+55 21 3079-7050 [email protected]

O impacto real do novo layout da pesquisa paga do Google em busca orgânica e como isso interfere no SEO

Nós ouvimos muito sobre como as mudanças do Google para a sua exibição de anúncios pagos podem impactar os anunciantes, mas que sobre aqueles focados em busca orgânica? Hoje vamos discutir o impacto sobre o SEO.

Ao longo dos anos, as SERPs mudaram muito. Características como notícias, imagens, vídeos e o Knowledge Graph têm impactado diretamente na exibição, classificação e ordem de SERPs, impactando dramaticamente as classificações orgânicas.

Recentemente, o Google decidiu que os anúncios de pesquisa paga não aparecerão mais no lado da direita da pesquisa de usuários de desktop em todo o mundo, e até quatro resultados de busca pagos agora aparecem no topo da página (um máximo de três anteriormente) .

Anúncios de pesquisa paga que estejam abaixo do quarto lugar aparecem na parte inferior da página, que tem visibilidade limitada para usuários finais, com um total de sete anúncios por página no máximo.

Esta é uma grande mudança, mas como ele realmente impacta a busca orgânica?

A resposta é um número de maneiras diferentes, o que eu vou explorar em breve. Mas antes de eu fazer isso, vamos examinar por que o Google está fazendo isso…

Como muitas empresas, o Google tem visto o tráfego móvel crescer a um ritmo acelerado nos últimos dois anos. Este novo layout faz com que a experiência de desktop fique muito semelhante ao SERP móvel atual. Ele permitirá que o Google para forneça resultados mais relevantes para os usuários finais e também proporciona um melhor desempenho para os anunciantes.

consultoria-seo

A chave aqui é o fato de que o Google é muito bom em compreender a intenção. Google pode distinguir uma consulta transacional a partir de uma consulta informativa. Então, se eu fiz uma pesquisa para comprar uma câmera e tem uma listagem orgânica primeiro a baixar o manual, eu iria ver que a experiência do usuário tão ruim.

Alternativamente, se eu recebi um monte de anúncios pagos que vendem câmeras e nem sequer ver quaisquer listagens orgânicas, que seria uma melhor experiência do usuário. Se quatro anúncios pagos adequar a intenção, mesmo que empurrar tudo para baixo abaixo da dobra, ainda é uma boa experiência.

Qual o impacto na busca orgânica (SEO)?

Agora que anúncios pagos de busca estão ocupando mais posições orgânicas, as taxas de click-through para as buscas orgânicas – especialmente nas duas ou três primeiras posições – provavelmente diminuirá porque os resultados orgânicos foram empurrados mais para baixo da página. De fato, no celular, já estávamos vendo SERPs onde há listagens orgânicas apareceram acima da dobra.

Uma vez que os resultados orgânicos de busca vai ser relegado para mais abaixo na lista, isso fará com que mais anunciantes para ganhar mais visibilidade a partir dos melhores anúncios pagos de busca, mas tem um custo elevado.

Se marcas realmente quiser tirar o máximo proveito da pesquisa, eles precisam criar uma estratégia de busca orgânica e paga integrada com foco no topo do ranking andpaid anúncios para manter a visibilidade e estar na frente do seu público-alvo.

Esta mudança também vai fazer a busca local mais importante se você tem um negócio do tijolo e argamassa, porque os usuários finais verão anúncios pagos, em seguida, o pacote local, antes mesmo de chegar a resultados orgânicos. Isso faz com que aparecem nesse pacote locais mais crítica do que nunca.

Esta última mudança SERP vai impactar o conteúdo que as marcas produzem em todos os estágios da jornada comprador também. comportamento do consumidor moderno tem sido caracterizada pelo Google como uma série de momentos baseadas em intenção ( “micro-moments”) habilitado pelo alto uso do celular, o que pode ser descrito como “Eu quero saber, eu quero ir, eu quero fazer e eu quero comprar. ”

Este é o lugar onde o consumidor entra no caminho fragmentada de compra; o “funil” que os comerciantes referem frequentemente não existe. O caminho de compra não é linear.

Portanto, você deve ter conteúdo para atingir o usuário em diferentes estágios da jornada do usuário para transformar essas pessoas em clientes. Isso significa diferenciar suas páginas de destino pagos e orgânicos e criação de conteúdo que se adapte cada um.

Em resumo, vai ser mais importante para classificar nas duas primeiras posições orgânicos para capturar o máximo de cliques e visibilidade de busca orgânica.

Uma vez que os resultados orgânicos estão sendo empurrados mais para baixo a página agora, tanto o pago e o SEO devem trabalhar juntos para fazer 1 + 1 = 3. Não tenha medo de competir com você mesmo e mostrar o valor global de integração!

Conclusão

O SERPs continuaram a evoluir à medida que o Google procura maneiras novas e inovadoras para tornar a experiência de desktop semelhante ao SERP móvel atual e fornecer os resultados mais relevantes para os usuários finais. Ganhando dinheiro com isso, de toda forma.. Tire proveito disso e saiba mais sobre como uma consultoria SEO pode te ajudar!

Agências e marcas devem adaptar-se à paisagem dinâmica das SERPs e montar estratégias e táticas usando tanto busca paga e orgânica em conjunto para maximizar o ROI resultados concretos, capturar mais conversões e fornecer aos usuários finais um conteúdo relevante em seu momento de necessidade (quando as pesquisas acontecem).

Além disso, talvez esta seja uma boa maneira de “treinar” os usuários finais a aceitar resultados pagos somente às vezes em telefones móveis, especialmente por causa do limitado espaço em dispositivos móveis…

Avalie!