+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

A concorrência é uma parte saudável e necessária em todo setor do mercado porque ela impede a complacência, incentiva a inovação e te obriga a dar o melhor de você mesmo em todos os aspectos do seu negócio.

No post de hoje aqui do blog da Thunder Mustard, nós vamos te dar oito dicas que vão te ajudar a identificar seus principais concorrentes, descobrir por qual motivo eles estão superando a sua marca e explorar o que você pode fazer a respeito disso para reverter essa situação.

O que fazer?

Em primeiro lugar, você vai precisar identificar quem são os seus concorrentes em SEO. A gente imagina que você já saiba quem são os maiores nomes dentro do nicho de mercado no qual você atua, mas você sabe quem são os seus verdadeiros rivais quando o assunto é otimização para motores de busca?

Seus principais concorrentes de SEO são aqueles que se classificam na primeira página de pesquisa das palavras-chave que você está segmentando, independentemente de serem concorrentes da sua empresa.

Felizmente, essa etapa do processo é tão simples quanto inserir suas principais palavras-chave no Google e anotar os domínios de seus principais concorrentes, mas mesmo que você esteja utilizando algum tipo de ferramenta para fazer isso, é bastante interessante que você monitore o panorama da SERP em que você está participando.

Depois disso, é hora de avaliar a dificuldade das suas palavras-chave. É importante dar esse passo antes mesmo de começar a analisar estratégias de criação de links específicas ou SEO on-page.

Por mais que você possa superar seus concorrentes em qualquer palavra-chave, às vezes a quantidade de recursos necessários para alcançar isso em algumas delas acaba tornando esse objetivo inviável.

Então, procure analisar a força total do domínio dos seus concorrentes e fatores como autoridade do domínio, país, idade, volumes de tráfego, indexação nos motores de busca, entre outros aspectos, e anote todos os pontos fracos dos seus concorrentes em relação a isso para que você possa explorar esses pontos a seu favor.

Isso nos leva a outro aspecto essencial para que você consiga entender quem são os seus concorrentes em SEO para supera-los: é preciso procurar novas oportunidades de palavras-chavem, e você pode fazer isso por meio da análise de frequência de documentos com frequência inversa de tempo. Com essa estratégia, você vai poder otimizar adequadamente suas páginas para mecanismos de busca ou para descobrir palavras-chave de baixa concorrência que você pode ter perdido.

De maneira simplificada, o TF-IDF é uma medida da frequência com que uma palavra-chave aparece em uma página (frequência do termo) multiplicada pela frequência com que se espera que uma palavra-chave apareça na página (frequência inversa do documento).

Ao analisar essa medida, você pode descobrir que a maioria das páginas de classificação mais alta para suas palavras-chave segmentadas compartilha muitos termos e frases semelhantes. Logo, se você não estiver segmentando essas palavras, você vai precisar incluir esses termos em páginas já existentes e que tenham a ver com eles ou criar um conteúdo totalmente novo que abarque essas expressões e consiga aumentar sua relevância na pesquisa semântica.

Faça uma análise da otimização da página e do conteúdo no site

Usar sua ferramenta de análise competitiva para analisar o SEO on-page de seus concorrentes lhe dará uma grande quantidade de novas informações para trabalhar.

Você saberá com que frequência eles publicam conteúdo, que tipos de conteúdo estão publicando e quais palavras-chave estão segmentando. Ao fazer isso, fique atento a pontos como metadados e estratégias de título que os seus concorrentes em questão usam e tente desvendar suas estratégias internas de links também. Use essas informações como uma referência para seus esforços de SEO no site.

Descubra o que eles estão fazendo bem feito para que você possa aprender com isso e aplicar no seu site, além de perceber o que eles estão fazendo de errado para que você possa fazer melhor.

Explore os perfis de backlink dos concorrentes

Uma das partes mais importantes da análise competitiva é descobrir onde seus concorrentes estão ganhando seus backlinks e usando essas informações para criar links de alta qualidade para o seu site.

Por isso, dissecar os perfis de links dos seus oponentes é uma ótima maneira de encontrar novas oportunidades de links, mas para fazer isso, você vai precisar de uma ferramenta de SEO robusta porque é praticamente impossível realizar essa tarefa manualmente.

Além disso, você deve examinar a estrutura do site dos seus concorrentes porque os motores de busca estão sempre trabalhando para melhorar a experiência do usuário e, se por acaso o seu site for mais lento que o do seu concorrente, é o seu que vai perder espaço.

Nesse sentido, recomendamos que você otimize seu sitemap para melhor rastreabilidade, priorize a otimização da rapidez de carregamento e velocidade da pagina como um todo.

Fique de olho nas mídias sociais dos seus concorrentes

É verdade que a natureza exata de como a mídia social interage com o SEO é altamente contestada, mas nem por isso a importância das mídias sociais é deixada de lado quando falamos de estratégias saudáveis de SEO.

Então, você pode procurar soluções para aumentar o tráfego do website rastreando as menções sem link nas mídias sociais e interagindo com seu público-alvo, especialmente quando as pessoas estão especificamente usando ou procurando seu produto.

Inclusive, você pode realizar algumas pesquisas simples para monitorar esses aspectos, como quais plataformas seus concorrentes estão (ou não) usando, com que frequência eles publicam novos conteúdos, como eles se comunicam com seus seguidores e quais tipos de conteúdo são mais engajados.

Sabendo disso tudo e tendo controle sobre análise dos seus concorrentes em SEO, você só vai precisar continuar com o trabalho para realizar melhorias no seu próprio site sem deixar de monitorar essas passos dos seus concorrentes para que você consiga estar sempre à frente deles.

Clique aqui para voltar para a home page.

Como fazer uma análise da sua concorrência nos motores de busca?
Avalie agora