fbpx

Muitas empresas, independente do tamanho, cometem erros quando o assunto é redirecionamento de páginas. Quem faz audição de sites com frequência se depara muito com esse tipo de erro e percebe como essas empresas estão perdendo a força de diversos links. Aqui vamos ver como e porque esse redirecionamento é importante, vamos lá!

É extremamente importante saber, que quando feito corretamente, o redirecionamento 301 é um ferramenta do dia a dia do SEO para conseguir manter o valor do link. Mas por que as empresas fazem isso errado?

Falta de atenção pode custa caro

Uma das ferramentas que gosto de usar é o Ayima Redirect Checker, no Google Chrome, para seguir a cadeia de redirecionamentos. Vamos ao exemplo da Thunder Mustard, sua Agencia SEO:

Captura de Tela 2016-05-09 às 7.55.49 PM

A Diferença de 301 e 302

34719933Existem dois tipos principais de redirecionamento, e no caso do nosso site, fazemos o 301. Mas, qual é a diferença? E quem liga para o que eu vou digitar, com ou sem www? Bem, o redirecionamento 302 tecnicamente é uma ferramenta que permite os profissionais de marketing mandarem um sinal para os motores de busca para que eles não prestem a atenção nas mudanças que estão ocorrendo no momento. Basicamente você mandar uma mensagem para o Google: “Não mude o meu site na sua base de dados pelo que você esta vendo aqui, pois estou fazendo uma manutenção”.

Os nomes corretos de cada um são:

  • 301 redirecionamento permanente
  • 302 redirecionamento temporário

Muitas empresas esquecem esse pequeno detalhe e simplesmente pensando que o Google vai colocar um aviso de erro no search console… o que nao acontece ja que você deixou claro que o motor de busca nao precisa se preocupar. Mesmo que você tenha desenvolvido um conteúdo excelente para conseguir melhorar o ranking das suas buscas, o trafego vai continuar igual ou até piorar.

Cuidado com as pegadinhas

Um tempo atrás, Google fez com que as empresas soubessem que deixar o site delas com um certificado SSL no site poderia melhorar o posicionamento, então é claro que a grande maioria delas foi la e atualizou. O procedimento correto seria redirecionar a versão WWW e a nao-WWW para a versão HTTPS do domínio. Mas algumas usaram simplesmente o redirecionamento 302 ao invés do 301…

Captura de Tela 2016-05-09 às 7.56.55 PM

Este é um exemplo da BetaLabs, empresa de plataforma e-commerce que fez o redirecionamento corretamente para a página HTTPS.

302

Este é um caso de uma empresa que pode ser seu trabalho de SEO prejudicado porque esta mantendo o redirecionamento 302…

Dependendo da empresa é possível falar que em apenas 5 minutos de esforço você pode melhorar o SEO dela e aumentar seus rankings em até 30%.

Conclusão

Muitos SEOs ou profissionais da área digital podem ler este artigo e pensar “mas todo mundo sabe isso”. Mas como podemos ver, este não é o caso e é realmente muito comum encontrarmos pessoas que não sabem diferenciar o 302 do 301 ou então por distração é possível manter um erro desse até que alguém perceba.