fbpx

A grande maioria dos e-commerce, quando se trata de SEO, foca de modo primordial nas páginas de produto. Em um primeiro momento, essa lógica parece fazer sentido, afinal, se a receita do site vem da venda daqueles produtos, nada mais natural do que desejar rankear essses sites no google.

O problema com essa visão para o seo de um e-commerce é que cada vez mais o algoritimo do google é aperfeiçoado para olhar não somente para as palavras chaves digitadas em si, mas principalmente para o que é chamado de intenção do usuário do buscador, ou seja que tipo de problema ele esta buscando resolver ao digitar aquilo. Nesse sentido, um e-commerce que pretenda ter um SEO marketing o mais eficiente possível precisa necessariamente ter uma visão sistemática e parar de focar excessivamente nas páginas de produtos.

E-commerce Seo Marketing

Mudando a visão para o SEO do seu e-commerce

 

                Ao focar excessivamente no seo das suas páginas de produtos, você já enfrentará algumas dificuldades, como: Estrutura de url que não é muito amigável ao SEO, conteúdo duplicado em relação a muitos outros sites de e-commerce que vendem o mesmo produto com a mesma descrição, plataformas de review dos produtos que nem sempre são rastráveis pelo algoritimo do google, alta competição de outras lojas de e-commerce, além de muitos outros fatores que podem prejudicar suas chances de rankear.

Considerando essas desvantagens, além do foco cada vez maior do algoritimo em apresentar resultados que solucionem problemas, faz mais sentido para o seo do seu e-commerce focar nas páginas de coleções ou categorias de produto. Geralmente esse tipo de página vai se aproximar muito mais do conceito de solucionar o problema de quem buscou, por oferecer maior número de opções, sugestões e direcão para o visitante.

Por isso, faz muito mais sentido que você comece a construir sua página de e-commerce a partir da sua arquitetura, construindo a Homepage e, a partir daí, focando nas páginas de categorias de produtos.

 

Seu e-commerce não pode se tornar uma maquininha de vendas  

 

                Seguindo a linha de ser a solução para o problema pesquisado, é importante que você não trasnforme suas páginas de categorias e coleções de produtos em uma exposição pura e simples dos produtos listados com o preço embaixo. Esse tipo de coisa certamente não atende ao que o usuário esta buscando, pois muitas vezes ele nem mesmo sabe o que quer comprar exatamente, e precisa de um site que possa lhe mostrar todas as opções, vantagens e desvantagens, para que ele possa então decidir da melhor maneira possível.

Infelizmente, a maioria dos sites de e-commerce tem páginas de categorias de produtos que parecem apenas grandes catálogos de produto, com uma pequena imagem, o preço embaixo e mais nada, algo que do ponto de vista da otimização da experiência do usuário, da conversão e do SEO se torna cada vez menos inteligente.

 

Comece a construir mais página de categorias e coleções de produtos

 

Além de otimizar suas páginas atuais de categorias de produtos, uma boa ideia é começar a construir mais e mais páginas desse tipo. Independentemente do tipo de produto vendido, você pode criar dezenas e até centenas dessas páginas no seu e-commerce, cada uma delas otimizadas individualmente para o SEO e visando aproveitar keywords que geralmente páginas de produto dificilmente irão conseguir rankear.

Muitas vezes, essas páginas de categoria ou coleção podem rankear para keywords que não tem muito volume de acordo com o Google keyword planner. Mas como já tivemos a oportunidade de falar em um dos primeiros artigos do blog o google keyword planner muitas vezes pode deixar de mostrar excelentes oportunidades de keyword, ou mostrá-las com um volume de pesquisas que não corresponde à realidade. Por isso, você deve utilizar também os seus próprios dados de tráfego para decidir quais keywords focar em cada uma dessas páginas de categorias. Além disso, você deve considerar que muitas vezes um volume baixo de pesquisas pode ser compensado pela alta conversão das keywords envolvidas.

Veja mais: SEO Marketing