fbpx
+55 21 ‭99331-2259 contato@thundermustard.com

                É de longa data o conhecimento sobre a importância do SEO de um site. Entretanto, com a habilidade cada vez maior do algoritimo do google em detectar o que realmente significa conteúdo de qualidade e com o foco crescente em melhorar a experiência dos usuários do mecanismo de busca, fica cada vez mais relevante produzir conteúdo que chamamos de funcional.

Mas o que é exatamente conteúdo funcional? Para os fins desse artigo, iremos definir conteúdo funcional como sendo aquele mais otimizado para converter os visitantes do seu site, bem como garantir uma experiência de alta qualidade e alta relevância do conteúdo.

 

Auditando seu conteúdo atual e dando os primeiros passos

 

                Antes de começar a atualizar o conteúdo do seu site para que ele se torne um conteúdo funcional, o primeiro passo é colher os dados necessários para saber exatamente quais são as páginas prioritárias para serem otimizadas, que resultarão no melhor ganho possível para o seu site.

O Jeito mais fácil de fazer isso é através de um software específico que possa analisar todo o conteúdo do seu site rapidamente e te passar os dados que você vai precisar. Para isso, iremos utilizar o COAT – Contente and optimization auditing tool. Vamos falar sobre como realizar esse processo de dois meios, o mais fácil – utilizando o COAT, e o mais difícil – fazer isso de modo 100% manual.

 

Método manual

 

Se o seu site ainda não é tão grande é possível realizar esse processo através de um método 100% manual. O primeiro passo aqui é começar com uma planilha do excele e uma lista de keywords que sejam relevantes para o seu negócio e site.

A partir daí, você começa a adicionar essa lista de keywords na sua planilha, junto com o volume de pesquisas mensais médias e a URL que esta rankeando para aquela determinada keywords. Em seguida, adicionamos a posição específica que aquel URL esta rankeando para a keyword.

Então, você deve analisar cada uma das URLs e identificar o quanto cada uma se encontra otimizada do ponto de vista do SEO On-page, atribuindo uma pontuação a cada uma de acordo com cada fator que influi no On-page, como: otimização da URL, otimização das tags de título, otimização da meta descrição, otimização das tags H1, H2 e H3, utilização das keywords ao longo do texto, número de palavras utilizada, densidade de keywords, grau de facilidade de leitura, além de diversos outros fatores.

Cada um desses fatores – e de todos os outros que você pensar – deve receber uma pontuação individual, digamos, indo de 1 a 10. Após atribuir essa pontuação, o próximo passo é calcular a pontuação média de cada URL, atribuindo o peso necessário a cada nota em uma escala de 1 a 100.

A partir do momento que você tiver esses dados de forma organizada, com pontuação definida para cada página e keywords, você pode começar a priorizar a otimização das páginas que vão produzir o melhor resultado no menor tempo possível.

O modo mais simples de fazer isso é através de filtros. Você pode escolher começar pelas páginas que rankeiam para keywords com maior volume de pesquisas mensais, ou por páginas que já estão rankeando em posições mais altas para algumas keywords. Desse modo, você tem um método para garantir que você vai começar a trabalhar nas páginas que lhe trarão o melhor resultado pelo esforço empreendido.

 

Fazendo isso em larga escala

 

                Se você tem um site muito grande, com milhares ou dezenas de milhares de páginas diferente, então realizar o processo do modo manual como acabamos de descrever é praticamente impossível. Nesse caso, a opção mais inteligenteé utilizar o COAT.

Felizmente, a ferramenta é simples de ser utilizada. O primeiro passo é ir até a página inicial da ferramenta e digitar o seu domínio, em conjunto com a lista de keywords que você pretende analisar em um espaço separado, sem se esquecer também de selecionar o país no qual o seu site se localiza.

Agencia SEO

 

Desse modo, você consegue a mesma informação que obteve quando utilizou o método manual, mas de uma modo mais completo e muito mais rápido. Agora, uma funcionalidade bastante interessante do COAT é que você pode adicionar keywords específicas que o próprio sistema ainda não trackeou e com isso, a ferramenta vai te retornar uma gama de páginas em potencial do seu site que pode rankear para esses termos, cada uma com uma pontuação específica que leva em consideração o quão bem cada uma dessas páginas atinge uma infinidade de fatores on page diferentes.

Munido dessa informação, você pode não só selecionar as páginas do seu site que possuem maior potencial para rankear para keywords para as quais você ainda não rankeia, como também identificar quais páginas precisam de ajustes mais urgentes para trazer resultados o mais rápido possível para o seu site.

 

Vizualizando as informações

 

                Após esse processo, você vai conseguir ter uma idéia mais panorâmica sobre o seu site, e a partir daí vai poder fazer correlações entre categorias de páginas específicas e quão bem elas estão rankeando para os seus termos. Você vai conseguir identificar padrões que se repetem sempre que uma página rankeia acima de uma determinada posição e, desse modo, terá informações valiosas para replicar em várias outras páginas suas que já existem e que serão criadas futuramente, de modo a maximizar os efeitos do seu SEO Marketing.

Ainda dentro desta ideia, é uma boa estratégia realizar o mesmo processo para sites de seus competidores nas SERP´s. Desse modo você pode ter uma ideia da sua performance comparativamente com seus competidores, e assim estabelecer um parâmetro contra o qual seus esforços para melhorar o SEO das páginas do seu site serão comparados, dando uma idéia melhor do quão produtivos estão sendo seus esforços de otimização.

No próximo artigo vamos falar melhor sobre como montar a página ideal tendo em vista o que falamos aqui, aumentando inclusive suas chances de aparecer no knowledge Graphic do Google.

 

Continua na parte 2…

 

Veja mais: Agencia SEO