+55 21 2239-6528 [email protected]

Para que os sites consigam ranquear dentro dos motores de busca, eles precisam ser amigáveis tanto para o usuário quanto para os algoritmos daquele determinado motor de busca, mas como conseguir atingir esses dois objetivos se a linguagem dos algoritmos não é a mesma que a nossa, como usuário? É nisso que o SEO atua. As estratégias de SEO servem para deixar o site otimizado para o usuário e para o motor de busca, de modo que eles consigam entender sobre o que fala aquela página e qual a relevância dela para o usuário.

Como esses motores de busca atuam?

Como já explicamos em outro post aqui do blog da TM, os motores de busca atuam varrendo toda a internet, seguindo links para anexar conteúdo em uma base de dados, e isso é feito por meio de inteligência artificial e, por mais avançado que seja, há alguns cuidados necessários que você precisa ter para que o seu site seja bem compreendido pelos robôs dos motores de busca e é nisso que o SEO atua.uma imagem sobre seo

Os motores de busca precisam que o conteúdo e a estrutura dos sites sejam bastante simplificados, então você precisa ter cuidado na hora de configurar isso, pois quanto mais confuso for, mais difícil vai ser para o motor de busca entender a sua página. Os problemas em relação a isso podem surgir em dois sentidos: na estrutura do site, com páginas duplicadas, estrutura de links confusa, erros nas instruções de rastreio do site (o que leva o motor de busca a bloquear a página), etc.; e em relação às palavras-chave com o conteúdo da página, com a presença de termos estranhos, locais de destino incompatíveis com o conteúdo do site, entre outros fatores.

Se o seu site não tiver esses cuidados em termos de ser amigável para os motores de busca, esses motores nunca vão considera-lo como relevante para os usuários, pois os usuários buscam por conteúdos de qualidade e que seja amigável para eles também. O trabalho de SEO bem feito serve para que esses erros não estejam presentes no seu site para que os motores de busca consigam lê-lo sem qualquer problema, porém, o trabalho não acaba aí.

Entenda como os motores de busca ranqueiam os sites

Essa parte é extremamente importante, mas não se esqueça de que esses motores de busca ranqueiam as páginas também pela qualidade do conteúdo produzido por aquele site, então depois de ajustar esse aspecto mais técnico, é hora do SEO otimizar o conteúdo da sua página. Essa métrica de relevância e importância que os motores de busca levam em consideração o que as pessoas, ou seja, os usuários estão procurando, comentando, falando e reagindo, então não basta só ter conteúdo de qualidade, você também precisa oferecer o que as pessoas querem encontrar.

uma imagem sobre motor de busca

Baseado nesse comportamento dos usuários, estudos comprovam que os três primeiros resultados orgânicos conseguem angariar muito mais tráfego do que os restantes presentes na primeira página, ou seja, quando você atinge essas posições, você consegue aumentar o seu CTR (taxa de cliques), o que significa que muito mais gente está acessando o seu site.

Atinja os seus objetivos

É por isso que o marketing voltado para os motores de busca é fundamental para o sucesso do seu site, seja ele um e-commerce ou um blog. Para que você atinja seus objetivos, a sua página precisa ser vista e com um bom trabalho de SEO por trás dela, você vai conseguir atingir esses objetivos e com o tempo vai aparecer e permanecer entre esses primeiros resultados, mas não se esqueça que esse é um trabalho contínuo e que precisa ser muito bem feito para te gerar resultados.

 

Por que o marketing para motores de busca é importante?
Avalie agora