fbpx

Essa é uma das partes mais desafiadoras quando falamos de estratégias de SEO, pois quando uma agência de marketing digital elabora diversas campanhas de divulgação para ver qual delas vai performar melhor para aquele site em questão, é difícil saber logo de cara em quais delas é preciso concentrar mais esforços para ter mais retorno sobre o investimento feito, tanto de tempo quanto de recursos.

A estratégia de link building é essencial para que o seu site ganhe mais relevância dentro dos motores de busca. Por isso, conseguir posts que falem sobre a sua página, produto ou serviço em websites relevantes dentro do seu nicho de atuação é uma maneira de construir essa estrutura de links para ajudar a sua página a ganhar mais notoriedade também para os usuários dos motores de busca, que vão ver sites importantes falando sobre o seu negócio e passarão a enxergar o seu site com mais credibilidade.

Como fazer isso?

O primeiro passo é realmente entrar em contato com esses sites e perguntar se há algum interesse na criação desses guest posts sobre o assunto que você quer abordar e que, é claro, tenha a ver com o conteúdo da página procurada. Dependendo do tamanho do site, eles podem ter os próprios critérios de seleção de artigos e parceiros, então vale a pena selecionar as opções que são interessantes para você e checar cada uma delas.

Em seguida, é importante continuar acompanhando se esse contato funcionou ou não para ter o status desses potenciais contatos sempre atualizados. Assim, você vai conseguir ter uma ideia de quantos sites estão dispostos a fazer esse guest post para a sua marca e de quantos prospectos você precisa conseguir para ter a quantidade de posts necessários para que a sua estratégia de link building dê os resultados que você espera.

O principal objetivo dessa estratégia é oferecer uma maneira mais precisa e sistemática de análise desse processo de divulgação para que você tenha os dados necessários para avaliar quais são as oportunidades mais interessantes para o seu site melhorar o posicionamento dentros dos motores de busca.

Ferramenta de controle dessa estratégia

Você pode criar uma planilha de controle e ir atualizando a situação de cada site para saber quais deles estão dando feedbacks positivos ou negativos a respeito da sua proposta. De acordo com as etapas do processo de divulgação, pode-se dividir esse status em 5 categorias:

  1. Precisa entrar em contato – para quando você encontrar um site interessante e relevante dentro do seu nicho, mas ainda não tiver realizado nenhuma ação a respeito.
  2. E-mail enviado – para quando você fizer o primeiro contato com o site.
  3. Resposta recebida – quando o site responder a sua proposta, seja essa resposta positiva ou negativa.
  4. Tópico Aprovado – para quando a sua proposta de guest post for aprovada. Assim, você já pode entrar em contato com a sua equipe de conteúdo para que eles comecem a preparar o artigo.
  5. Link Adquirido – para quando o artigo estiver sido publicado no site. Nessa categoria, você vai ter um controle de todos os sites que publicaram artigos seus e geraram links para o seu website.

Assim, você pode criar relatórios periódicos em relação a essa estratégia para avaliar se ela está dando resultados positivos para o seu negócio em termos de melhorias no SEO do seu site. Por essa razão, a organização é fundamental para maximizar esses esforços destinados a obtenção de links relevantes para a sua página e ao saber exatamente em qual estágio desse processo o seu desempenho é mais baixo, você pode aumentar drasticamente sua eficiência geral, visando as áreas que precisam de mais melhorias.

Conseguir links externos ajuda a melhorar o SEO do seu site
Avalie agora