fbpx

Esse assunto é de suma importância para quem investe ou quer investir em marketing digital com o objetivo de fazer o negócio crescer. Entender o papel dessas métricas no cálculo do ROI (Return Over Investment), ou Retorno Sobre Investimento, facilita muito na hora de tomar decisões acerca das suas estratégias, então vamos falar sobre esse tema hoje aqui no blog da Thunder Mustard.

Custo por Lead

Caso a sua estratégia seja a coleta de leads para o setor de vendas da sua empresa fechar um negócio, é preciso entender o quanto você está pagando para cada lead conseguida. Se o custo de cada lead for maior do que o valor que você ganha ao fechar uma venda, isso quer dizer que você não está tendo um bom retorno em relação a esse investimento e precisa repensar essa estratégia para que ela te dê o resultado que você espera.

Taxa de fechamento de lead

Monitorar essa métrica é bastante importante para te ajudar a garantir que seus esforços de marketing digital gerem leads de maneira lucrativa. Por isso, procure maneiras de integrar esses dados a todo o seu sistema para que você possa, inclusive, avaliar o seu custo por aquisição, que é outra métrica essencial para o cálculo do ROI em marketing digital.

Custo por aquisição

Para calcular o custo por aquisição, basta dividir seus custos com marketing digital pelo número de vendas resultantes desse investimento. Assim, você saberá exatamente quanto custa obter uma venda e isso te dá ainda mais noção a respeito do seu ROI.

Valor médio do pedido

Por mais que o seu objetivo seja o número de pedidos, ficar atento ao valor do ticket médio pode gerar recompensas significativas pois um simples aumento no ticket médio do pedido pode gerar milhares de reais de novas receitas e, muitas vezes, a única coisa que você vai precisar fazer é algo simples, como melhorar a experiência do usuário.

Taxas de conversão por canal e dispositivo

Saber de onde vem o seu tráfego também é um dado relevante para um melhor direcionamento das suas estratégias de marketing, independentemente de a maior parte do seu tráfego ser paga ou orgânica.

Entretanto, essa não é a única informação que deve ser avaliada quando falamos de canal, pois mesmo que a maior parte do seu tráfego venha de anúncios, por exemplo, pode ser que as suas taxas de conversão por clique sejam maiores entre os consumidores provenientes do tráfego orgânico, então isso precisa ser levado em consideração na hora em que você for direcionar os seus esforços para alcançar resultados melhores.

Quanto ao dispositivo, o mesmo tipo de lógica pode ser aplicado, especialmente quando o universo mobile tem se tornado cada vez mais presente e relevante na vida dos consumidores. Muitas pessoas realizam compras pelo celular ou tablets, então é importante pensar em maneiras de otimizar o seu site para esses aparelhos para que você consiga entregar uma boa experiência para o usuário que não está comprando pelo computador.

Essas são algumas métricas essenciais em relação ao cálculo de ROI em marketing digital. Escolha uma agencia de marketing digital rj como a Thunder Mustard para te ajudar a criar as melhores estratégias para o seu negócio!

As métricas que você precisa entender para calcular o seu ROI em marketing digital
Avalie agora