fbpx
+55 21 ‭2239-6528 contato@thundermustard.com

A forma como o seu site de e-commerce é escrito importa muito mais do que você imagina. Embora o design de um site de e-commerce seja de grande importância, não se pode esquecer que a forma de escrita será muitas vezes responsável pelo modo como os clientes e visitantes do site irão enxergar a marca. O estilo e a forma de escrita será em grande parte a razão pela qual uma marca pode ser considerada por uma boa parte de seus clientes como inovadora, tradicional, atenciosa, ou qualquer outra característica.

Além disso, obviamente, em um site de e-commerce a escrita será um dos principais meios pelos quais um visitante irá saber mais sobre o produto e ter a chance de “conhecê-lo” de certa forma antes de comprar. Uma página de produto bem escrita e a sua chance de mostrar para os seus clientes como o seu produto irá mudar as suas vidas. Infelizmente muitos e-commerces focam muito no design e na interface do site, mas se esquecem de otimizar a escrita do site, e o resultado invariavelmente é uma taxa de conversão que fica muito aquém do potencial.

E-commerce seo

A relação entre escrita e taxas de conversão  

 

         Para qualquer e-commerce, existem basicamente 3 desafios a serem vencidos: Informar aos seus visitantes e clientes sobre o que é o produto e qual a solução que ele traz, evocar emoções positivas naquele visitante para que ele compre o produto e, por fim, satisfazê-lo e reforçar os valores da sua marca de modo a criar com aquele cliente uma relação de longo prazo.

Todos esses desafios são vencidos de maneira bastante satisfatória através de textos de venda bem escritos no seu e-commerce. Além disso, o impacto na taxa de conversão costuma ser bastante significativa, chegando em alguns casos a dobrar ou até triplicar sua conversão atual, dependendo de quão bem escrito, do ponto de vista do marketing, os textos estão.

Por isso vamos falar sobre 4 táticas que você pode implementar no seu site de e-commerce para melhorar a escrita.

 

  1. Escreva para o perfil de visitante do seu site

 

O primeiro passo para ter um texto de vendas otimizado que vailevar a um significativo aumento na sua taxa de conversão é escrever com uma linguagem adaptada ao perfil de visitante do seu e-commerce.

 

Grande parte dos seus clientes irão se encaixar em um desses 4 tipos de perfil:

Lógico: Visitantes com esse perfil são altamente detalhistas e metódicos. Eles irão pesquisar extensivamente seu produto e todas as suas características antes de decidir comprar. Eles também irão pesquisar o máximo possível ofertas concorrentes que possam ser melhores. Geralmente, entre 40 e 45% dos visitantes de um e-commerce tem esse perfil.

Impulsivo: Esse perfil de visitante esta muito mais propenso a tomar decisões rápidas e irá focar nos benefícios do produto. Em geral, de 30 a 35% dos seus visitantes terá esse perfil.

Consciente: Esse perfil de visitante costuma se preocupar mais com o ambiente a sua volta. Geralmente, esse tipo de visitante irá querer ler o “sobre nós” do seu site e descobrir mais sobre o seu e-commerce e a sua empresa antes de querer fazer qualquer tipo de negócio com você. Em torno de 15 a 20% das pessoas tem esse perfil

Agressivo: Esse tipo de visitante é altamente racional e bastante focado no desenvolvimento pessoal. Ele possui altos padrões de integridade e espera o mesmo do seu negócio. Em torno de 5 a 7% dos seus visitantes terão esse perfil.

 

Como escrever para cada tipo de perfil   

 

Como você irá escrever no seu e-commerce irá depender em grande parte do tipo de perfil de visitante que você pretender atingir, pois cada um deles irá reagir de maneira bastante distinta ao mesmo tipo de mensagem.

 

Perfil Lógico:

 

Para atingir esse perfil é fundamental enfatizar as características do produto. Além disso, descrições extensivas de como o produto funciona e de toda a tecnologia por trás da sua construção – se houver – são detalhes fundamentais para atender o jeito de ser detalhista. Além disso, evite escrever algo muito vago ou que não agregue qualquer tipo de informação, pois isso irá irritar bastante esse tipo de visitante, que costuma ser bastante metódico.

 

Perfil Impulsivo:

Foque sempre nos benefícios do produto para atrair a atenção do visitante impulsivo. Além disso, uma página de vendas rica em imagens ajuda a criar as emoções certas em uma pessoa com perfil impulsivo que a irão predispor a comprar.

Por fim, para maximizar a chance de compra desse perfil a criação de uma história por trás do produto é o gatilho final para que ele se envolva com a sua página e clique no botão comprar.

 

Perfil consciente:

         Para atingir esse perfil de visitante, é importante mostrar como o seu produto ajuda a outras pessoas e enfatizar os benefíciso socio ambientais que o seu produto pode trazer. Isso pode ser feito tanto através da descrição do produto, como, principalmente, através de página específicas como “Sobre nós”, “Nossa Missão”, etc.

 

Perfil agressivo:

         Foque principalmente em como o seu produto pode ajudar esse visitante a se aprimorar. É uma boa ideia também mostrar a tecnologia por trás do produto e como ele foi sendo desenvolvido e melhorando ao longo do tempo.

Ser capaz de apresentar a história do seu site e como ele se desevolveu e cresceu, seus valores, etc. também é importante para capturar a atenção desse perfil de visitante.

Idealmente, você deve usar uma escrita que consiga atingir cada um desses perfis nas páginas dos produtos. Quando isso não for possível, é importante que você identifique qual é o perfil predominante de cada produto e escreva a página de vendas de cada de produto de acordo com essa informação.

 

(continua..)

Veja mais:

Seo Marketing