fbpx

Na maior parte das vezes, em muitos sites, uma vez que uma determinada página ou artigo tenha sido criado, que suas keywords já tenham sido repetidas algumas vezes no texto e que todo o restante do trabalho de SEO on page já tenha sido realizado, o que irá ocorrer é que essa página ou artigo será “esquecida”, raramente sendo atualizada.

Para muitos webmasters pode parecer estranha a ideia de continuar atualizando constantemente a mesma página dentro de um site ao invés de simplesmente criar uma página inteiramente nova. Entretanto, esse tipo de atualização costuma render excelentes frutos em termos de engajamento dos usuários e também sob a forma de um aumento nos rankings no google. A forma mais fácil de fazer isso é monitorar páginas do seu site que talvez não estejam tendo um engajamento tão considerável e que possivelmente possam não estar rankeando tão bem.

Atualização para SEO

Porque Funciona?

 

  1. O Algoritmo esta sempre testando. É possível que assim que você crie uma nova página ou artigo no seu site, ele apareça brevemente na primeira página para algum termo de pesquisa, que será um período pelo qual o algoritmo estará colhendo diversos dados a respeito da performance da sua página. Se ela estiver performando bem no motor de busca, ou seja, tem uma Ótima taxa de cliques, muitos poucos usuários que entram na sua página retornam imediatamente ao buscador (baixo bounce rate), entre outros medidores, então muito provavelmente ela continuará lá permamentemente.

Desse modo, com atualizações contantes do conteudo você terá a chance de avaliar se um determinado conteúdo não rankeou devido a ausência de outros fatores de rankeamento ou se foi por um desempenho não muito bom nos motores de busca.

  1. A frequência de atualização de uma página, por si só, já é um fator de rankeamento e irá judá-la a subir algumas posições nos rankings. Esse efeito será mais visível para algumas keywords nas quais o google naturalmente valoriza mais o quão recente o conteúdo é, mas independentemente da keyword, sempre haverá um efeito positivo em manter seu conteúdo atualizado e consequentemente mais recente.

 

  1. Atualizar constantemente também aumenta a frequência de atualização do site como um todo, o que facilita com que o google passe a ssociar o seu site a um tema, ou alguns temas em específico. Desse modo, seu site vai passando a ser considerado como um site de autoridade pelo google naqueles assuntos e, assim, suas chances de rankear para keywords relacionadas a esses assuntos aumenta exponencialmente.

 

  1. Quanto mais você atualizar uma página, ou algumas páginas do seu site, maiores serão suas chances de conseguir mais links, mais sinais sociais, mais engajamento com o seu conteúdo e diversos outros fatores que lhe ajudarão a subir posições no google.

 

  1. Ao longo do tempo você se tornará melhor em publicar conteúdo de qualidade o que potencializa todos os outros efeitos.

 

3 processos a serem escolhidos

 

                Existem basicamente 3 modos que você pode escolher para realizar essas atualizações constantes. O primeiro meio se baseia em publicar diversos artigos sobre um mesmo tema, com alguma distância entre eles, mas cada artigo irá focar em variações diferentes de alguma keyword específica para a qual você tenha interesse em rankear. Desse modo, a chance de que algum desses vários artigos rankeie para alguma das variações aumenta bastante e, além disso, a partir do momento em que o primeiro deles rankear, você conseguirá fazer com que outros também rankeiem com maior facilidade, pois a partir do momento em que já há uma página do seu site rankeando para um determinado assunto o google passa a enxergá-lo com um certo grau de autoridade e se torna muito mais fácil que você consiga rankear outras páginas para o mesmo termo ou termos relacionados. Desse modo você tem uma chance de ocupar várias posições na primeira página e, com isso, aumentar o tráfego recebido consideravelmente.

O segundo meio consiste em simplesmente atualizar o conteúdo da página alvo, mantendo a URL e demais elementos anteriores daquela página. Assim, você obtém uma nova chance de receber mais links e sinais diversos que potencialmente melhorarão o seu posicionamento.

O terceiro método envolve fazer um redirecionamento 301, da página antiga para a nova página sobre aquele mesmo assunto, com foco nas mesmas keywords. Desse modo, você pode transferir todos os sinais de rankeamento que a página antiga possuía para a nova página, ao mesmo tempo em que se beneficia da frequência da atualização.

Dentre esses três métodos, provavelmente um será mais eficiente para você do que outros, cabendo a você decidir qual processo se adapta melhor ao seu site.

Saiba mais: SEO Rio de Janeiro