fbpx
+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Todo profissional de SEO tem boas histórias pra contar quando o assunto é perfil de clientes porque nenhum cliente, seja ele um pequeno empreendedor ou uma grande empresa, é igual ao outro e nós precisamos nos reinventar todos os dias na nossa profissão para poder entregar o melhor serviço e os melhores resultados para todos os nossos clientes.

É verdade que os clientes têm as melhores intenções e só querem aprender como essa história toda de SEO funciona, e quais são as melhores abordagens para o negócio dele, mas mesmo assim, algumas coisas que eles podem dizer ou fazer acabam tornando o nosso trabalho um pouco mais desafiador.

Separamos nesse post alguns perfis clássicos de clientes para que você possa identificar quando estiver lidando com um assim, e para que o cliente que costuma ter esses comportamentos também possa entender que qualquer estratégia de SEO precisa de tempo para apresentar resultados e que tudo está sob controle quando se contrata uma boa agência para cuidar dessa área do seu negócio.

1. Obcecados pela 1º posição no Google

Como há muita informação vaga e desencontrada sobre SEO na internet, muitos clientes acabam achando que nada mais importa além de conseguir figurar entre as três primeiras posições nos resultados do Google.

É claro que essa classificação é importante, mas os objetivos principais das estratégias de SEO vão muito além disso. Uma boa estratégia de SEO tem como foco aumentar a visibilidade da marca, construir uma boa reputação da empresa no mercado e impulsionar o crescimento do número de visitantes de qualidade que acessam o site, e estar na primeira posição no Google não é a única forma de alcançar esse objetivo.

Além disso, dependendo do tipo do negócio do cliente, essa estratégia de chegar na primeira posição pode nem ser a mais interessante, então é preciso ouvir os profissionais que estão cuidando do marketing digital da sua empresa para saber o que realmente vai funcionar pra você em termo de conversões e, é claro, de lucro.

2. Que acreditam que SEO substitui os anúncios e que não precisam investir nessa estratégia

 

Anúncios eficazes são um investimento que muitas empresas hesitam em fazer – especialmente se estiverem trabalhando com um orçamento de marketing limitado – e por isso elas recorrem ao SEO na esperança de gerar o mesmo tipo de tráfego rápido e super segmentado que o anúncio é capaz de gerar.

Porém, infelizmente, essa expectativa quase sempre não é correspondida porque são estratégias de marketing diferentes, que funcionam de forma diferente, e é difícil para alguns clientes entenderem isso.

Enquanto os anúncios são mais imediatos e certeiros, o SEO trabalha pra construir uma reputação a longo prazo, então não tem como uma estratégia substituir a outra.

O que pode ser feito, e inclusive recomendamos, é trabalhar essas duas estratégias de maneira conjunta porque os anúncios vão trazer um resultado mais rápido enquanto o SEO trabalha pra consolidar a sua empresa a longo prazo.

Porém, se o orçamento destinado ao marketing digital da sua empresa não conseguir abarcar as duas estratégias, será preciso avaliar o seu negócio para ver qual delas vai ser capaz de trazer mais retorno pra você.

3. Que priorizam a quantidade apenas

Há poucas coisas na vida em que a quantidade é melhor do que a qualidade, e o tráfego de uma estratégia de SEO bem construída não é uma dessas coisas. É muito comum um cliente prestar atenção apenas no aumento dos número e não na qualidade daquele tráfego gerado.

Se o objetivo é conversão, não adianta nada ter um grande número de visitantes no seu site que não compra os seus produtos. É muito mais interessante, do ponto de vista de resultado em cima do investimento feito, ter um tráfego qualificado porque são essas pessoas estão interessadas no que você tem a oferecer e podem se tornar clientes com mais facilidade.

Esse tipo de situação acontece porque grande parte dos clientes querem ver resultados imediatos para medir o benefício de pagar por serviços de SEO, e monitorar números é uma forma tangível de fazer isso.

Por essa razão, é extremamente importante reforçar o que significa SEO a longo prazo para que este cliente consiga entender que dedicar energia para gerar leads de qualidade é mais importante para o ROI, mesmo que os números gerais de tráfego não sejam o que eles esperavam ver.

Independentemente se a estratégia é de ecommerce seoou se é para um site institucional, é fundamental ressaltar esses pontos com os clientes para que eles consigam ter uma maior compreensão do que realmente é o SEO e possam confiar no nosso trabalho!

uma imagem sobre ecommerce seo
Os perfis de clientes que deixam qualquer agência de marketing digital louca
Avalie agora