fbpx
+55 21 99895-5298 contato@thundermustard.com

No dia internacional da serie de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas) vou deixar aqui uma comparação do mundo existente em uma galáxia distante de muito tempo atrás com o universo dos motores de buscas que vivemos hoje e faz parte de nossa realidade.

Seu site pode ser a estrela da morte

death-star-oPodemos encontrar muitos ensinamentos nos filmes de Star Wars para nossa vida, mas será que conseguimos tirar lições para nossas práticas de SEO? Que a força esteja conosco.

Imagine que seu site é hoje a Estrela da Morte, criada pelo império galáctico no filme e assim como ela, seu site parece indestrutível. Para os motores de busca, seu site é fenomenal e você se sente muito poderoso já que esta aparecendo para diversos resultados e gerando muito trafego orgânico para seu site.

Mas de repente assim como a explosão no Episodio VI, seu site some completamente das pesquisas. Talvez tenha sido um update do Google, ou então alguma prática considerada do lado negro da força, ou talvez apenas um grupo chamado Aliança Rebelde junto com alguns Ewoks tenha explodido sua estrela da morte! Independente do que tenha ocorrido, o Google acabou penalizando seu site…

Lições para aprender no SEO

  1. Não vá para o lado negro do SEO (nem da força…)

Como disse nosso Mestre Yoda, o lado negro da força é a maneira mais rápida e fácil para você conseguir o que quer, mas não é a melhor opção. Não é a mais forte e vai acabar perdendo a batalha alguma hora. Poucas pessoas sabem, mas como os Siths não tem acesso aos cristais usados para fazer os sabres de luz, eles precisam fabricar de maneira sintética e é por isso que eles são sempre vermelhos, apenas cópias dos reais.

lords-of-the-sith-cover-2400x1200-512226773565

Assim como o lado negro da força, o lado negro do SEO, conhecido como SEO Black Hat tenta convencer um usuário leigo a usar recursos como textos escondidos, links fabricados e outras estratégias perversas. E totalmente contrarias as práticas corretas, como construir autoridades naturalmente, o SEO Black Hat constrói artificialmente os sinais para tentar enganar o algoritmo como uso de robôs para fingir trafego, dentre outros artifícios.

Mas no longo prazo, o trabalho honesto faz a diferença e estas praticas do lado negro são descobertas, já que a cada dia os motores de busca tem ficado mais inteligentes.

  1. Virar um mestre em SEO requer muita prática

luke-yoda-trainingYoda não virou um mestre Jedi do dia para a noite e para conseguir chegar neste nível ele ja tem mais de 800 anos de experiência. Para ser um mestre SEO talvez você não precise de tanto tempo, mas exige muito tempo e dedicação. Somente estudando e colocando em prática você consegue aprender o que funciona no universo dos search engines. E pode colocar tempo nisso, já que os motores de busca não atualizam de forma tão rápida, então algum esforço pode demorar cerca de semanas ou até meses para surgir efeito.

  1. Use a força da maneira certa

largePodemos comparar o uso da força com um pré trabalho bem feito de analise SEO. Use a força para o que realmente for necessário, já que focar em uma palavra-chave que não vá dar resultado pode acabar com você.

Use o Keyword Tool do Google e o Search Console para entender como funcionam o comportamento das pessoas em geral e no seu site, para concentrar a força no realmente importa.

  1. Consulte sempre um Templo Jedi

JediTemple-DeceivedPara conseguir estar sempre atualizado ou para aprender conceitos antes desconhecidos para um Padawan de SEO, você deve ir onde todos os mestres estão. Se souber inglês, visite o site da Moz, ou então navegue aqui pelo blog da Thunder Mustard, sua Agencia SEO!

Espero que tenha gostado e que a força esteja com o seu SEO!