+55 21 3079-7050 [email protected]

As vezes precisamos reformular ou então entender como esta a arquitetura de navegação de nosso site e fazer isso pode ser tornar uma tarefa até divertida. Vou detalhar aqui um processo bem interessante de 4 passos para quem precisar de instruções e quiser melhorar a navegação dos seus usuários no seu portal.

Você vai precisar de:

  • Navegador
  • Uma planilha
  • Um post-it
  • Uma mesa grande ou então um espaço na parede
  • Canetas coloridas

Passo 1: Keyword Research

O primeiro lugar para começar a coletar os dados é o Google Keyword Tool. Coloque os dados em uma planilha e comece o trabalho de organizar. O importante aqui é encontrar tópicos relevantes para o seu site. Se você for um site que vende roupa , tópicos relacionados com as roupas que você vende podem ser interessantes. Você deve ser criativo e pode pensar em alternativas como estacoes que influenciam as vendas, por exemplo, roupas de verão. Cada tópico é representado com uma frase ou palavra que deve ser incluída na planilha.

Tente ainda não ser muito especifico agora. Mas fique atento as oportunidades de subtopicos. Voce pode ter Roupas de inverno como tópico principal e Roupas de inverno femininas como sub tópico.

Passo 2: Encontre os lideres nos resultados

Aqui você pode abusar de anotações já que o trabalho é mais manual e você precisa entrar em site por site que estejam bem colocados para as pesquisas que você esta focando. Use um post-it quando identificar os menus relevantes do seu site.

Cada site vai apresentar um estilo diferente de um menu de navegação e procure os que estejam claros e organizados. Os sites que estão nos topos dos resultados podem trazer ideias bem interessantes para serem agregadas no seu próprio.

Aqui esta um exemplo de um site e-commerce que possui diferentes produtos e o nosso próprio da Thunder Mustard – Agencia SEO.

Screen Shot 2016-07-15 at 7.54.00 PM

Screen Shot 2016-07-15 at 7.54.09 PM

O Primeiro precisa ser mais detalhado e por isso leva mais trabalho para organizar enquanto nosso site precisa ser mais especifico e possui uma navegação One-page com links para algumas outras páginas mais detalhadas.

Podemos dividir estes estilos diferentes pelo foco de cada site. O primeiro é um foco mais no cliente enquanto o segundo é um foco na empresa. Um site mais interativo enquanto o outro mais institucional e informativo.

Usar sua pesquisa de palavras-chave vai ajudar você a entender quais as melhores palavras que precisam ficar no topo da arquitetura e quais devem ficar como sub-grupos. Para as paginas secundarias, vamos ao passo 3.

Passo 3: Encontrar as paginas secundarias

Estas páginas vao ser as de segundo nível em diante da estrutura do site para a navegação. Normalmente uma categoria, como por exemplo no e-commerce faz parte do primeiro nível e serviços ou produtos mais específicos ficam como paginas secundarias.

Aqui é realmente onde você usa sua keyword research. Voce deve ter encontrando uma penca de palavras e frases mais especificas e o objetivo aqui é determinar se elas devem ou não ter suas próprias páginas. Lembre-se que o volume pode ajudar muito a tomar essa decisão já que normalmente quanto mais a expressão é procurada, mais trafego você poe gerar fazendo uma página só para ela. Seguindo o mesmo raciocínio, não faz sentido fazer uma página para uma palavra que tenha, por exemplo 10 pesquisas mensais em média.

Tudo não passa de um julgamento relativo e cada decisão deve ser tomada pensando tanto no SEO como também na experiência do usuário. Valeria a pena criar uma página especifica para New York City se você já tenha uma página otimizada para New York?

Passo 4: Teste na vida real

Você pode pensar ter a melhor navegação possível para seus visitantes, mas só vai saber realmente depois que as pessoas começarem a usarem seu site de verdade. Split testes são bem vindos, mas pela complexidade podem atrapalhar mais do que ajudar em certos casos.

Use o Analytics pois ele pode mostrar exatamente como os visitantes estão usando sua barra de navegação para encontrar o que eles estão procurando. Isso com certeza vai te ajudar também em entender em qual pagina ajuda mais no processo de conversão.

Se ninguém esta clicando em um link que você considera importante, você precisa reavaliar sua necessidade de estar presente na navegação criada.

Avalie!