fbpx
+55 21 ‭2239-6528 contato@thundermustard.com

                 O chamado CRO (Conversion rate Optimization) ou otimização da taxa de conversão, é uma das partes mais importantes do Marketing de um site. A idea básica é bem simples de entender, você simplesmente testa várias versões das páginas do seu site e vê qual delas performa melhor, com base no critério que você deseja melhorar.

Entretanto, quando se tem um site ainda com pouco tráfego, o processo de CRO precisa ser feito de um modo um pouco diferente para poder funcionar com um mínimo de eficiência.

Faça grandes mudanças

 

                Para que seus testes tenham significância estatística e possam fornecer dados confiáveis para que você realize as mudanças necessárias, é importante ter uma amostragem mínima, e aí esta a principal importância do tráfego para o CRO. Se você possui uma página que converte 4% e outra que converte 6%, isso não necessariamente significa que a segunda é melhor que a primeira se, em média há apenas um pequeno tráfego – digamos, 100 pessoas – visitando cada uma delas, pois os dados podem estar distorcidos devido ao pequeno número e nada garante que as estatísticas seriam as mesmas com 1.000 ou 10.000 visitantes por exemplo.

Entretanto, um meio de neutralizar esse efeito é por meio do teste de grandes mudanças, que tenham o potencial de causar grandes alterações na performance das suas páginas. Se uma página converte 5% e outras esta convertendo 15%, então há uma significância muito maior dessa informação, mesmo quando o volume de tráfego é menor. Por isso, quando fazemos CRO com um volume de tráfego menor é muito mais útil testar grandes mudanças nas páginas, pois estas são as mais propícias a gerarem grandes alterações na performance das páginas que terão relevância estatística mesmo com um tráfego menor.

Agência SEO

 

Teste objetivos com maiores taxas de conversão

 

                O mais comum é testar o aumento provocado nas vendas ou na geração de leads através das modificações realizadas. Entretanto, aqui novamente há o problema de que, com um tráfego menor, dificilmente se conseguirá mudanças nos dados que sejam estatisticamente significativas, tendo em vista que a taxa de conversão para vendas e geração de leads costuma ser baixa, algo em torno de 2-5%. Assim, dificilmente você perceberia uma mudança de 3.22% para 348%, por exemplo, se o seu universo de visitantes for muito baixo.

Por isso, é muitas vezes mais interessante testar objetivos que possuam uma taxa de conversão maior, como por exemplo cliques em outras páginas. Mesmo com um universo menor de visitantes, torna-se bastante simples identificar uma subida de 28% de cliques em uma outra página para 34%, por exemplo. Com isso seu bounce rate diminui e, indiretamente, suas chances de uma conversão aumentam. Desse modo, você pode indiretamente aumentar a sua taxa de conversão para vendas através do teste de alguma outra variável que possa mais facilmente ser testada mesmo com tráfego menor.

 

Reduza o número de variações a serem testadas

 

                Outro ponto importante quando seu site possui menos tráfego é diminuir o número de variações que serão testadas ao mesmo tempo. O ideal é testar apenas uma única variação por vez, de modo que o seu tráfego não fique muito diluído e acabe novamente impedindo qualquer tipo de relevância estatística.

 

Teste várias características ao mesmo tempo

 

                Apesar de ser interessante testar apenas uma variação de cada página por vez, é bom testar várias páginas ao mesmo tempo, de modo a otimizar seu tempo e fazer com que você colha mais dados em um determinado espaço de tempo. O único risco desse tipo de estratégia é que em alguns casos as mudanças que você faz em uma página podem afetar a qualidade do tráfego que vai ser direcionado a outra página, adicionando um fator extra de complexidade para análise dos dados, portanto é importante tomar cuidados para evitar isso.

Outra coisa que você também pode fazer é testar uma mesma característica ao longo de todas as páginas do site. Coisas como seu logo e título das páginas, a palheta de cores utilizada no site, o layout, entre outras são excelentes coisas para serem testada ao longo de todas as páginas do site. Esse tipo de teste costuma ter um grau de precisão menor, porém é uma excelente alternativa quando o site ainda possui pouco tráfego pois você pode aproveitar o tráfego conjunto de todas as páginas do site e, assim, aumentar a relevância dos dados colhidos.

 

Veja mais: Agência SEO