fbpx
+55 21 99895-5298 contato@thundermustard.com

“O Conteúdo é rei” é uma frase que é repetida com uma certa constância no mundo SEO. De fato, embora hajam diversos fatores para rankear um determinado site na primeira página no google, a qualidade do conteúdo produzido pelo site do ponto de vista do SEO continua sendo um dos mais importantes.

Por isso hoje iremos nos dedicar ao assunto de como fazer com que os posts do seu blog sejam altamente otimizados para rankear para as suas palavras chave alvo no google. Vamos falar desde a criação da estratégia até a criação do conteúdo e otimização de cada post individualmente. Então vamos lá.

Seo para seu blog

 

Passo 1: Determine qual o objetivo do post

 

         Esse é um passo fundamental mas que infelizmente nem sempre é seguido. Antes de começar a escrever qualquer post para o seu blog, você deve saber exatamente qual objetivo aquele post visa a atender.

Talvez você queira atratir um novo tipo de audiência para o seu site, ou talvez promover um produto ou serviço, falar algo sobre a sua empresa ou simplesmente convencer seu interlocutor a respeito de um ponto de vista específico. Seja o que for, é necessário ter em mente de forma bem clara qual objetivo é esse. É uma completa perda de tempo pular logo para a etapa da keyword ressearch sem nem saber exatamente o que você pretende alcançar com seu post.

Após definir qual o seu objetivo, o próximo passo é definir quais métricas serão utilizadas para medir o sucesso ou não. Essa métrica pode ser simplesmente o número de visitas recebidas pela página, ou talvez o grau de engajamento dos visitantes, ou mesmo o fato de que o conteúdo foi bom o suficiente para ser mencionado em um outro site relacionado ao nicho e assim ganhar um link que o ajudará a rankear no google.

 

Passo 2: Determine a audiência que você pretende alcançar

 

         Esse é um ponto que guarda uma certa relação com o primeiro e que também é absolutamente fundamental. Você precisa ter bem claro qual audiência você precisa alcançar: Pode ser que você esteja escrevendo para atrair novos visitantes ou talvez para visitantes frequentes do site.

Talvez a audiência que você visa a alcançar é ainda mais restrita. Talvez você esteja escrevendo apenas para donos de um site de determinado tipo, como donos de ecommerce, por exemplo. De todo modo, é necessário que você tenha sempre em mente a audiência com a qual você estará se comunicando, de modo a ter o conteúdo mais otimizado possível para esse fim.

 

Passo 3: Faça sua keyword ressearch

 

         Agora que você já sabe qual o objetivo você pretende atingir e qual tipo de audiência irá tentar alcançar é hora de fazer a keyword ressearch para o seu post de blog. O ideal é que você consiga encontrar de 3 a 5 palavras ou frases chaves, pois assim você consegue um bom volume de tráfego se a sua seleção tiver sido feita do modo correto.

Para que as suas keywords sejam aptas a produzir os resultados que você espera elas precisam atender a 3 características: Ter um volume razoável, competição relativamente baixa ou no máximo média e ter uma boa oportunidade de cliques ao chegar na primeira página, ou seja, quanto menos anúncios, imagens e mapas aparecerem na primeira página ao pesquisar essas keywords melhor, pois isso signfica que, ao chegar na primeira posição dos resultados orgânicos, seu site receberá um maior número de cliques e consequentemente visitas, devido ao menor número de distrações.

Outra coisa importante é que as keywords que você esta alvejando tenham representam uma mesma intenção de usuário para que assim fique mais fácil o atingimento do seu objetivo final.

 

 

Passo 4: Faça a pesquisa competitva das suas keywords

 

         Outro passo fundamental é saber, ou pelo menos ter uma boa noção, qual será o grau de competitividade que você irá enfrentar para conseguir rankear o seu post para aquelas keywords. Dependendo dos resultados dessa etapa, talvez seja mesmo uma boa ideia mudar uma ou mais keywords do seu plano de ação, a menos que você esteja realmente disposto a investir para que aquele post específico rankei para tais keywords.

O primeiro passo de uma análise competitiva começa com simplesmente elencar quais são os sites que rankeiam para aquela keyword atualmente e fazer uma análise breve de quais são os pontos fortes dos seus competidores. Será que a primeira página é completamente dominada por sites grandes, de altíssima autoridade? Nesse caso você certamente terá mais dificuldades para rankeiar e precisará compensar de alguma outra forma.  Já se na primeira página existem sites ainda muito pequenos, com pouco tráfego e métricas não muito impressionantes, então tentar rankear para aquela keyword é uma excelente oportunidade de atrair mais tráfego de uma maneira rápida e sem necessidade grande investimento de tempo e dinheiro para obter resultados.

O segundo passo é saber, dentre os que ocupam as primeiras posições, quais produziram conteúdo que foi curtido e compartilhado o maior número de vezes em redes como o facebook e twiter. Esse é um passo importante pois desse modo você tem uma boa noção do tipo de conteúdo que você deve produzir para competir de igual para igual. Uma maneira bem simples de fazer isso é através de páginas como o Buzzsumo.

O passo final de uma boa análise competitiva passar por saber o que você pode oferecer que ainda não foi oferecido por seus concorrentes para o SEO daquelas keywords. Talvez seja porque você esta oferecendo conteúdo em um formato diferente, ou talvez porque você tenha proporcionado uma melhor experiência ao usuário ou ainda porque você apresentou dados que ainda não tinham sido explorados anteriormente. Seja o que for, é necessário que você tenha algum tipo de diferencial que os sites que atualmente rankeiam para aquela keyword ainda não tem.

(Continua)

 

Veja mais:

Seo Marketing