+55 21 3079-7050 contato@thundermustard.com

A internet mobile tem deixado a vida das pessoas ainda mais fácil permitindo o acesso a informação de qualquer lugar. Em 2015, 52,7% dos usuários de telefone acessaram a internet de seus celulares e a previsão, segunda a Statista é que esse numero aumente para 61.2% até 2018. Existem muitos números que mostram a importância disto e por isso todo profissional do Marketing deve se adaptar as mudanças que essas tendências devem geral. Isso significa que você vai precisar adaptar seu site e sua estratégia para se acomodar ao comportamento do usuário de internet mobile.

Agora a questão principal é como fazer isso? Para iniciantes sua marca deve ser descoberta por esses usuários e seu site deve fornecer exatamente o que eles precisam. É ai que entra o SEO e quando feitas de maneira efetiva para mobile, suas táticas podem garantir uma vantagem em relação a seus principais competidores e ainda melhorar seu ranking nas pesquisas. Mas o mobile SEO vem com uma serie de desafios que até o mais experiente no assunto pode se complicar. Veja aqui as principais que separei e também soluções possíveis para esses problemas.

1 – Otimizar para pesquisas locais

As pessoas que pesquisam do celular fazem sua procura em algum lugar e muitas vezes estão procurando por negócios que podem atender eles perto. E esse tipo de consumidor é perfeito pois ele esta pronto para agir e comprar.

Otimizar para o SEO local é crucial no marketing mas é uma tarefa bem difícil. A principal dificuldade aqui é conseguir encaixar o SEO do seu site, desenvolvido para desktop, na versão mobile.

A solução para otimizar para as pesquisas locais mobile é entender quais fatores que o Google leva em consideração para o ranking de negócios locais. Existem 3 aspectos importantes que afetam o SEO local, que são:

  • Relevância – O Google precisa entender que seu negócio é relevante para o que esta sendo procurado. Por isso forneça sempre a informação completa e detalhada sobre seu negocio.
  • Distancia – O quão distante é a sua localização em relação ao usuário que esta pesquisando? Se o usuário não especificar a localização, o Google vai levar em consideração qualquer coisa que ele saiba sobre a região.
  • Proeminência – Seu negocio é popular? Se seu negocio é um conhecido escritório, Google vai levar isso em consideração. Por isso é importante preencher os dados do Google My Business com as informações mais especificas possíveis. E por fim, fazer uma estratégia de conseguir se listado na maior parte dos diretórios como telelistas e etc. E nunca ignore os reviews dos seus usuários.

2 – Tempo de carregamento

Quando seu site é muito lento ele afeta o ranking em geral. De acordo com a Qubit, vendedores perdem cerca de 2.59 bilhões em vendas todo o ano devido a velocidade baixa do site. Verifique tanto testes de carregamento de sites em diferentes locais e também veja como esta seu bounce rate, pois são essas estatísticas que podem fazer a diferença para o posicionamento do seu site.

A solução é encontrar o que esta deixando o seu site tão lento e diminuir o tamanho dos arquivos ou então otimizar uma estratégia de uso de cache também pode ser muito eficiente.

Vale a pena lembrar que se você faz o teste da velocidade do seu site de um computador desktop você provavelmente não vai notar tanta diferença pois sua internet é rápida, mas lembre-se que os usuários online muitas vezes ainda usam a velocidade 3G (ou mais lento) e podem ser impacientes com esse quesito!

Se sua velocidade for menos que 3 segundos então você deve ter um site bem otimizado. Veja outros artigos nossos dando dicas de como solucionar o problema de carregamento lento do seu site.

3 – Confiança e acurácia

Os maiores erros do mobile SEO, segundo o próprio Google, é fazer redirecionamentos impróprios e também apresentar erros no celular. Você precisa oferecer algo prático e uma solução conveniente para seu usuário. Então, quando um usuário acessa seu site e encontra uma página que não tem intenção de entrar, como o carregamento de um vídeo ou então diversos anúncios aparecendo, isso pode prejudicar demais a experiência do usuário. E consequentemente você pode ter um resultado negativo em seus rankings.

Imagine como pode ser inconveniente e se coloque no lugar do usuário sempre e faça um teste do seu site em diversos celulares e em diferentes navegadores e você vai ver como seu site esta aparecendo de verdade e como é a experiência das pessoas que estão acessando seu site por celular.

Se você estiver sem tempo, eu vou passar uma ferramenta para facilitar seu trabalho, não se preocupe. Use o Mobile Redirect Viewer para ver se existes redirecionamentos não importantes e o GoogleBot-mobile usar-agents para encontrar erros de aparência do site em celulares.

Conclusão

É extremamente importante lembrar que otimizar seu site para celular significa adaptar seu site tanto para motores de busca como também para usuários. Ao invés de priorizar um ou outro, o melhor é criar tanto um site mobile que forneça uma boa experiência para os visitantes reais como também para os robôs dos motores de busca. Se você estiver enfrentando outro problema com a otimização mobile deixa nos comentários abaixo!

Agencia SEO

Avalie!