fbpx
+55 21 ‭99331-2259 contato@thundermustard.com

A cada semana, mais pessoas começam a assistir a famosa série da AMC chamada Walking Dead, e se você também é fã dessa série de apocalipse zumbi fique comigo para ver as comparações que tenho para fazer dos problemas que enfrentamos fazendo SEO com os problemas que são vistos na série.

Assim como na série, vamos percebendo que existem muitos outros problemas que começam a surgir em um mundo apocalíptico que os próprios zumbis e mesmo depois de e acostumar com as criaturas que são até, de certo modo, desastradas, novos problemas surgem e a verdade é que nunca podemos abaixar a guarda.

As principais associações que posso fazer do dia a dia das search engines com a série envolvem os updates do google, a volta de links mortos e o vírus do SEO. Cada uma com sua particularidade, mas extremamente importantes para quem cuida do SEO de seu site, você sabe resolver algum desses problemas se eles te atacaram de repente e tentarem dar uma mordida no seu site?

  1. O algoritmo do Google faz com que tenhamos senso de sobrevivência

Quando o Google lançou seus updates chamados Panda e Penguin em 2011 e 2012 o mundo do SEO entrou em modo sobrevivência e passamos e todas os donos de site que conseguiram sobreviver passaram a viver uma vida bem mais cautelosa.

O objetivo desses updates é banir dos resultados o conteúdo ruim que existe por ai e promover as técnicas White Hat de SEO. O objetivo do Google tem se mostrado claro nos últimos 5 anos, promover o melhor conteúdo para seus usuários.

O que era comum antes de cada update eram técnicas consideradas como gray e black hats feitas constantemente até que o Panda acabou com criadores de conteúdos falsos e repetidos e o Penguin foi ainda mais forte.

Isso significa para os profissionais de marketing que estamos em um mundo de limpeza que conteúdo ruim, feito pelo Google, assim como Rick Grimes e sua turma tem feito durante toda a serie acabando com milhares de zumbis. Mas sem precisar bestas ou armas de fogo, o Google foca em aperfeiçoar a experiência do usuário e essa é a grande sacada para quem quer subir nos rankings das pesquisas. Para os sites que faziam essas práticas antigamente, existem diversas maneiras de limpar o que pode atrapalhar você no futuro, como o enviando o que chamamos de disavow e começando a pratica um SEO limpo focando no usuário principalmente.

  1. O conteúdo e links mortos ressurgem dos mortos

Assim como em Walking Dead, você precisa saber como matar um Zumbi ou ele pode levantar de novo e te atacar sem piedade. Isso funciona para links e conteúdos.

Sites como o Moz.com mostram, através de relatórios, que sinais de links e conteúdos on-page de sites são os maiores fatores de ranqueamento de palavras-chave. Mas o que acontece se você continua recebendo links de péssima qualidade?

Um link bom pode realmente causar um excelente impacto, mas links ruins também podem atrapalhar muito. Mas então o que fazer para conseguir descobrir a maneira certa de matar esses zumbis, que na série seria atirar diretamente no cérebro? Para o SEO local e outros sites, siga essas práticas:

  • Garanta o que chamamos de NET – ( Nome, endereço e telefone) em todas as suas plataformas para garantir suas informações nos lugares certos.
  • Tenha certeza que os locais que te enviam links sejam de sites consistentes.
  • Faça o Disavow de links ruins com o próprio Google
  1. SEO não tem cura

O processo de fazer que seu site seja encontrando de maneira consistente não possui fim. Você pode conseguir um ranking alto durante uma semana e depois acabar perdendo na semana seguinte…

A série de Walking Dead mostra uma procura sem fim por uma cura da doença zumbi que nunca vem. Mas existe esperança, diferente do mundo do SEO que os algoritmos do Google continuam se aperfeiçoando, a insegurança é tão grande que nem sabemos se o Google ainda vai ser o melhor buscador em alguns anos, ou então se sequer existirão buscadores.

As diferenças

Apesar do mundo de SEO parecer mais tranquilo que o dia a dia dos personagens de Walking Dead, os desafios podem ser tão grandes quanto.

Mas a grande diferença é que no mundo do SEO e do marketing digital temos evoluído não só no sentido tecnológico, mas também na experiência do usuário que é tão importante para o Google hoje em dia. Enquanto isso na série, todos estão tão preocupados em sobreviver que não o mundo esta parado em termos de desenvolvimento e nenhum deles tem mostrado acesso a internet, pelo menos até agora…rs

Conclusão

A boa noticia é que os heróis sempre conseguem vencer a luta, e isso é o caso do SEO. Boa práticas de SEO são a chave para o sucesso e se proteger das praticas ruins podem também salvar seu site de punições desnecessárias. Com certeza quem estiver preparado e se manter atualizado no universo das Search Engines vai não só sobreviver, como também conseguir se aproveitar de todos os resultados que o SEO pode proporcionar!

Se você ainda não esta preparado para o mundo apocalíptico das search engines, venha para a Thunder Mustard, sua Agencia de SEO.