conseguir ampliar a parte especifica do produto.

Múltiplos ângulos

Se você quer que um visitante se torne comprador, você precisa dar a ele todos os detalhes possíveis do produto para encoraja-lo a não ter duvidas do que esta comprando. Para conseguir fazer isso, coloque imagens de ângulos diferentes do produto.

IMAGEM 3

Vídeos do produto

Uma dica simples, mas que faz aumentar a conversão rápida absurdamente. Empresa como a AO demonstraram em experimentos o resultado dos vídeos. Para eles usuários que assistem a demonstração do produto em um vídeo estão 120% mais dispostos a comprar. Eles acabam passando 157% mais tempo no site e gastam em média 9% a mais por ordem.IMAGEM4

Descrição do Produto

Mais uma dica que deve ajudar tanto o SEO como a conversão do seu site. Você deve sempre criar um texto único, com qualidade e focado nas palavras-chave que você quer aparecer nas pesquisas. Se estes textos forem realmente bem escritos eles podem encorajar o visitante a virar um comprador.

Se você possui um ecommerce com milhares ou centenas de produtos é comum o desafio de conseguir um texto único e de qualidade para cada um deles… Mas eu recomendo altamente esse esforço para conseguir bons resultados nas pesquisas orgânicas.

Você deve fazer uma descrição de 60 a 90 palavras e esconder o resto com um botão, saiba mais. E nunca copie as descrições prontas de outros sites. Você pode investir tempo para fazer isso, ou contratar escritores qualificados para fazer esse tipo de trabalho.

Reviews de seus produtos podem ser extremamente valiosos

A estratégia que proponho para aproveitar o máximo as avaliações dos seus produtos é a seguinte:

  • Mande um e-mail para seus consumidores felizes e ofereça um desconto se eles estiverem dispostos a fazer uma avaliação verdadeira como comentário na sua página de ecommerce
  • Ou, faça alguma maneira de que comentários e reviews na sua página possam beneficiar o usuário.

Aproveite também para encorajar o usuário a compartilhar os produtos em redes sociais recompensando eles com algo interessante.

Botão de colocar no carrinho

Faça um botão de maneira inteligente, use uma cor de destaque ou escreva algo criativo que encoraje a compra. O ideal aqui é fazer Split-tests para saber quais aumentam ou diminuem a conversão. Esse é um detalhe que pode fazer a diferença!

Venda durante e após a venda

O que chamamos de cross sell e o upsell, fundamentais para um ecommerce. O cliente que compra na sua loja precisa ser visto como um futuro consumidor também e por isso o relacionamento com ele é fundamental. E por que nao aproveitar para tentar vender algo que ele também esta interessante durante o processo de comprar atual.

Chat ao vivo

Alguns dados interessante para você que não possui chat no seu ecommerce que já dizem tudo sobre possuir essa ferramenta:

  • Um aumento de 20% de conversões é notado quando usado o chat
  • 57% dos consumidores preferem o chat como forma de atendimento

Passe confiança

imagem5Muitos ecommerces passam confiança mostrando alguns sinais comuns como o da segurança do site feita por terceiros, usando marcas conhecidas como o McAfee, norton e outros.Isso pode ser a chave para conseguir passar a credibilidade final no processo de decisão inicial do seu visitante.

Conclusão

Paginas de produtos normalmente negligenciam algum fator importante, seja ele o SEO ou o experiência do usuário. Não cometa esse erro e tente sempre focar na otimização do seu site pensando também na conversão do cliente. Existem diversas outras dicas para donos de e-commerce que não coloquei aqui e se você lembrar de mais alguma, fique a vontade para colocar no comentário, escreverei mais no futuro!

Thunder Mustard – A sua Agência de SEO