Os motores de busca possuem algumas funções, como rastrear pela internet os sites existentes, entender cada um e por fim fazer um ranking dos que ele considera mais relevantes para cada assunto.
Rastreio e o Ranking
Imagine a internet (World Wide Web – www) como um mapa gigante de um país.
Cada local do mapa é um site, que pode conter paginas com conteúdos como textos, imagens, documentos, livros e etc. O motor de busca precisa rastrear o mapa inteiro e encontrar cada ponto ao longo do caminho, e para isso ele usa as melhores rodovias disponíveis, que nesse caso são os links que interligam todos os sites e servem como referencia para o buscador.
Com essa referencia os links na internet servem como elo para unir todas as paginas da internet. Eles permitem que os motores de buscas consigam enviar seus robôs automáticos, chamados de spiders (aranhas) ou “crawlers” (rastreadores) para alcançar os bilhões de sites e documentos interligados na internet.
Quando esses robôs encontram as paginas eles decifram o código e então armazenam em datacenters gigantescos e podem ser consultados quando necessários. Para conseguir prover um resultado tão rápido em fracos de segundos para o usuário, os motores de busca possuem datacenters em todo o mundo. O Google tem inclusive mostrado ao seu usuário o tempo em que ele conseguiu fornecer o resultado.
Por fim, o resultado gerado pelo motor de busca são aqueles que são considerado como mais relevantes de acordo com as palavras digitadas pelo usuário. O que define a ordem do resultado é o algoritmo definido pelo motor de busca.
A formula de pesquisa do algoritmo do Google, por exemplo, é como a formula da Coca-cola, mantida em total sigilo para preservar o business e evitar que novos concorrentes acabem copiando seu maior ativo.
Esses algoritmos normalmente contem centenas de variáveis, são o que chamamos de fatores de ranking, são os fatores que fazem o seu site aparecer na primeira pagina de uma pesquisa.
Apesar de parecer ser impossível compreender 100% como funciona cada algoritmo, os próprios motores de busca como Google e
Bing dão algumas sugestões que chamam de “melhores praticas” de SEO.
Guia de Informação de melhores praticas do Google:
- Faça paginas primeiramente para usuários e não para os motores de busca.
- Não faça “CLOAKING”. Que é a pratica de esconder informações do usuário e deixar um informação escondida apenas para o motor de busca
- Faça um site com links entre as paginas de uma forma coerente. Nunca deixe paginas escondidas e de uma forma que não consigam encontrar.
- Deixe claro seu titulo com o código <title>
- Use palavras para descrever de forma “human-friendly” as URLs.
- Exemplo: suapagina.com/pagina-do-assunto-x
- Use 301 redirect ou o atributo rel=”canonical” para conteúdo duplicado.
Guia de informações de melhores praticas do Bing
- Mantenha a URL com uma estrutura limpa.
- Tenha certeza que o conteúdo nao esta escondido (como por exemplo em Flash, Javascript ou Ajax)
- Verifique se os links nao estão escondidos.
- Crie conteúdo rico e que condizem com o que as pessoas estão pesquisando.
- Produza conteúdo novo regularmente.
- Nao coloque texto que você quer aparecer nas pesquisas dentro das imagens.