+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Descobrir quantas pessoas por mês estão procurando por algo, quais palavras estão usando e quais perguntas estão fazendo é algo essencial para que o seu site ganhe posições nos resultados dos motores de busca.

Por mais que pareça ser uma tarefa complicada, você vai descobrir que realizar um planejamento de palavras-chave pode ser mais simples do que você imagina, e utilizar isso a favor do seu negócio, sem dúvidas, será um diferencial para o crescimento dele.

Como começar a organizar isso?

Antes de definir qual o planejador de palavras-chave você vai utilizar, você deve avaliar alguns pontos antes. O propósito disso tudo é melhorar o conteúdo do seu site para que as suas estratégias de marketing digital gerem resultados melhores.

Para isso, é muito importante que você tenha um blog no seu site para produzir conteúdos de qualidade e interessantes para os seus visitantes e clientes. É nele que você vai publicar os textos com essas palavras-chave para conseguir mais tráfego para as suas páginas. Uma das dicas que nós damos é que você subdivida o seu blog em algumas categorias para que você possa classificar os temas por tópicos comuns, o que facilita muito a vida do leito quando vai procurar pelo seu conteúdo e também te ajuda a deixar o blog mais organizado.

Depois, é hora de analisar a concorrência! Você vai olhar no próprio Google quem são os primeiros resultados que aparecem quando você pensa em negócios concorrentes aos seus e vai avaliar os itens de navegação e categorias de blog mais comuns desses sites, que são os principais do seu setor, para que você possa conhecer mais sobre a estrutura deles e o que eles têm em comum.

Em seguida, você vai ver as sugestões do Google para a algumas palavras relacionadas ao seu negócio. Essas sugestões são baseadas nas pesquisas feitas pelas pessoas, então com elas você já começa a ter uma noção básica sobre o que as pessoas estão procurando quando querem encontrar o seu site e, com base nisso, você vai criar a sua lista de termos para poder utilizar na ferramenta de planejamento de palavras-chave escolhida.

Keyword Research: como fazer?

Existem duas ferramentas principais que servem para te mostrar o volume médio mensal de pesquisas, ou seja, elas oferecem quantas vezes uma consulta de um termo específico (e outros relacionados a ele) é feita por mês. São elas: o Google Keyword Planner e o Moz Keyword Explorer. Nesse post, vamos ensinar a utilizar a ferramenta do Google.

Google Keyword Planner

O Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta que faz parte do Google AdWords, que é a plataforma de anúncios pagos do maior motor de busca do mundo. Para ter acesso a ela, é preciso ter uma conta no Google Adwords com uma campanha ativa de anúncios em execução. Para fazer o seu keyword research no planejador do Google:

  1. Clique no ícone “Ferramenta” na barra superior da janela.
  2. Em seguida, clique em “Planejamento”, e selecione a opção Planejador de palavras-chave.
  3. Cole sua lista de palavras-chave salvas na caixa “Digite uma ou mais das seguintes opções” e clique em “obter ideias”.
  4. Avalie e salve os dados do volume de pesquisa, extraindo o documento da plataforma do Google para o seu computador (de preferência, em formato de Excel para que você possa ter uma planilha com essas informações).

Observação: o Google ocasionalmente mudará suas palavras-chave para algo diferente. É importante levar isso em consideração enquanto você decide os nomes exatos das categorias porque o Google pode sugerir algum termo que você não tinha pensado (e por isso não incluiu na sua lista) com um volume de pesquisas mensais interessante, e você pode aproveitar essa dica para incluir essas palavras na sua estratégia.

E é isso! De maneira extremamente simples e rápida você consegue descobrir qual o volume de pessoas que pesquisam todo mês pelas palavras-chave que você colocou no Keyword Planner para que você possa utilizar esse dado nas suas estratégias de marketing de conteúdo e consiga atrair muito mais acesso orgânico para o seu site!

Aprenda a fazer um rápido Keyword Research
Avalie agora