+55 21 2239-6528 [email protected]

Criar uma conta nova no Google AdWords pode parecer simples, mas se você não tomar alguns cuidados básicos pode acabar em uma grande armadilha e perder uma quantidade de dinheiro rápido. Quase como um casino. Aprenda com 4 erros comuns que as pessoas cometem para começar uma campanha de sucesso.

1. Começar com o AdWords express

Eu descobri recentemente que é muito fácil e por isso muitas pessoas estão começando a setar suas campanhas de anuncios no Google no chamado AdWords Express. Este tipo de campanha foi criado para negócios pequenos que possuem uma capacidade de gerenciamento de campanha extremamente baixo. Isto é, se você realmente não tiver tempo para poder gerenciar sua campanha e não tiver dinheiro para terceirizar.

Para começar você só precisa fornecer informações básicas do negócio, o público e o orçamento e pronto… O Google configura automaticamente sua campanha. Realmente muito bom para ser tão fácil assim…

Nós da Thunder realmente acreditamos que uma campanha de sucesso só é construída quando realmente esforços são dedicados para customiza-la e otimiza-la ao máximo com o tempo. E como o AdWords express constrói automaticamente a campanha, ele acaba incluindo palavra-chave genéricas e mais baratas. Assim você acaba não aparecendo para keywords mais competitivas e que realmente podem trazer o resultado desejado.

Assim vai aparecer a tela quando você estiver iniciando:

Depois de fazer seu login com sua conta Google você já será direcionado para o Express:

Clique em “COMPARAR O ADWORDS EXPRESS COM O ADWORDS”! E depois é só trocar para o AdWords convencional:

2. Bid automático

Assim que você começar o setup inicial da sua campanha, você vai notar uma parte de estabelecer a estratégia de custo por clique (o CPC). Por padrão ele estará ativado por bid automático. Só que esta não é a alternativa mais recomendada…

Existem 2 principais pontos negativos em deixar a campanha automática para estratégia de lance do clique. Ele pode acabar produzindo cliques extremamente caros e acabar com seu orçamento. E o segundo ponto é que fazendo isso você acaba deixando sua conta no controle do Google para ele tomar decisões táticas importantes. Para as palavras-chave que você considera mais importantes você pode aumentar o lance para garantir as melhores posições e consequentemente mais impressões.

Realmente gerenciar cada lance por palavra-chave pode ser extremamente chato, mas com certeza vale a pena!

3. Deixar as palavras-chave configuradas para Broad (Abrangente)

Uma das dúvidas mais comuns para usuários novos no AdWords é exatamente o tipo de correspondência da palavra-chave que você escolheu.

Basicamente cada tipo define o quão parecido você quer que seu anuncio apareça das palavras-chave escolhidas. É assim que o Google definir o tipo de correspondência:

  • Corresp. ampla  permite que você apareça para pesquisas similares ou com variações relevantes
  • Corresp. exata permite que você só apareça para quem digitar exatamente aquela expressão ou palavra-chave.
  • Corresp. de frase permite que você apareça para buscas que incluam aquela expressão exata mas pode conter outros palavras juntas.

Quando você adiciona uma palavra-chave na sua conta ela automaticamente é configurada para AMPLA. O problema é que a definição de ampla para o Google é extremamente ampla… Então é capaz de você começar a aparecer para termos muito distantes do desejado e acabar pagando por cliques indesejados.

Por isso, assim que adicionei as palavras-chave troque-as para a correspondência exata quando esta expressão tiver muitas pesquisas ou correspondência de frase para conseguir algo que faça sentido.

4. Negativar palavras-chave óbvias

Depois que você configurar alguma keyboard com uma correspondência de frase é possível que pessoas buscam estas frases que inicialmente são interessantes e adicionem outras palavras que demonstrem um comportamento que você quer evitar.

Exemplo de palavras-chave que facilmente podemos negativar para não pagarmos cliques:

  • vagas
  • gratis
  • graça
  • gratuito
  • emprego

Não esqueça de colocar a nível de campanha para quando se referir a palavras-chave negativadas para campanhas e por nível de grupo de anúncios quando estiver negativado para um grupo de anuncio específico.

 

 

Cuidado – 4 configurações do AdWords para evitar!
Avalie agora