fbpx
+55 21 99895-5298 contato@thundermustard.com

Chegamos a parte final e aqui vamos falar de:

  • Tópicos relacionados
  • seu Snippet
  • Conteúdo e valor únicos e a amplificação

6 – Tópicos relacionados

Esse conceito é onde o Google possui um grande banco de dados com combinações léxicas e analises semânticas que fazem com que uma só palavra-chave não seja suficiente para provar que seu conteúdo possui relevância sobre um determinado assunto. O google pode dizer: “normalmente quando uma pessoa procura por X, todos estes outros termos A, B e C também são encontrados nos resultados.

Podendo então dizer que o Google analisa estes termos e frases que são associados com sua palavra-chave nós como criadores de conteúdo temos que incluir este tipo de conteúdo e por isso pensar em quais são estes termos e como tenho certeza de inclui-los no meu conteúdo? E se eu não incluir, minhas oportunidades de ranquear para minhas palavras-chave podem cair e ficar para trás de meus competidores que podem ter usado tais termos de formas muito mais inteligentes.

Para isso uma pesquisa de palavras-chave é extremamente importante para diversos dos pontos aqui analisados, desde a definição da palavra-chave colocada no ponto numero 5, como aqui para escolher os termos relacionados e como incluir este na sua página.

Lembrando que com o passar do tempo os motores de busca vem ficando mais inteligentes e se aproximando da Inteligência artificial, não devemos fazer nada de forma que não seja natural e que qualquer tipo de spam pode gerar punições como perca dos rankings.

7 – Organização do seu Snippet

Como ja mencionado em outros artigos, Snippet é exatamente o que aparece nos resultados das buscas e inclui o titulo, a meta descrição e outras características que se bem trabalhadas podem ajudar demais no seu CTR.

Quando você ja estiver em uma posição elevada nos ranking e por isso podendo analisar melhor seu CTR, vai ver que estar em certas posições e conseguir um CTR baixo é muito ruim. Existem estimativas de quais CTRs você pode obter conseguindo chegar nas posições 4, 3, 2 e 1.

De qualquer maneira, o objetivo é conseguir otimizar ao máximo o snippet possível e por isso agora vamos listas outros elementos que podem enriquecer ainda mais seus snipets:

Elementos On-Page

Inclui elementos mais básicos como o titulo, a meta descrição, o formato URL. Pode ser muito simples para páginas iniciais, mas vai ficando complexo se você possuir categorias e parâmetros que possam incluir na URL.

Data de publicação

Para pesquisas que possuem conteúdo mais recente, a data da publicação importa muito. Pesquisas como “vestidos de casamento 2016” podem influencia pesquisas como “vestidos de casamentos” ja que enviam sinais do que os usuários estao realmente procurando.

Use o Schema.org

Se você possuir uma receita por exemplo. Existe um markup no schema.org especifico para suas receitas que dizem exatamente para o google que aquilo é uma receita e consequentemente facilita o ranking para pessoas que estão procurando por receitas. Existem diferentes schemas que podem ser úteis a você!

Nome do domínio

Ainda muito importante, se você estiver pensando em comprar um nome do domínio, tenha em mente que este pode influencia tanto nas pesquisas como também na hora que o seu usuário estiver para entrar no seu site. A criação de uma marca e como ela esta no domínio pode dizer muito sobre você.

Formato do conteúdo

O conteúdo do formato é particularmente muito importante, especialmente para perguntas feitas nas barras de pesquisas. O Google ja tem mostrado em alguns resultados caixas com maiores descrições meta para estes tipos de pesquisas-perguntas.

Se você conseguir responder exatamente o que o usuário esta perguntando para o Google, você consegue aumentar suas chances de aparecer acima do primeiro resultado.

8 – Valor e conteúdo único e amplificação

Essa é principal diferença que pode ser feita e produzir resultados entre ranquear, ranquear bem e ranquear constantemente.

Cada tipo de resultado que você vai obter depende da dificuldade da palavra-chave em termos de rankeamento e do conteúdo que você produzir. Basicamente isso tem se tornando cada vez mais importante e é um raciocínio simples, apesar de extremamente importante.

Pense comigo, se a dificuldade é muito baixa, você provavelmente consegue ranquear com o clássico conteúdo bom e único. Mas mesmo para palavras-chave fáceis eu não sugiro fazer este tipo de conteúdo mais simples se você quiser ranquear de forma constante.

Se o nível aumentar para moderado, você precisa ir alem do conteúdo único e passar para valor único. Isto é, só você consegue prover esse valor nos resultados. Voce estará fazendo um trabalho melhor que seus concorrentes de forma única, promovendo informações de qualquer tipo diferente de todos.

E para um nível extremamente difícil de concorrência, você precisa fornecer o chamado conteúdo 10x kaioken. Fazendo uma analogia a Dragon Ball Z, você precisa aumentar sua força em 10x. Vou fazer um post explicando melhor como conseguir alcançar o Kaioken aumentado em 10x, mas basicamente você precisa responder as seguintes perguntas.

  • O que faz sua página melhor que as que já estão ranqueando?
  • Por que será difícil ou impossível dos outros replicarem?
  • Quem vai ajudar a amplificar esse conteúdo e por que?

Por fim, a amplificação basicamente consiste neste seu conteúdo sendo amplificado pela Web e gerando mais citações e um link building natural. Se você conseguir isto, irá permanecer nas primeiras posições do Google por um bom tempo.

Ver também:

Parte 1

Parte 2

Thunder mustard – AGENCIA SEO