fbpx

Apesar dos algoritmos das mídias sociais mudarem constantemente e acabarem afetando o alcance orgânico das publicações, elas permanecem como uma das principais plataformas digitais para promover uma marca.

Entretanto, se a sua empresa fizer parte de alguns setores “banidos”, estar presente nessas plataformas pode acabar se tornando um grande desafio. Assim que o Facebook anunciou que a plataforma proibiria anúncios que “promovessem produtos e serviços financeiros associados a práticas promocionais enganosas”, era apenas uma questão de tempo até as outras plataformas seguirem o exemplo.

Mas o que é proibido nas mídias sociais?

Alguns produtos são considerados proibidos dentro das redes sociais, dentre eles: produtos relacionados ao tabaco, ao álcool, aplicativos e sites relacionados a namoro, produtos ou serviços financeiros arriscados, anúncios com antes/depois, entre outros.

uma imagem sobre gestão de redes sociais

Portanto, se a sua empresa faz parte de algum desses segmentos, pode ser um pouco mais difícil estar presente nessas plataformas, mas isso não significa necessariamente que você não pode construir sua marca nessas redes sociais. Na verdade, isso significa apenas que você não poderá anunciar seus produtos e serviços explicitamente como outros setores podem fazer.

Embora as mídias sociais ainda possam ser uma fonte útil de tráfego orgânico, há algumas regras cruciais a serem mantidas em primeiro plano antes de colocar qualquer estratégia em conjunto. Vejamos:

Não caia na tentação de copiar seus concorrentes

Por mais que você veja alguma empresa concorrente fazendo um anúncio que vai contra as políticas e diretrizes da mídia social em questão, não cometa o erro de copiar essa estratégia, pois você pode acabar tendo a sua conta desligada e sua conta de anúncio banida, perdendo uma excelente fonte de tráfego para o seu site.

Não poste links relacionados ao conteúdo proibido

 

Postar links em suas plataformas de mídia social pode parecer uma atitude inocente, mas a maioria delas tem algoritmos que assistem ao tipo de conteúdo que você está postando, e é provável que eles também tenham maneiras de rastrear o conteúdo do seu site para determinar se você está violando qualquer uma das suas diretrizes e, caso seja constatado que sim, você pode receber o mesmo tipo de punição mencionado no parágrafo anterior. Não ignore essas regras, pois caso você as desobedeça, isso pode acabar trazendo grandes prejuízos para o seu negócio.

Então, como anunciar nas mídias sociais?

Por mais que pareça ser complicado, existem algumas maneiras de conseguir anunciar seu produto sem violar nenhuma regra ou diretriz da mídia social em questão.  Os testes interativos, por exemplo, têm sido uma das táticas de geração de leads mais poderosas e os principais profissionais de marketing têm usado como parte das estratégias de marketing.

Pode até parecer um pouco controverso, já que o público precisaria responder a algumas perguntas antes de fornecer suas informações de contato, mas esses questionários interativos comprovaram que conseguem diminuir o custo por aquisição de leads, então vale a pena testar essa ferramenta.

Usar vídeos ao vivo também é uma ótima alternativa, uma vez que eles podem atrair um volume saudável de audiências na rede social, e pode ser particularmente útil abordar um conjunto de objeções comuns que o público possa ter sobre seus produtos e serviços, aproveitando o momento para criar uma sessão de perguntas que o seu público pode te enviar.

Além disso, essas atividades podem ser ótimas para atrair envolvimento de mídias sociais, o que deve ajudar a aumentar o alcance orgânico de suas postagens futuras também.

Outro tipo de conteúdo em vídeo que pode ser bem atrativo para o público são os vídeos que ensinam como fazer algo. Conteúdos que consistem em conselhos acionáveis ​​são sempre úteis, não importa que tipo de indústria você represente. Também pode valer a pena reservar algum orçamento de publicidade para promover esse conteúdo nas mídias sociais.

Por fim, mas não menos importante, trabalhar com influenciadores também pode ser outra fonte interresante na hora de conseguir clientes em potencial, porque tais indivíduos ou grupos já teriam uma comunidade que os segue.

Um estudo recente mostrou que o marketing de influenciadores pode gerar até 11 vezes o ROI da publicidade em banners. A chave para garantir que esses esforços funcionem para você é trabalhar com o maior número possível de influenciadores relevantes de uma só vez. Quanto mais eles falam sobre você, mais alcance sua marca naturalmente consegue ter, o que ajuda a melhorar sua credibilidade e percepção da marca.

Por esse motivo, fazer uma gestão de redes sociais com cuidado e pensando nas melhores estratégias para promover a sua marca e os seus produtos nessas plataformas pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio e, consequentemente, um retorno muito maior para a sua empresas!

Como promover alguns produtos nas mídias sociais
Avalie agora